Pesquisa de Opinião SITE

Mensagem do Dia - 08/12/2019

Deus deseja restaurar nossa vida, restaurar nosso coração nesse advento, para que ele seja uma manjedoura pronta aguardando o nascimento de Jesus para que sua vida e sua família seja transformada. Tenha um domingo para buscar a Deus em família!

Paternidade (maternidade) e filiação celular | 25/11 a 02/12/2019

Data: 25/11 a 02/12/2019
Tema:
Paternidade (maternidade) e filiação celular
Salmo: 133

Leitura: Jo 10,1-16

Introdução: No primeiro dia da semana de formação celular (FACE) tivemos a graça de ter como pregador o padre Luis Fernando, criador do sistema paroquial de evangelização em células, pároco da Paróquia Espírito Santo por 16 anos. Antes de entrar em seu tema propriamente dito ele proferiu uma frase que acreditamos todos terem ouvido e acolhido. Assim que pegou o microfone ele disse: “Chegando aqui, tive um sentimento forte de paternidade”. Estafrase tem um grande significado e forte impacto para você membro de célula. Esta “paternidade” no sentido paroquial de cuidados pastorais foi adotada pelo atual pároco, padre Rogerio, e já anteriormente pelo padre Luciano, pais também de todas as pastorais e movimentos paroquiais.

A paternidade - maternidade celular propriamente dita - foi “adotada” pela coordenação geral, coordenadores (as) de redes, supervisores (as), líderes e auxiliares. São pais e mães que assumiram esta “filha” chamada célula, e o “Sistema Celular Paroquial”, a “Família Celular”. Assim neste sentido, todos estes líderes, desde a coordenação geral até os membros de células, passaram a ser co-criadores com seu criador. Significa que continuam a criar a obra iniciada em diversos momentos: a cada vez que uma célula se multiplica, a cada reunião de planejamento ou avaliação da coordenação de redes com a coordenação geral, a cada visita do coordenador (a) de rede, do supervisor (a), a cada encontro “Vida Plena” e “Envia-me”, a cada encontro “Bem-vindo à célula”. Isso é a continuação da criação iniciada por seu criador. Assim como os pais e mães que geram filhos e filhas continuam a obra da criação iniciada por Deus a constituição pastoral Gaudium Et Spes diz “completam a criação e se aperfeiçoa a si mesmo” (GS-384). A obra já criada, portanto, continua a ser criada no seio desta família celular, família fecunda que se mantém viva e crescente. E nesta família com pais, mães e filhos (as), tal qual em uma família constituída, podemos constatar alguns elementos:

1) Somos todos iguais: Em uma família, todos são tratados igualmente, não existem filhos ou filhas preferidos ou preteridos, nem filhos melhores do que outros. Em uma família “todos” se sentam ao redor da mesa para tomarem “juntos” a refeição e tudo o que está na mesa é servido a todos da família, tudo pertence a todos.

2) Sentimento de pertença: Como em uma família, nos sentimos e somos de fato membros uns dos outros, como um corpo, constatamos isso quando infelizmente perdemos um irmão ou irmã, quando recebemos noticia que alguém está doente, não importa sua célula ou rede, o sentimento de consternação, tristeza toma conta de todos, ou ao contrário quando um membro consegue um bom trabalho, anuncia sua formatura, vai ser pai ou mãe, que alegria em participar da alegria do outro.

Se existe este sentimento de PATERNIDADE E MATERNIDADE que domina a mente e coração de toda nossa liderança, deve existir também um sentimento que domine a mente e o coração de todos os membros de nossas células, o sentimento de FILIAÇÃO. Somos filhos e filhas de nossos líderes, sejam líderes de células, supervisores e coordenadores. A pergunta que você deve se fazer é: Como tenho sido filho (a) em minha célula? E para a sua referência transporte-se para a sua família consanguínea e veja como foi ou como está sendo a sua vida de filho (a). Na sua família celular tem dado trabalho? Tem faltado sem justificativa coerente? O que tem feito para ajudar sua célula a crescer e se multiplicar? Tem ajudado seus “pais” de célula nesta família?

PAIS E FILHOS na família celular, paternidade-maternidade e filiação, dois fortes sentimentos que fazem parte da continuação da obra celular um dia criada e que hoje continua a ser criada e não vai parar, assim como a humanidade continua a ser criada através do homem e da mulher um dia criados por Deus. E para que você tenha uma referência como pai ou como filho celular, o segredo é olhar mais de perto a Trindade Santa na criação (unidade e amor) e Jesus como filho de Deus Pai (obediência e serviço).

Perguntas

1. O que você entende por paternidade-maternidade?

2. O que você entende por filiação?

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

5. Orar pelo padre Rogerio Felix, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;

“O que há de melhor no homem somente desabrocha quando se envolve em uma comunidade”.
(Albert Einstein)

“Todos conhecemos a longa solidão e aprendemos que
a única solução é o amor e que o amor vem com a comunidade.”
(Dorothy Day)

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

3ª feira | 7h LB | 19h30 RF
4ª feira | 7h LB
5ª feira | 7h LB | 12h15 LB | 19h30 RF AB
6ª feira | 7h LB | 15h RF A | 19h30 DC