Cátedra de São Pedro

Última atualização: 23/02/2022 | 13:14:56

Por Andréia Alexandre – Equipe Jornalismo PASCOM

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela” (Mt 16,18).

Os apóstolos são as pedras fundamentais da fundação da Igreja, e o chefe dos apóstolos é Simão Pedro; no colégio dos 12, ele ocupa o primeiro lugar. Quer dizer, existe também uma autoridade humana: Pedro é a pedra sobre a qual é edificada a Igreja, porém é Cristo a Pedra viva da Igreja. Ele é a Cabeça, Ele é quem garante a sua Igreja construída sobre Pedro.

O então Cardeal Joseph Ratzinger nos deixou, certa vez, uma rica mensagem sobre este tema, nas Considerações da Congregação para a Doutrina da Fé, em relação com as atas do simpósio sobre, “O Primado do sucessor de Pedro no mistério da Igreja”:

“A comunidade eclesial tem recebido, conservado e transmitido as palavras de Cristo relativas a Pedro, e seu papel no grupo dos 12 apóstolos.  Portanto, já nas primeiras comunidades cristãs, como mais tarde em toda a Igreja, a imagem de Pedro permaneceu fixada como aquela do Apóstolo que, apesar de sua debilidade humana, foi constituído expressamente por Cristo, no primeiro lugar entre os 12 e chamado a desenvolver na Igreja, uma própria e específica função”.

Vemos no Catecismo da Igreja Católica, nos numerais 552, 881 e 882: “Em virtude de seu múnus de Vigário de Cristo e de Pastor de toda a Igreja, possui na Igreja poder pleno, supremo e universal (...) Porém, o múnus de ligar e desligar, que foi dado a Pedro, consta que também foi dado ao colégio dos Apóstolos, unido a seu chefe”.

O Primado e a colegialidade não se opõem, se complementam. Assim, a missão nuclear de conservar a fé, e de evangelizar, convida e alcança o resto da Igreja, os demais fiéis, que com sua oração e cooperação estão chamados a desempenhar a missão que a Igreja recebeu de Deus.

A cadeira de um bispo ou outra autoridade religiosa, especialmente se dentro de uma catedral, é chamada de “cátedra”, em latim, cathedra. A Cátedra de Pedro (cathedra petri), como uma relíquia católica, é conservada na Basílica de São Pedro em Roma

Atualmente, o sucessor de Pedro é o Papa Francisco. A Festa da Cátedra de São Pedro Apóstolo é celebrada desde o século IV em 22 de fevereiro, como sinal da unidade da Igreja, fundada sobre este apóstolo.