Carregando...

"Bom dia. Que a misericórdia de Deus nos alcance neste novo dia, renovando nossas forças e nos lembrando do Seu amor incondicional por nós. Que possamos ser instrumentos de Sua misericórdia, espalhando perdão e compaixão por onde passarmos. Tenha um dia abençoado!" -

AMADOS E CHAMADOS POR DEUS: CHAMADOS A VIVER EM FAMÍLIA
03 A 09/08/2020

1º passo = Encontro
(acolhida) | 10 min

(Cafezinho, se houver. Também pode ser oferecido no final da reunião). Quebra-gelo: Escolha no seu livro, um quebra-gelo ideal para sua célula.

2º passo = Exaltação
15 min.

(As músicas devem corresponder ao louvor e à adoração)

Louvor

1) à escolha
2) à escolha

3º passo = Edificação
(ensino) 40 min
Leitura:
GN 2,18-24
Salmo:
127

Não é bom que o homem esteja só. Que frase tão divina e humana! Divina porque foi o próprio Deus criador que, na grandeza e sabedoria de criador, sabe da natureza de sua obra e que exatamente por ser criação somos finitos, limitados e precisamos nos relacionar para procriarmos. Ele mesmo “consegue” atingir esta humanidade e proporciona ao homem uma companheira que seja capaz de compartilhar com ele sua vida, anseios e corpo para juntos constituírem aquele núcleo que será a base do projeto maior de Deus e sua criação: a família!

Sua família veio de Deus, veio da Trindade Santa. O apóstolo Paulo a eleva à categoria da Igreja de Cristo (Ef 5,25) tal a magnitude de sua família. E a nossa Igreja ´instituída por Cristo” reitera esta magnitude da família em pronunciamentos solenes; na constituição dogmática Lumen Gentiun:

“Na família nascem os novos cidadãos (...) que pela graça do Espírito Santo se tornam filhos de Deus pelo batismo para que o povo de Deus se perpetue no decurso dos tempos, é a ´Igreja doméstica´” (LG-11). São João Paulo II, em sua belíssima Exortação Apostólica sobre a missão da família no mundo de hoje, “Familiaris Consórtio”, diz: “Uma revelação e atuação especifica da comunhão eclesial é constituída pela família cristã que também, por isto, pode e deve chamar ´Igreja doméstica´ e ´Santuário da vida´” (FC-21;55). O Papa Francisco e o catecismo da Igreja também fazem profunda relação da família com a Santíssima Trindade:

“A família cristã é uma comunhão de pessoas, vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo, sua atividade procriadora e educadora é o reflexo da obra criadora do Pai” (CIC-2205).

Por esta rica e total dedicação da igreja à família e a própria denominação a ela atribuída de Igreja doméstica, santuário de Deus, santuário da vida, você pode imaginar a grave importância da família no plano de Deus.

Sendo a família uma “Igreja doméstica” pelo vínculo do Sacramento do Matrimônio, nela tudo também comunica a graça de Deus ou passa a ser um “lugar teológico” (onde Deus se manifesta), dentro daquele “templo” que pode ser uma casa simples ou um palácio, um pequeno ou grande apartamento, tudo pode se fazer um paralelo ao que acontece na “Igreja templo”. Como a sacristã que prepara o altar, assim o ato de preparar a mesa para a refeição e tomar esta refeição com sua família também se torna um ato sagrado, afinal Cristo instituiu a Eucaristia em uma mesa de jantar. O leito conjugal é sagrado, educar os filhos, programar as compras, projetos para a sua casa, será sempre uma tarefa conjunta, em comum, “trinitária”: façamos compra, eduquemos nossos filhos, vamos viajar, podemos trocar de carro? Podemos ter mais um filho? Como podemos resolver isto?

Não nos esqueçamos de que fomos criados a imagem e semelhança da Trindade que ao nos criar, Deus disse “façamos”. E como família, devemos nos esforçar também para agirmos “trinitariamente” a vivência familiar e disto se segue ainda que, durante o tempo em que você estiver em sua Igreja doméstica, tudo também passa a ser um “sacramental”. Tudo o que você fizer pode comunicar indiretamente também a graça de Deus: uma louça lavada, uma roupa lavada e passada, um conserto ou limpeza na casa, um adorno construído, enfim, tudo o que acontece na Igreja doméstica é sagrado, pois a matrimônio é sagrado, a família é sagrada.

Ao compreendermos o plano e a atenção de Deus para a família, a atenção da Igreja e até mesmo do Estado que, constitucionalmente, tem por dever de protegê-la em especialmente por seu caráter sagrado e sua origem divina, compreendemos também a razão dos constantes ataques que a família vem sofrendo nos últimos anos. Antes era velado, agora escancaradamente público, a tal ponto de tentarem mudar a sua própria identidade, ou seja, tentarem mudar aquilo que Deus criou. O inimigo de Deus, o maligno, aquele que veio para matar e destruir (Jo 10,9) certamente está por trás de toda esta armação.

Encerramos esta reflexão o nosso querido Papa Francisco que nos presenteia com estas palavras que vem bem ao encontro de nosso tema, em sua Exortação Apostólica “A alegria do amor”:“Sempre falamos da habitação de Deus no coração da pessoa que vive na sua graça. Hoje podemos dizer também que a Trindade está presente no templo da comunhão matrimonial. Assim como habita nos louvores de seu povo (Sl 22) assim também vive intimamente no amor conjugal que lhe dá glória. A “presença do Senhor habita na família real e concreta, com todos os seus sofrimentos, lutas, alegrias e propósitos diários...”(AL-314-315).

PARABÉNS A TODOS OS PAIS! DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VOCAÇÃO, SEU CHAMADO A SER PAI!



Perguntas

1) Como você pode ajudar a fazer de sua casa uma Igreja doméstica?

2) Como você acha que está a família brasileira?

4º PASSO = EVANGELIZAÇÃO

Nesta etapa da célula é muito importante recordar que cada membro é um discípulo e missionário, conforme a nossa “visão celular” e que devemos ao longo da semana evangelizar nas mais diversas formas que existe para se evangelizar, especialmente através do testemunho e com os seus Oikos.

5º PASSO = ENTREGA (Oração) | 10 minutos

(orar pelas necessidades da Igreja, da célula, de seus membros e de pedidos apresentados na hora da oração). A sequência então será esta: meditar, estudar melhor e procurar viver durante a semana o tema proposto. Assim, você terá uma semana para assimilar melhor o conteúdo do roteiro e poder partilhar sobre suas experiências na próxima célula.

Entrega

MEDITAÇÃO:Em tempos de pandemia, pelo qual estamos passando e, por conseguinte mais tempo em casa, automaticamente estamos passando mais tempo com a nossa família, a nossa Igreja doméstica, tempo que nos favorece a aprofundar melhor esta convivência.convivência que pode ser que nos tempos normais estejamos um pouco distante uns dos outros. Aproveitar bem este tempo é dizer como santo Agostinho: De um mal tirar bens ainda maiores.

VIVÊNCIA:Melhorar o diálogo em família, especialmente de esposa e esposo e de pais para os filhos, o dever de se sentar não deve ser somente um compromisso, mas uma normalidade dentro da Igreja doméstica.

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL, FAMILIAR, PROFISSIONAL E SUA CÉLULA!


Estudos Anteriores

Colaboradores da evangelização pela comunicação