Carregando...

"Bom dia. Que a misericórdia de Deus nos alcance neste novo dia, renovando nossas forças e nos lembrando do Seu amor incondicional por nós. Que possamos ser instrumentos de Sua misericórdia, espalhando perdão e compaixão por onde passarmos. Tenha um dia abençoado!" -

A alegria do Senhor seja a sua força
10 a 16/02/2020

1º passo = Encontro
(acolhida) | 10 min

(Cafezinho, se houver. Também pode ser oferecido no final da reunião). Quebra-gelo: Escolha no seu livro, um quebra-gelo ideal para sua célula.

2º passo = Exaltação
15 min.

(As músicas devem corresponder ao louvor e à adoração)

Louvor

1) à escolha
2) à escolha

3º passo = Edificação
(ensino) 40 min
Estudo em audio:
Leitura:
Ne 8, 6-10
Salmo:
30, 11-13

O livro de Neemias é empolgante, pois mostra que Deus de fato não tem acepção de pessoas. Deus usa quem Ele quer para o seu serviço, para a sua missão. Neemias é um grande exemplo entre tantos encontrados na Bíblia: um copeiro do rei que se sensibiliza pelos habitantes de Jerusalém desprotegidos pelas muralhas em ruínas. Ele solicita permissão do rei Artaxerxes para ajudar seu povo a reconstruir as muralhas da cidade,destruída pelo rei Nabucodonosor há cerca de 150 anos antes de Neemias. Em meio ao povo, ele consegue uma grande “unidade” para que este trabalho tivesse êxito, bem como que este mesmo povo ouvisse e entendesse a Palavra de Deus. 

Assim, em uma destas reuniões com o povo ao terminar de ouvir esta Palavra, Neemias “envia” o povo para casa e exorta: Hoje é um dia de festas consagrado ao Senhor, não haja tristezas entre vós, porque a “alegria do Senhor será a vossa força”(V-10).É com referencia a este episódio e na força da Ressurreição de Cristo que por vezes ao final de nossas missas ouvimos o diácono se despedir dos fiéis com estas palavras.

E é assim com todos aqueles que tiveram um encontro com o Senhor e se dispõe a servi-lo: Abraão, Moisés, Jeremias, Isaias, Ester, Judite, João Batista, Pedro, Paulo, milhares de santos e santas, mártires, que morreram felizes pela causa do reino de Deus. Até mesmo o papa Francisco que conduz a Igreja em meio a tantas dificuldades, e também você, membro de célula, líder, coordenador (a), supervisor (a) que “apesar” das dificuldades pessoais ou profissionais continuam a servir ao Deus vivo e verdadeiro, pois encontrou o novo e verdadeiro sentido para sua vida na pessoa de Jesus Cristo. Com certeza encontrou o “bem maior”, a alegria verdadeira, a Salvação tão procurada por toda a humanidade. Esta alegria vem primeiro da certeza de que Deus nos ama, que o livro da Sabedoria retrata muito bem:

“Tu amas tudo o que existe, não desprezas nada daquilo que criaste, pois, se não gostasses de qualquer coisa, tu não a terias feito. Como poderia qualquer coisa continuar a existir se não quisesses? E, se não tivesse dado ordem, será que alguma coisa ainda existiria? Ó Senhor, amigo de todos os seres vivos, tu tratas todos com bondade, pois todos são teus” (Sb 11,24-26)

A alegria deste amor que nasceu no coração de Deus,perfeito e puro amor, pela criação, se torna visível com a encarnação de Jesus Cristo e nos traz a Salvação, o perdão, a paz, a vida, a vitória nele ressuscitado e por isso falou aos seus e a nós:“Assim também vós, sem duvida, agora estais tristes (por causa de sua partida), mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês” (Jo 16,22). 

O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos a respeito do amor de Deus, especialmente revelado e encarnado na pessoa de Jesus Cristo, lembra que a verdadeira alegria é aquela que vem de Deus e de seu amor:“Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, afim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo” (Rm 15,13).

Neste início de ano e durante o ano todo, é esta alegria que deve mover o agir em todas as áreas de sua vida eem todos os seus projetos, pessoais, profissionais e muito especialmente com sua célula. A alegria da Salvação conquistada, da vitória que ele já conseguiu pra você. Tome posse desta alegria em todos os seus projetos, que ela será a sua força, pois esta alegria, só esta alegria que não é passageira é verdadeira e real e duradoura.

Podemos encerrar este nosso primeiro roteiro do ano, renovando com São Paulo o seu sentimento desta verdadeira alegria e que ela te acompanhe durante todo este ano de 2020: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria” (Fl 4,4) e “Para terminar: meus irmãos, sejam alegres por estarem unidos com o Senhor...” (Fl 3,1).

Desejamos para você um abençoado 2020 e que sua célula cresça, se fortaleça e se multiplique, em nome de Jesus, amém!


Perguntas

  1. Qual a diferença da alegria do Senhor e a alegria do mundo?
  2. Onde buscar força para continuar a serviço do Senhor neste ano de 2020? 
4º PASSO = EVANGELIZAÇÃO

Nesta etapa da célula é muito importante recordar que cada membro é um discípulo e missionário, conforme a nossa “visão celular” e que devemos ao longo da semana evangelizar nas mais diversas formas que existe para se evangelizar, especialmente através do testemunho e com os seus Oikos.

5º PASSO = ENTREGA (Oração) | 10 minutos

(orar pelas necessidades da Igreja, da célula, de seus membros e de pedidos apresentados na hora da oração). A sequência então será esta: meditar, estudar melhor e procurar viver durante a semana o tema proposto. Assim, você terá uma semana para assimilar melhor o conteúdo do roteiro e poder partilhar sobre suas experiências na próxima célula.

Entrega

  1. Orar uns pelos outros (após breve partilha);
  2. Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
  3. Orar por todas as pastorais e movimentos;
  4. Pelos encontros de formação de líderes;
  5. Orar pelo padre Rogerio Felix, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
  6. Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
  7. Por todo trabalho de células;
  8. Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
  9. Orar pelos aniversariantes do mês;
  10. Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
  11. Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.



“A Igreja tem a vocação de levar ao mundo a alegria, uma alegria autentica e duradoura, aquela que os anjos anunciaram aos pastores de Belém na noite do nascimento de Jesus”

 

 (Lc 2,10) (Papa Emérito Bento XVI)


Estudos Anteriores

Colaboradores da evangelização pela comunicação