Carregando...

Domingo de Ramos 2021

Última atualização: 29/03/2021 | 11:53:14

Domingo de Ramos: mais um passo a caminho da Ressurreição

Nesse próximo domingo, 28/03, a nossa Igreja comemora o Domingo de Ramos, a data que comemora e lembra a chegada de Jesus em Jerusalém em cima de um jumentinho. É também o pontapé inicial da semana maior, a Semana Santa.

Aclamação do Domingo de Ramos
Os gritos de Hosana, toda a aclamação a Jesus com os ramos em sua entrada em Jerusalém, se deram por conta da popularidade de Jesus naquele momento. Poucos dias antes o povo tinha visto e ouvido que o filho de Maria tinha ressuscitado seu amigo Lázaro de Betânia.
Tal ato deixou o povo extasiado. Essa e outras ações de Jesus fizeram o povo enxerga-lo como o Messias que os profetas anunciavam na época. Jesus, sim, é o Messias, mas não o que o povo idealizava na época.
Para mostrar isso, Jesus decidiu entrar em Jerusalém em cima de um jumentinho, o que representava a pequenez terrena, a simplicidade. Ele quis mostrar que não era o rei que o povo esperava, não era o rei deste mundo terreno.

Procissão de Ramos
Quem é católico de carteirinha sabe que a Procissão de Ramos é uma das indispensáveis da vida cristã, não se deve perder!
O trajeto visa retratar a peregrinação sobre a terra, sobre a missão que cada cristão tem e que seu objetivo final é a vida terna e em harmonia com Deus. Juntamente com seus ramos costuma-se cantar e declamar “Hosana, Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor, hosana nas alturas!”.
Já os ramos simbolizam o batismo, lembram que os fiéis estão unidos a Cristo na caminhada e luta contra o pecado. Ao início da procissão os ramos são abençoados, e ao final os fiéis levam para suas casas no intuito de ter a benção no lar.

Domingo de Ramos na Paróquia Espírito Santo
Mais uma vez, celebraremos o Domingo de Ramos sem a presença física dos fiéis na igreja. No próximo domingo, 28/03, a Paróquia Espírito Santo celebrará missas via internet às 7h, 11h e 18h. Aos paroquianos, pedimos que ornamente com ramos ou alguma outra planta o ambiente onde a família participará da missa online. Devem também preparar a água que será benzida e aspergida na casa. Clique aqui para enviar a foto de sua casa preparada para o Domingo de Ramos para montarmos um álbum de fotos virtual em nosso Facebook.