Carregando...

"Bom dia. Que a presença divina te envolva com amor e proteção, te lembrando que você é amado e cuidado por Ele em todos os momentos. Que Deus te abençoe!" -

O VALOR DO TEMPO
25 a 31/07/2022

1º passo = Encontro
(acolhida) | 10 min

(Cafezinho, se houver. Também pode ser oferecido no final da reunião). Quebra-gelo: Escolha no seu livro, um quebra-gelo ideal para sua célula.

2º passo = Exaltação
15 min.

(As músicas devem corresponder ao louvor e à adoração)

Louvor

1) à escolha
2) à escolha

3º passo = Edificação
(ensino) 40 min
Leitura:
Eclesiastes 3, 1-15
Salmo:
Salmo: 113

As dimensões do tempo se aproximam de Deus
Na nossa doutrina Cristã, Trindade é o dogma da união de três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que juntos representam o Deus único. No tempo podemos identificar tríades que unidas representa o tempo chamado Kronos: tempo do homem. Referenciado em três dimensões - horas, minutos e segundos - manhã, tarde e noite – décadas, séculos, milênios.

Preste atenção nos fatores do tempo para vivê-lo melhor 
Temos dois grandes fatores que definem todo tipo de atividade em dois grupos pelo critério de urgência e pelo critério de importância.

A definição de urgente é algo que deve ser feito com rapidez, que exige atenção imediata. Já a definição de importância se refere a algo que produz resultado, que tem grande valor, que merece uma atenção especial e não exige pressa, tem tempo para ser concluído.

A questão é como administrar o que é urgente e o que é importante para que tudo aconteça na ordem correta que atenderá nossas necessidades diárias e realizações cotidianas. Muitos de nós temos dificuldade em classificar o que é urgente e o que é importante.

"Pres­cindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente, persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo." (Fl 3, 13-14)
Com base de que tudo parte do Deus trino que nos proporcionou dividir o tempo em três, podemos identificar um terceiro tipo de atividade que é a circunstancial e, talvez, aqui esteja a grande chave para entendermos melhor o valor do tempo.

Quando dividimos nosso tempo em urgente, importante e circunstancial temos um novo ângulo de visão que engloba toda forma que utilizamos o tempo. A definição para circunstancial se refere às tarefas desnecessárias, gastos de tempo de forma inútil, tarefas feitas por comodidade ou por serem “socialmente” apropriadas. É a estrada que não leva a lugar algum.

Para dar o devido valor ao tempo devemos fazer uma sincera reflexão onde estou realmente dedicando tempo, para o que é urgente, importante ou circunstancial?

Vale refletir que coisas circunstanciais farão parte de nossa rotina o tempo todo, então, nosso grande esforço e desafio é para que façam parte da menor parcela do nosso tempo e não o inverso. 

Uma pesquisa feita em Harvard mostra que em média nossa mente se distrai com pensamentos quase 47% do tempo em que estamos acordados. Isso significa que praticamente metade da nossa vida passamos pensando e deixamos de viver o que realmente importa, o que leva a urgência.

"Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.” (Mt 6, 34)
Nossos pensamentos são nossa principal arma para viver melhor nosso tempo ou tornar a vida uma grande perda de tempo. Pessoas que ficam o tempo todo remoendo o passado, relembrando acontecimentos, tem uma tendência maior a depressão. Já pessoas que antecipam o futuro, sempre imaginando o que pode acontecer nos próximos momentos ou nas semanas seguintes, estão fortemente propensas à ansiedade. O pensamento mais comum de um ansioso é imaginar que algo ruim pode acontecer, mesmo que não exista nenhum indicativo concreto de algo nesse sentido.

Com isso vamos gastando energia com coisas que já aconteceram ou que sequer chegarão a acontecer, tanto relembrar o passado e ficar remoendo como viver no futuro consomem de forma acelerada nossa energia e faz com que desvalorizemos o nosso precioso tempo. Essa postura nos impede de viver a vida real, que é aquela que está acontecendo exatamente agora.

Enquanto estamos envolvidos com nossos pensamentos, distrações e coisas circunstanciais estamos deixando de viver o aqui e agora e deixando de fazer as coisas que são importantes em nossa vida.

Então, como dar o valor adequado ao nosso tempo? A melhor forma de conectar o passado e presente como momento em que a vida realmente acontece é a conexão com Deus.

A melhor forma de nos conectar com Deus de maneira verdadeira e sincera é nos momentos contemplativos. Precisamos parar em algum momento do nosso dia e nos voltar para o centro, a fim de nos desligar do mundo exterior. Precisamos treinar nossa mente para se conectar com o momento presente. 

Perguntas: 
1-    Como você tem dividido seu tempo? Consegue identificar coisas importantes, urgentes e circunstanciais? 
2-    Você dá valor ao tempo?
  
4º PASSO = EVANGELIZAÇÃO | Nesta etapa da célula é muito importante recordar que cada membro é um discípulo e missionário, conforme a nossa “visão celular” e que devemos ao longo da semana evangelizar nas mais diversas formas que existe para se evangelizar, especialmente através do testemunho e com os seus Oikos.

5º PASSO = ENTREGA (Oração) | 10 minutos (orar pelas necessidades da Igreja, da célula, de seus membros e de pedidos apresentados na hora da oração). 

MEDITAÇÃO: “Você nunca encontrará tempo para nada. Se precisar de tempo, terá que criá-lo" Charles Buxton

VIVÊNCIA: É importante identificar como você tem gastado seu tempo. Uma forma de identificar é fazer o teste da tríade do tempo, que disponibilizamos no site. Compartilhe os resultados com a célula.

*Texto adaptado do livro “A Tríade do Tempo” de Christian Barbosa 
e “Produtividade para quem quer tempo” de Geronimo Theml

Link para teste tríade do tempo


Estudos Anteriores

Colaboradores da evangelização pela comunicação