Mensagem do Dia - 15/07/2019

Jesus não tira a tempestade da nossa vida, mas acalma o nosso coração para lidarmos com ela. Precisamos ter uma fé robusta, que nos coloque de pé, de uma fé de confiança que nos dê paz e serenidade. Tenha uma semana para buscar a Cristo!

Artigo: "O coração da fé cristã"

ipes 770 site

“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, disse Jesus. Aqui está a ‘chave’ do cristianismo, o coração da fé cristã! Seremos fiéis a Jesus e ao seu evangelho se ‘permanecermos no seu amor´. Seremos reconhecidos como discípulos d´Ele se nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou e ama. Conscientes disso, como paroquianos do Espírito Santo, precisamos pedir o dom do amor. Aliás, a Palavra nos diz que o “amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. São Paulo, na sua carta aos Coríntios, diz: “Ainda que eu falasse línguas [...], ainda que tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda ciência, ainda que eu tivesse toda fé, a ponto de transportar montanhas [...], ainda que distribuísse meus bens aos famintos, que entregasse meu corpo às chamas [...], se eu não tiver amor, isso nada me adiantaria. Disse também Jesus: “Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: “Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos e em teu nome que expulsamos demônios e em teu nome que fizemos muitos milagres? Então eu lhes declararei: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. Está claro para você que o nosso amor pelas pessoas é que decidirá a nossa Salvação? Está claro para você que o amor é o maior dom que existe? Está claro para você que os dons que você diz ter devem te levar a amar as pessoas? Se assim não acontecer, esses "dons” não vem de Deus. Diz São Paulo: “O amor é paciente, é prestativo, não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho.Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará. Todos os outros dons desaparecerão”.
É preciso, como nunca antes, amar, cuidar, dar atenção, escutar, ser paciente, ser misericordioso, perdoar, fazer silêncio diante da provocação. Colocar-se no lugar do outro que sofre e dar a ele o tratamento que desejaríamos que fosse dado a nós se estivéssemos no lugar dele. É preciso aproximar-se das pessoas. Talvez pensar: “a ideia dessa pessoa é melhor que a minha”. Vou simplesmente ouvir e, mesmo que discorde de tudo ou de parte do que ela disse, farei de tudo para ser simpático com ela e despertar nela o desejo de conversar sempre comigo.

É preciso demonstrar mais carinho, mais capacidade de escutar, mais ternura, na sua casa, na comunidade e em todos os lugares. Coloque na sua cabeça que o amor é tudo. Desista de ter razão, ame, seja feliz. Faça com que as pessoas se surpreendam com você pelo seu jeito paciente de tratá-las. Enfim, amar as pessoas é o dom maior do Espírito Santo. “Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, me converta para que eu ame mais as pessoas. Amém”.

Padre Rogerio Felix
Pároco da Paróquia Espírito Santo

3ª feira
| 7h | 19h30