"Bom dia. Que possamos buscar ser melhores, cultivando um olhar mais gentil e compassivo para com nossos irmãos próximos e aqueles que compartilham nossos lares. Que a vontade de Deus nos guie na jornada de compreender e amar o próximo." -

#PESSemFome continua arrecadando e ajudando quem precisa

Última atualização: 01/06/2021 | 22:41:01

Por Jéssica Dourado – Equipe Jornalismo PASCOM

No início da pandemia, percebendo os impactos financeiros que a quarentena ia causar em famílias carentes, a Paróquia Espírito Santo iniciou a campanha #PESSemFome: Paróquia Espírito Santo Sem Fome.

Primeiros passos

Logo que a campanha foi lançada nas missas, na web rádio da paróquia e nas redes sociais da igreja, os paroquianos imediatamente aderiram e se colocaram à disposição. Por conta do isolamento social, o início das coletas eram no seguinte esquema: as pessoas deixavam as doações na portaria do estacionamentos. As doações são:

• Alimentos
  • Produtos de limpeza
  • Produtos de higiene pessoal

O objetivo inicial da #PESSemFome era atender às famílias da paróquia, da comunidade. No entanto, a mobilização foi tanta que a campanha precisou ser expandida. Com pouco tempo de existência a coleta solidária já atende toda a cidade de São José dos Campos.

“As doações dos paroquianos vieram abundantemente e mais voluntários chegaram. Era uma turma que ficava todos os dias na portaria recebendo os alimentos. Outra que higienizava e guardava adequadamente as doações. Outra que montava as cestas e os kits de limpeza e higiene. E ainda outra que fazia a triagem das famílias, e mais uma equipe que levava os alimentos nas casas das pessoas” conta o Pároco Padre Rogerio Felix.

Como a coleta é feita hoje

Com a rápida crescente da campanha #PESSemFome, foi preciso adequar a forma de fazer a coleta para que todos que quisessem ajudar pudessem, de fato, fazer sua doação. Por isso, no segundo domingo de cada mês vários motoclubes da região passam pelas ruas da paróquia para recolher as doações de casa em casa.

A campanha está dando tão certo e cresceu tanto que os produtos de doação até se diversificaram. “Já recebemos e distribuímos milhares de fraldas, mais de três toneladas de roupas e cobertores, muitos remédios, botijões de gás (...) ganhamos e já emprestamos cadeiras de rodas, de banho, muletas, cama de hospital e colchões” explica o pároco da Paróquia Espírito Santo. Ele ainda completa explicando que “recebemos tudo de quem pode doar e entregamos para quem precisa receber”.

Números da campanha #PESSemFome

A campanha teve seu início na pandemia, ou seja, em março de 2020. Já em setembro do mesmo ano a marca de 100 toneladas de alimentos arrecadados foi atingida. Essas 100 toneladas representam também 5 mil cestas entregues. E isso foi só em setembro!

Na coleta especial de natal foram 544 cestas básicas entregues, o que equivale a 13,6 toneladas de alimentos. E até quando essa reportagem foi escrita (maio de 2021) a campanha atingiu a marca de:

• 8.447 cestas básicas entregues (desde o começo da campanha)
  • 171.66 toneladas de alimentos arrecadados e distribuídos (desde o começo da campanha)

É muita solidariedade e alegria para a comunidade da Paróquia Espírito Santo!

A campanha continua

Assim como a pandemia, a campanha #PESSemFome ainda não acabou! As coletas continuam sendo realizadas no segundo domingo de cada mês. Para doar basta ficar de olho nas redes sociais da paróquia para saber o dia e horário da coleta.

Caso sua família esteja precisando das doações, ou você conhece alguém que necessita, para receber as cestas basta comparecer na Paróquia Espírito Santo com os documentos pessoais às segundas, quartas ou sextas-feiras, no período das 14h às 17h, para fazer a solicitação dessa ajuda.

“Obrigado a todos que nos ajudam, doadores e voluntários. Peço que continuem partilhando o que são e o que têm. Não economizem em bondade e generosidade. Ajudando os outros a serem felizes, seremos também. Pense nisso. Abraço e benção para todos” mensagem do Padre Rogerio Felix para uma matéria no portal da Diocese de São José dos Campos.