Carregando...

Sábado de Aleluia: eis a luz de Cristo

Última atualização: 03/04/2021 | 10:53:09

Sábado de Aleluia: Eis a Luz de Cristo!
Vigília Pascal é a celebração de véspera da Ressurreição de Nosso Senhor

POR ALBERTO ANDRADE – EQUIPE JORNALISMO PASCOM

Desde a Quarta-Feira de Cinzas até o Domingo de Ramos, passamos pela Quaresma, tempo de reflexão, penitencia e conversão, chegamos a Semana Santa, celebrando a Paixão e Morte de Jesus, assim como se estivéssemos escalando uma alta montanha! E agora chega o ápice.
O Sábado Santo, ou Sábado de Aleluia é chamado de Vigília Pascal, que antecede o dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus, é celebrado ao escurecer do dia, à noite. Até as luzes da Igreja são apagadas.
Na grande celebração acontece a bênção do fogo. O Círio Pascal é aceso no fogo novo, trazendo o ano que estamos vivendo e duas letras do alfabeto grego, ou seja, o Alfa e o Ômega, que representam Jesus, nossa Luz, Princípio e Fim de tudo e de todos, Senhor do tempo e da história!

A Vigília Pascal tem quatro partes:
- Liturgia da Luz
- Liturgia da Palavra
- Liturgia do Batismo
- Liturgia da Eucaristia.

A Palavra de Deus recorda toda a caminhada do povo de Israel, aguardando o Messias, e apresenta Jesus como esse verdadeiro Messias, o Salvador. O Povo de Deus, pede a intercessão dos santos para que continuem perseverantes no seguimento de Jesus, que trouxe ao mundo uma Boa Notícia e alimenta-se da Eucaristia.

E que possamos participar desse momento com muito ardor no coração, pois a Vigília Pascal transforma a noite mais clara que o dia, e nos impulsiona a irmos ao encontro do Senhor Ressuscitado, para vê-Lo e acreditar na vitória da vida sobre a morte.

Sábado de Aleluia na Paróquia Espírito Santo
8h às 12h – Oração pessoal no Santuário de Adoração
8h - Programa “Bom Dia Espírito Santo” – (As sete dores de Maria Santíssima, nossa mãe)
18h – Solene Vigília Pascal