"Bom dia. Hoje, ao despertar para um novo dia, reflita sobre o imenso amor de Deus por você. Ele enviou seu Filho, Jesus Cristo, para nos resgatar e nos reconciliar com Ele. Que possamos nos encher desse amor divino e cuidar da nossa relação com Deus. Que Deus abençoe você neste dia." -

Anunciação do Senhor

Última atualização: 25/03/2022 | 20:56:51

Por Bruna Pompeu – Equipe Jornalismo PASCOM

“Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo”… (Lc 1,31)

Hoje, dia 25 de março, a Igreja celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor. Foi neste dia que o Anjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que o Verbo de Deus Encarnado viria ao mundo para nos salvar e com a saudação anunciou que Maria foi a escolhida para dar à luz ao Filho de Deus.

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo: ‘O Espírito Santo descerá sobre ti’. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’” (cf. Lc 1,26-38).

Para os Católicos a vida começa desde a concepção, a vida humana de Jesus começa hoje, por isso a data tem grande importância no calendário litúrgico, a eternidade de Deus entra no tempo dos homens. Em meio o período quaresmal o roxo dá lugar ao branco para que a Igreja festeja com alegria a Vida do Próprio Deus que se formará por nove meses no ventre da Virgem Maria.

Apoiada em sua fé, Maria, sem saber dos desafios que enfrentaria, aceita fazer a vontade de Deus. Como serva, abre mão de seus direitos e se entrega numa atitude de total disponibilidade a Deus.

São João Paulo II diz que, no momento da Anunciação, Maria responde com seu Fiat - expressão latina que significa “faça-se”- é uma das facetas mais profundas de Maria. Por se deixar moldar pela vontade de Deus em sua vida, sua resposta se transforma num sim, que se estende por todas as gerações e chega hoje até nós como força inspiradora de uma profunda liberdade em Deus. E o Papa conclui, “Portanto, é verdadeiramente a Mãe de Deus, uma vez que a maternidade diz respeito à pessoa inteira, e não apenas ao corpo, nem tampouco apenas à ‘natureza’ humana. Deste modo o nome ‘Theotókos’ — Mãe de Deus — tornou-se o nome próprio da união com Deus, concedido à Virgem Maria.”

Rezemos com toda a Igreja:

“Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.