Carregando...

"Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos. João 14,23 Tenha uma semana para reconhecer a Bíblia como palavra viva de Deus!" -

O que são células?

As células são pequenos grupos, formados por 12 pessoas, em média, que se reúnem semanalmente nas casas para partilha, estudo da Palavra de Deus e vivência comunitária. A Paróquia Espírito Santo é pioneira no Brasil no sistema de evangelização em células.


A vida em célula remete à experiência dos primeiros cristãos, que se encontravam nas casas para promover um encontro entre irmãos propiciando um ambiente sagrado para anunciar a Boa Nova e se edificar mutuamente na fé em Cristo Jesus, como podemos ver em Atos dos Apóstolos 2, 42-47.


O pioneirismo da Paróquia Espírito Santo nasceu do sim do padre Luís Fernando Soares em 2004. Ele buscou uma forma de implementar o projeto celular do qual já havia tido notícias em paróquias fora do país, especialmente das experiências vividas pelo padre Pigi Perini (Piergiorgio Perini) na Itália.


Após o Sistema Paroquial de Células ter se tornado uma realidade, a Paróquia Espírito Santo adotou a seguinte visão: “Em cada casa, uma célula que cresce e se multiplica, cada membro um discípulo missionário de Jesus Cristo.”




E para cumprir essa visão, as células:


São formadas com um limite máximo de 12 pessoas, que se encontram semanalmente na casa do “membro anfitrião” para orar, buscar a edificação na Palavra de Deus e partilhar a experiência de vida;

Os “líderes” são responsáveis, não apenas de promover o encontro, mas sim por edificar seus membros fazendo a célula crescer em sabedoria, tamanho e graça - à imagem de Jesus Cristo (Lc 2, 52);

À medida que busca edificar todos os membros, o “líder de célula” também se dedica a promover o discipulado do “membro auxiliar”, preparando-o para gerar o nascimento de um novo “líder”;

Quando a célula está “madura”, ou seja, quando o pequeno grupo de pessoas já possui aderência ao Evangelho de Cristo e já está preparada para acolher outras pessoas que querem viver a VIDA NOVA, o “membro líder” toma a decisão de multiplicar a sua célula;

A “multiplicação da célula” dará origem a uma nova célula e a um novo líder e, o mais importante, renovará a missão de todos nós em dar continuidade à edificação já recebida e avançar na missão evangelizadora da igreja!




O Sistema Paroquial de Células busca:

GANHAR pessoas para Jesus

CONSOLIDÁ-LAS na fé

TORNÁ-LAS discípulas (treinar)

ENVIÁ-LAS a evangelizar




Reconhecimento Pontifício

Em 2009, as células paroquiais foram reconhecidas pelo Vaticano. Em 2015, padre Pigi Perini (Piergiorgio Perini) recebe a aprovação definitiva. No mesmo ano, o papa Francisco recebe representantes de células do mundo inteiro, incluindo o padre Luis Fernando. Clique aqui para baixar o Estatuto SPCE 2015, elaborado pelo Organismo Internacional de Serviço das Células Paroquiais de Evangelização.




Reunião Celular

Uma reunião celular adequada deve sempre passar pelos 5 Es. São eles:

1) ENCONTRO

Objetivo: Acolhida (quebra-gelo). Comunhão. Integrar as pessoas, fazendo com que elas estejam à vontade na reunião não se sentindo ameaçadas.

Atividades: Perguntas, dinâmicas, pequeno lanche etc.

Duração: 10 a 15 minutos

2) EXALTAÇÃO

Objetivo: Louvor e adoração. Focalizar nossa atenção na presença de Deus entre nós.

Atividades: Cânticos, salmos, louvor espontâneo e silêncio.

Duração: 15 minutos

3) EDIFICAÇÃO

Objetivo: Ensino. Ouvir a Deus na Palavra e ministrar conforme as necessidades das pessoas, ajudando-as na prática da vivência cristã.

Atividades: Ministração do estudo divulgado semanalmente pelo Sistema Paroquial de Células, com o apoio de perguntas, respostas e partilhas.

Duração: 40 minutos

4) EVANGELISMO

Objetivo: Encorajar todos os membros da célula para a missão evangelizadora e alcançar os afastados da igreja.

Atividades: Planejamento de estratégias de evangelismo, motivação por parte do líder para evangelizar, apresentação dos nomes dos que serão e estão sendo evangelizados para a oração.

Duração: 15 minutos

5) ENTREGA

Objetivo: Oração. Serviço. Pedidos ao Senhor através de súplicas e intercessão pelas necessidades da Obra de Deus e pelas necessidades pessoais. Aqui também se faz a partilha de bens materiais, quando for necessário.

Atividades: Oração uns pelos outros, intercessão pelos que estão sendo evangelizados, compromisso com a oração pelas pessoas durante a semana, partilha material.

Duração: 15 minutos




As 7 finalidades da célula

O propósito básico de uma célula é evangelizar e crescer para multiplicar-se e formar discípulos de Cristo. Isto será alcançado pela realização de sete finalidades:

1) Crescer na intimidade com o Senhor

2) Crescer no amor recíproco

3) Compartilhar Jesus com os outros

4) Realizar um ministério no corpo místico da Igreja

5) Dar e receber apoio

6) Treinar novos líderes

7) Aprofundar a própria identidade de fé




Fundamentos Bíblicos das Células

O princípio de Jetro (administrar e comunicar-se melhor): Êx 18,13-25

Ministério de Jesus em pequeno grupo de discípulos (comunidade / pessoalidade): Mt 13,36

Evangelização nas casas: Mt 8,14; Mc 2,3; Mc 5,38-42; Lc 7,36; Lc 10,38-42; Lc 19,10

Reuniões cristãs nos lares: At 2,42-47; At 12-17; At 20,7-12.20; Rm 16,3-5; I Cor 16,3-5; Cl 4,15; Fm 2


Calendário

  • 28
    09

    15:00 até 15:30
    (VIRTUAL) Terço da Misericórdia
    Ver detalhes
  • 28
    09

    18:00 até 18:30
    (VIRTUAL) Terço Mariano
    Ver detalhes
  • 28
    09

    20:00 até 21:00
    (VIRTUAL) Grupo de Oração Restauração
    Ver detalhes
Ver Mais

Colaboradores da evangelização pela comunicação