Campanha da Fraternidade 2022

Por Mauren Miranda - Equipe Jornalismo PASCOM

“FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO” ESTE É O TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DESTE ANO

“Fala com Sabedoria, ensina com Amor”, é o lema

A cada ano a Campanha da Fraternidade traz um tema a ser abordado, e o deste ano, pela terceira vez, a CNBB enfatiza em “Educação”. A Paróquia Coração de Jesus (Bosque dos Eucalíptos), acolheu a abertura com a presença de representantes de pastorais, leigos de diversas paróquias e padre, tendo como referência o Texto-Base da Campanha da Fraternidade, documento desenvolvido pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Diálogo, realidade educativa do país, condições humanas, impactos ambientais, família, comunicação, ensino religioso e a fé cristã foram alguns dos temas discutidos. A intenção é que os participantes dividam as informações adquiridas com o maior número de pessoas, dentro e fora da igreja. “O Objetivo é despertar a solidariedade de todos”, afirma a Coordenadora Diocesana da Campanha da Fraternidade, Terezinha Teles.

Também coordenador da CF, José Carlos Israel reforça a importância da atenção ao abandono dos mais carentes, como moradores de rua, e a própria falta de carinho, que muitas vezes é iniciada dentro das famílias. “O exemplo a ser seguido é unicamente o de Cristo”.

Ponto alto do encontro foi o estudo da imagem escolhida para ilustrar a campanha, baseado no Evangelho de São João. Terezinha reforça que o exemplo maior de humildade é visto em Jesus quando se inclina em direção a uma mulher, que até então seria apedrejada. “Assim como Jesus, é preciso nos inclinarmos para todos os que precisam da nossa ajuda, sem haver o julgamento”, explica a coordenadora.

Padre Fábio Ferreira Costa, da Paróquia São Benedito, do Alto da Ponte, também esteve presente e assegura: “Devemos olhar Jesus como O educador por excelência”, e faz a analogia entre o tema deste ano com o Evangelho de São João, 8 1-11, “esse Evangelho é a base de toda a leitura e entendimento da Campanha da Fraternidade e do próprio Texto-Base”, concluindo que “Jesus sempre olha o valor humano, sem julgamentos”.

• O Objetivo Geral do Texto-Base é:

“Promover diálogo a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”