Carregando...

"Bom dia. Que a misericórdia de Deus nos alcance neste novo dia, renovando nossas forças e nos lembrando do Seu amor incondicional por nós. Que possamos ser instrumentos de Sua misericórdia, espalhando perdão e compaixão por onde passarmos. Tenha um dia abençoado!" -

A VERDADEIRA SABEDORIA
15 a 21/08/2022

1º passo = Encontro
(acolhida) | 10 min

(Cafezinho, se houver. Também pode ser oferecido no final da reunião). Quebra-gelo: Escolha no seu livro, um quebra-gelo ideal para sua célula.

2º passo = Exaltação
15 min.

(As músicas devem corresponder ao louvor e à adoração)

Louvor

1) à escolha
2) à escolha

3º passo = Edificação
(ensino) 40 min
Leitura:
Provérbios 3,13-35
Salmo:
Salmo: 111 (110)

Hoje meditaremos em nosso estudo sobre a sabedoria. O versículo final da leitura de Provérbios nos diz que “a glória será o prêmio do sábio, a ignominia será a herança dos insensatos” (Provérbios 3, 35). Nessa leitura, podemos nos perguntar: Mas quem é o sábio? Sobre qual tipo de sabedoria nos exorta o autor sagrado? Qual sabedoria devemos então buscar?

De maneira equivocada, podemos pensar que o dom da sabedoria está relacionado aos conhecimentos da fé em termos meramente intelectuais, ou ainda que ser sábio significa conhecer as coisas deste mundo, ser alguém estudado, com diferentes tipos de cursos universitários ou especializações. É claro que esses fatores podem contribuir para o desenvolvimento da sabedoria, mas ela é muito mais do que isso.

Um jeito interessante de pensar em sabedoria é trazer à memória pessoas especiais que passaram por nossa vida que, mesmo sem muito estudo, foram importantes para nos direcionar em nossos valores, formas de conduzir a vida e nossa vida espiritual. Certamente foram pessoas que conheciam bastante da verdadeira sabedoria.

Papa Francisco, em uma de suas catequeses, nos fala que “a Sabedoria é uma graça que nos permite ver as coisas com os olhos de Deus, a sentir como Deus e a falar com suas palavras”. É uma sabedoria que não se aprende nos livros, mas que é comunicada à alma pelo próprio Deus, que ilumina e ao mesmo tempo cumula de amor a mente e o coração, a inteligência e a vontade; é um conhecimento mais íntimo e saboroso de Deus e dos seus mistérios. 

“Quando temos na boca uma fruta, apreciamos o seu sabor muito melhor do que se lêssemos as descrições que dela fazem todos os livros de Botânica”, diz o Papa para explicar a sabedoria. O conhecimento seria o que aprendemos, a sabedoria é viver com a vida aquilo que aprendemos.

A Verdadeira Sabedoria é o conhecimento da Verdade (pois o próprio Cristo, a Verdade encarnada diz – Eu sou o caminho, a verdade e a vida) porque é fruto da experiência do próprio Deus. Como, então, podemos crescer em Sabedoria?

Estudo: Devemos buscar conhecimento nos esforçando em ter uma vida de estudos, meditando na Palavra de Deus, no Catecismo da Igreja Católica e na vida dos Santos. Busquemos boas fontes para nos ajudar: direção espiritual, bons livros, boas pregações, entre outras fontes que nos auxiliam nesse sentido.

Vida de Oração: Buscando intimidade com Deus com a oração, buscando com frequência os Sacramentos, para que possamos estar mais ligados a Deus.

Boas companhias: Convivendo com pessoas com os mesmos anseios que temos, podemos ajudar e ser ajudados, trilhando juntos um caminho de conhecimento e de intimidade com Deus.

Busca da verdade: com sinceridade, se empenhar para ser sábio, em ser íntimo d’Aquele que é Bom, Belo e Verdadeiro. É uma caminhada que deve ser constante, perseverante e com determinação. 

Como sabemos então se a sabedoria que buscamos e tentamos viver é a sabedoria que vem de Deus? O próprio Papa Francisco continua, nessa mesma catequese: “não é sabedoria quando nós vemos as coisas segundo o nosso prazer ou segundo a situação do nosso coração, com amor ou com ódio, com inveja… Não, estes não são os olhos de Deus. A sabedoria é aquilo que faz o Espírito Santo em nós a fim de que nós vejamos todas as coisas com os olhos de Deus. É este o dom da sabedoria”. Que possamos, a cada dia, com o auxílio dos nossos irmãos de célula, buscar a sabedoria que vem do alto.

Pergunta:
Na sua caminhada celular, sua célula tem ajudado você a crescer em sabedoria?

Meditação: “A sabedoria é a medida do homem. Uma medida pela qual o homem se mantém em equilíbrio. Sem tentar o impossível nem contentar-se com o insuficiente. Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência”.  (Santo Agostinho)

Vivência: Como está sua busca por fontes que possam ajudar no desenvolvimento da sabedoria? Com que tipo de conteúdo você gasta seu tempo livre? Faça uma revisão do que você assiste, ouve e lê e procure incluir materiais que ajudem você a ver com os olhos de Deus e ser mais sábio.


Estudos Anteriores

Colaboradores da evangelização pela comunicação