"Bom dia. Que neste novo dia possamos nos abandonar à vontade de Deus, confiantes de que Ele sabe o que é melhor para nós. Que possamos entregar a Ele nossas preocupações e medos, sabendo que Ele cuida de nós com amor infinito e providência divina. Que você tenha um dia santo!" -

Beato Tiago Alberione

Última atualização: 30/11/2021 | 00:54:24

Quando perguntado o que queria ser quando crescer, Tiago Alberione sempre falava: “quero ser padre”. Sua vocação, que também era uma paixão, te acompanhou durante a vida toda, o que se transformou num legado incontável para a Igreja.

Tiago Alberione nasceu em San Lorenzo di Fossano, na Itália, no dia 4 de abril de 1884. Entre 1896 e 1897, estudou no seminário menor de Brá, diocese de Turim, realizou seus primeiros estudos para se tornar padre. No seminário, cultivou a devoção, eucarística e mariana. Sua formação acadêmica ainda inclui faculdade em teologia e filosofia.

Um dos dias mais marcantes de sua vida, como ele mesmo conta, foi aos 16 anos, em 1900, depois de permanecer por quatro horas em oração diante do Santíssimo Sacramento: “Sentiu-se profundamente obrigado a preparar-se para fazer alguma coisa pelo Senhor e pelas pessoas do novo século”.

Tomou então a decisão de servir a Igreja com os novos meios de comunicação social, o que inclui livros, jornal, revista, TV e rádio. O Beato Tiago Alberione fundou a editora Família Paulina, que hoje está presente em mais de 30 países, evangelizando através da comunicação.

Por meio da editora, criou diversas revistas, jornais e conteúdos para a mídia, o que contribuiu para o alcance mundial do catolicismo.

O reconhecimento foi tamanho que, em 28 de junho de 1969, o Beato Tiago Alberione foi recebido pelo Papa Paulo VI que lhe manifestou uma grande admiração.

O Beato Tiago Alberione faleceu em 26 de novembro de 1971 e foi beatificado pelo Papa João Paulo II a 27 de abril de 2003.

Hoje, dia 26 de novembro, celebramos seu dia.