"Bom dia. Que possamos buscar ser melhores, cultivando um olhar mais gentil e compassivo para com nossos irmãos próximos e aqueles que compartilham nossos lares. Que a vontade de Deus nos guie na jornada de compreender e amar o próximo." -

Dia da Bem Aventurada Virgem Maria Mãe da Igreja

Última atualização: 25/05/2021 | 16:53:33

Por Bruna Pompeu - Equipe Jornalismo PASCOM

Hoje, a Igreja celebra a Memória da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja. A festa foi instituída pelo Papa Francisco em março de 2018, por meio do decreto “Ecclesiæ Mater”, e desde então, a segunda-feira após a solenidade de Pentecostes é dedicada a Maria Santíssima.

De acordo com o decreto, uma das intenções da celebração é contribuir para o crescimento do sentido materno da Igreja entre os fiéis:

“O desejo é que esta celebração, agora para toda a Igreja, recorde a todos os discípulos de Cristo que, se queremos crescer e enchermo-nos do amor de Deus, é preciso enraizar a nossa vida sobre três realidades: na Cruz, na Hóstia e na Virgem – Crux, Hostia et Virgo. Estes são os três mistérios que Deus deu ao mundo para estruturar, fecundar, santificar a nossa vida interior e para nos conduzir a Jesus Cristo. São três mistérios a contemplar no silêncio.” - Cardeal Sarah.

O Evangelho de hoje nos mostra que junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleófas e Maria Madalena. Quando Jesus os viu disse a sua mãe: “Eis aí teu filho” e ao discípulo: “Eis aí a tua mãe” - João 19, 25-27.

Tendo este evangelho como base, o decreto nos mostra que a Virgem Maria: “Aceitou o testamento do amor do seu Filho e acolheu todos os homens, personificado no discípulo amado, como filhos a regenerar à vida divina, tornando-se a amorosa Mãe da Igreja, que Cristo gerou na cruz, dando o Espírito”.

Que Maria, Mãe da Igreja, continue a interceder por nós e nos ajude a permanecer firmes na evangelização. E por fim, rezemos:

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte.

Amém.”