Carregando...

O 13º APÓSTOLO
08 a 14/03/2021

1º passo = Encontro
(acolhida) | 10 min

(Cafezinho, se houver. Também pode ser oferecido no final da reunião). Quebra-gelo: Escolha no seu livro, um quebra-gelo ideal para sua célula.

2º passo = Exaltação
15 min.

(As músicas devem corresponder ao louvor e à adoração)

Louvor

1) à escolha
2) à escolha

3º passo = Edificação
(ensino) 40 min
Leitura:
Mc 3,13-19
Salmo:
61

Estamos refletindo sobre como ser de Deus a cada semana. Na semana passada, falamos da maior discípula do Senhor, daquela que disse SIM ao plano de Deus: Maria. Na semana que vem, celebramos o dia de São José, que esteve ao lado dela e também aceitou o chamado de Deus. Dois enormes exemplos de ser de Deus ao aceitar o chamado Dele.

Hoje a pergunta é para você: você está disposto a estar com Jesus e ser de Deus plenamente? Isto é, ao ouvir essa passagem que meditamos hoje, deseja ser o “13º apóstolo”? Ser um discípulo de Jesus é o mais fascinante projeto de vida que está à disposição de cada um de nós. Muitas pessoas ignoram este chamado ou não dá o devido valor; outras entendem como uma prática de religião “proforma”.

A reflexão deste estudo, baseada no Evangelho, nos ajuda a entender de verdade qual é o chamado de Jesus.

1 – O chamado é para estar com Jesus (versículo 14a): O chamado do Senhor é para estarmos com ele. Isso vai muito além de obedecer às doutrinas e cumprir rituais.  É sobre construir um relacionamento com ele, uma amizade, uma intimidade crescente. O 13º Apóstolo abre mão de muitas coisas para estar com Jesus e, assim, ter sua vida verdadeiramente transformada.

2 – O chamado é para ser testemunha de Jesus (versículo 14b): O 13º Apóstolo compartilha sua fé, que não guarda para si os tesouros que recebe na caminhada cristã, e sim procura atrair outros para ter essa experiência. Jesus o chama para que você retransmita tudo aquilo que recebe no seu relacionamento com Ele.

3 – O chamado é para fazer de nós autoridades espirituais (versículo 15): Vícios e dependências, apego a maus hábitos, enfermidades do corpo e da mente... Há muitos problemas pelos quais passamos que tem origem (total ou em parte) na dimensão espiritual. Quando desejamos de coração ser o 13º Apóstolo do Senhor, Ele nos dá sua autoridade para vencer esses demônios em nossas vidas e daqueles confiados a nós.

4 – O chamado é para vivermos em comunhão (versículo 16): Jesus não chamou apenas uma pessoa para estar com Ele. Ele formou uma equipe com pessoas muito diferentes e as desafiou a andarem juntas! Há muitos ainda que pensam que podem experimentar Jesus sozinho, dentro de sua casa, fechados em si mesmo. Só cresce na fé aqueles que aprendem a amar os outros, a crescer com os outros! Estar em célula, viver na Paróquia é fundamental. O 13º Apóstolo vive plenamente em sua família cristã.

 

 

Perguntas:

  1. Qual é a sua resposta para o chamado de Jesus?
  2. De que maneira a célula ajuda você a ser o 13º Apóstolo?

 

4º PASSO = EVANGELIZAÇÃO | Nesta etapa da célula é muito importante recordar que cada membro é um discípulo e missionário, conforme a nossa “visão celular” e que devemos ao longo da semana evangelizar nas mais diversas formas que existe para se evangelizar, especialmente através do testemunho e com os seus Oikos.

 

5º PASSO = ENTREGA (Oração) | 10 minutos (orar pelas necessidades da Igreja, da célula, de seus membros e de pedidos apresentados na hora da oração).

 

MEDITAÇÃO: Como os apóstolos e discípulos de Jesus, somos chamados a anunciar uma vida nova, um projeto de justiça e santidade.  Há pessoas que têm o chamado vocacional para dedicar sua vida inteira ao Senhor. Outros têm a vocação sublime de santificar as suas famílias e a sociedade. Mas todos os cristãos têm um mesmo dentro da Igreja: a santidade.

 

VIVÊNCIA:  O que você precisa fazer para aceitar verdadeiramente o chamado de Jesus para você? Quais são os empecilhos que impedem que você se dedique a Ele de forma profunda? Comece hoje a transformar esta situação.


Estudos Anteriores

Colaboradores da evangelização pela comunicação