Dia da Pátria | Grito dos Excluídos

Última atualização: 08/09/2021 | 11:43:25

Por Jéssica Dourado – Equipe Jornalismo PASCOM

Hoje celebramos o Dia da Pátria e o Grito dos Excluídos. O primeiro por conta do feriado de 7 de setembro, dia da independência do Brasil.

Já o Grito dos Excluídos pode ser caracterizado como um conjunto de manifestações populares que acontecem em solo nacional desde o ano de 1995, ao longo da Semana da Pátria.

As origens dessas manifestações remetem à Segunda Semana Social Brasileira, promovida pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada nos anos de 1993 e 1994.

Vale destacar que mesmo sendo uma iniciativa ligada à CNBB, desde o seu princípio diversos organismos participam do movimento:

• Igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs
  • Movimentos sociais
  • Organizações e entidades envolvidas com a justiça social.

As manifestações desse dia são as mais diversas, incluindo: atos públicos, celebrações, seminários, caminhadas, romarias, teatro, música, dança e feiras de economia solidária.