Carregando...

Quinta-feira Santa: Última Ceia e início da caminhada no Calvário
Quinto dia da Semana Santa também é marcado pela cerimônia de Lava Pés

Por Jéssica Dourado - Equipe Jornalismo PASCOM PES de CRISTO

Todo dia da Semana Santa é marcado por um acontecimento que leva os católicos ao Calvário, junto com Jesus. Antes de ressuscitar e ter vida eterna, o Senhor passou uma semana repleta de simbolismos e legados para a Igreja Católica. O acontecimento da Quinta-feira Santa foi a Santa Ceia, a última de Jesus aqui na Terra.

Santa Ceia e a instituição da Eucaristia
Na última ceia Jesus Cristo firmou seu laço mais significativo e profundo com seus fiéis, a Eucaristia. Ele ofereceu seu corpo e sangue aos apóstolos sob as espécies do pão e do vinho. Jesus ofereceu aos discípulos e os instruiu a oferece-lo, também, aos seus sucessores.
A Instituição da Eucaristia marca, também, o início do Tríduo Pascal. A quinta-feira Santa é o dia em que a Igreja Católica lembra e celebra a instituição dos sacramentos da ordem e da Eucaristia.
A missa do quinto dia da Semana Santa também é a Missa dos Santos Óleos. Isso porque o Bispo diocesano abençoa os três óleos que serão usados por toda a diocese durante um ano (até a quinta-feira Santa do ano seguinte):
- Óleo dos Enfermos
- Óleo do Crisma
- Óleo dos Catecúmenos

Início da Paixão
É na quinta-feira Santa, após a Santa Ceia, que Jesus é traído por Judas, preso e interrogado. Para que na manhã da sexta-feira começasse a ser açoitado e condenado.
Na noite de quinta para sexta a Igreja deve ficar em vigila ao Santíssimo, em oração, relembrando os sofrimentos que deram início da caminhada de Jesus ao Calvário, em direção à sua paixão e morte.

Lava Pés
Antes da ceia Jesus lavou os pés dos seus discípulos. Com esse ato Jesus demonstrou mais do que seu amor, o ato de lavar os pés dos discípulos mostrou a humildade e o serviço da sua missão.

Quinta-feira Santa na Paróquia Espírito Santo

Com a pandemia e a fase emergencial do Plano São Paulo, mais uma vez os fiéis não poderão estar fisicamente na igreja. Tudo, claro, para a segurança de todos. No entanto, será possível acompanhar de casa os eventos desse dia solene tão especial. Confira a programação da quinta-feira na PES de Cristo.

QUINTA-FEIRA SANTA, 01/04 - “Cristo Sacerdote institui o Sacramento do Amor”
8h às 17h – Oração pessoal no Santuário de Adoração
8h - Programa “Bom Dia Espírito Santo”
15h – Terço da Misericórdia