Mensagem do Dia - 21/11/2019

Nada influencia a sua vida como os compromissos que você assume, devemos saber escolher sabiamente, ter escolhas sadias que levem ao encontro com o próximo, encontro com o diálogo, encontros que levem à vida. Façamos a vontade de Cristo, assim estaremos mais próximos Dele! Tenha uma quinta-feira para sair do piloto automático e viver para a verdade da sua vida!

Gestos que evangelizam | 04 a 10/11/2019

Data: 04 a 10/11/2019
Tema:
Gestos que evangelizam
Salmo: 96

Leitura: Mt 5, 13-16

Já tivemos a oportunidade de partilhar aqui o grande alcance e a importância dos meios de comunicação no serviço da evangelização. Quantas pessoas são alcançadas dentro de suas casas pela Palavra de Deus! É inquestionável sua importância. Por outro lado, também é sabido do alto custo para se manter toda esta estrutura.

Se olharmos atentamente, temos inúmeros exemplos de santos e santas na Igreja que não tiveram em suas mãos nenhum canal de TV, nem de Youtube, nem de rádio, nem site, mas com a sua vida de testemunho e de trabalho a serviço do próximo, alcançaram milhares de pessoas carentes. É preciso que se destaque que estas pessoas foram ajudadas materialmente, mas também foram alcançadas para Deus. Conta-se que em certa ocasião Madre Tereza de Calcutá ao ajudar um muçulmano jogado na rua ouviu dele: “Irmã, hoje eu “vi” o Deus dos cristãos”. Da mesma forma, podemos destacar, todo o bem realizado pelas mãos da agora Santa Dulce dos Pobres, canonizada pelo Papa Francisco. Podemos lembrar ainda o exemplo dos mártires que entregaram a sua própria vida por Cristo Jesus.

A evangelização verbal nas homilias, nas celebrações ou nas pregações por leigos pregadores ou ministros ordenados, é a resposta ao mandato missionário do Senhor (Mt 28, 16-20). É a missão da Igreja: “Como irão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!” (Rm 10,14-15).

O próprio Senhor anunciava o Reino e a Boa Nova por palavras e também por obras. Falava do Reino, ensinava as verdades de Deus e curava, libertando as pessoas de todos os males. O apóstolo Paulo afirma que “Jesus de Nazaré passou por esta terra fazendo o bem” (At 10,38). São Francisco de Assis falava aos seus irmãos: “Vão e evangelizem, se for preciso, falem”. Como você pode perceber, não há necessidade de se ter o dom da oratória, de saber falar bem, de se pregar a Palavra com eloquência para se dizer que está evangelizando. Precisamos entender que estender as mãos aos que mais precisam também é evangelizar. Existe outra categoria de evangelização com tão grande alcance quanto um canal de tv: são os gestos ou atitudes junto às pessoas que estão ao seu lado em seu dia a dia, pois retratam um comportamento de alguém que teve a sua vida transformada pela pessoa de Jesus.

Observe o Papa Francisco com seus gestos. O alcance evangelizador quando pega uma criança em meio à multidão ou quando se dirige a um cadeirante e lhe concede uma benção. É ele mesmo quem diz: “Os gestos pregam Jesus Cristo melhor do que qualquer sermão”.Os gestos que evangelizam podem ser adotados por você e por todos que queiram evangelizar. Ser gentil, educado, ouvir, ser bom e acolher bem (tratar bem) as pessoas de seu convívio (entre tantos outros gestos práticos) requer tão somente “querer” usar destes gestos para “atrair” pessoas de seu convívio para Jesus e depois para a sua célula:

1) Gentileza: Os cristãos devem ser as pessoas mais gentis que existem, porque retratariam o mestre Jesus. Ser gentil é ser educado, atencioso, agradável, como foi Jesus com Zaqueu, a Samaritana e com todos que o procuravam. “Faça aos outros o que quer que eles façam a você” (Mt 7,12)

2) Bondade: Diz-se de uma pessoa boa quando ela tem uma tendência a praticar o bem, de ajudar o outro em seu trabalho, em casa, tem um bom coração, aberto ao outro, ser bom com um colega de trabalho é evangelizar. “Ó Senhor Deus, sê bondoso para aqueles que são bons...” (Sl 125,4)

3) Escutar: Uma virtude que falta para muita gente, mas imprescindível na evangelização. Tem tanta gente querendo ser ouvida, tanta gente querendo alguém que a ouça, precisando se desabafar, uma pessoa que escuta com amor e tempo com certeza ganhará esta pessoa para Cristo e para a sua célula. “Lembrem-se disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore em falar e ficar com raiva” (Tg 1,19)

4) Hospitalidade: Ser hospitaleiro é saber receber bem uma pessoa, um grupo, receber a pessoa primeiramente em seu coração, semelhante ao coração de Jesus. “Não deixem de receber bem aqueles que vem à casa de vocês, pois alguns que foram hospitaleiros receberam anjos, sem saber” (Hb 13,2)

Fazer o bem é um grande potencial evangelizador, mas é preciso investir em perseverança e paciência para atingir 100% de seus resultados, como afirma o apóstolo Paulo, maior evangelizador e missionário que a Igreja já conheceu:“NÃO NOS CANSEMOS DE FAZER O BEM, POIS, SE NÃO DESANIMARMOS, CHEGARÁ O TEMPO CERTO EM QUE FAREMOS A COLHEITA” (Gl 6,9).

Perguntas

1. Por quais maneiras Jesus evangelizava?
  2. Quais os gestos e atitudes que evangelizam?

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

5. Orar pelo padre Rogerio Felix, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

3ª feira | 7h LB | 19h30 LB
4ª feira | 7h RF
5ª feira | 7h LB | 12h15 LB | 19h30 RF AB
6ª feira | 7h LB | 15h RF A