Festa Junina 2019 Banner Site

Conheça

Mensagem do Dia - 14/06/2019

Com Deus no comando nada é capaz de deter quem é do bem, quem busca a paz e só espalha amor. Que você tenha nesta sexta feira a inspiração do Espírito Santo.

Dons e frutos do Espírito Santo (1ª parte) | | 10 a 16/06/2019

Data: 10 a 16/06/2019
Tema:
Dons e frutos do Espírito Santo (1ª parte)
Salmo: 119,41-48

Leitura: Rm 12,3-8; 1Cor 12,4-12; Gal 5,22-23


No dia de Pentecostes, os Apóstolos ficaram cheios do Espírito Santo e ali naquele cenáculo juntos com Nossa Senhora, nasce a nossa Igreja. A Boa Nova de Jesus Cristo, com a força do Espírito Santo, é anunciada e o nome santo de nosso Salvador chega até nós.

A Boa Nova de Jesus precisa continuar a ser anunciada. Com sua visão estratégica e visionária, muito especialmente pensando em cada um de nós, seus seguidores que continuaríamos sua missão, nos envia seu Santo Espírito para nos fortalecer, estar conosco, nos iluminar, nos recordar, ser o “outro consolador”, uma vez que Ele mesmo “consolou” os seus em seu tempo. O Espírito Santo está conosco e para nos capacitar para a obra evangelizadora e nos fortalecer espiritualmente, nos dá os seus mais diversos e ricos dons. De fato, são muitos, por isto, neste roteiro ouvimos três leituras, pois em uma só não aparecem todos os dons.

O Espírito Santo é a “alma da Igreja”, que a mantém viva, orienta. Esta mesma Igreja que foi selada, inaugurada em Pentecostes é a mesma que há 50 anos, através do Concílio Vaticano II renova a importância de cada um de nós, leigos e leigas, exercitarmos “todos” os dons presenteados pelo Espírito Santo: “ Para exercerem seu apostolado que opera a santificação do povo de Deus através do ministério dos sacramentos confere ainda dons peculiares (1Cor 12,11) ´distribuindo-os a todos, um por um conforme quer´, de maneira que cada qual, segundo a graça que recebeu, também ponha a serviço do outro e sejam eles próprios como bons  dispensadores da graça multiforme de Deus (1Pd 4,10) para a edificação de todo o corpo na caridade (Ef 4,16). Da aceitação destes carismas, mesmo dos mais simples, nasce em favor de cada um dos fiéis o direito e o dever de exercê-los para o bem dos homens e a edificação da Igreja e do mundo, na liberdade do Espírito Santo, que “sopra onde quer” (Jo 3,8). (Apostolado dos Leigos N-3).

No batismo, pelos méritos de Cristo, recebemos os sete dons do Espírito Santo: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles se encontram em plenitude e pertencem a Cristo, filho de Davi (Is 11,1-2 / CIC- 1831). Conforme reflexão do roteiro do dia 20/05, a nossa Igreja relembra as cartas do apóstolo Paulo a respeito dos dons carismáticos que hoje ouvimos. Em Pentecostes, dois destes dons acompanharam aqueles que foram batizados no Espírito Santo: o dom das línguas e o da interpretação das línguas, em cumprimento da profecia do profeta Joel (At 2). Para melhor compreensão dos dons podemos “classificá-los”:

1) Dons que nos enriquecem nas coisas espirituais - sabedoria, ciência e discernimento dos espíritos: Sabedoria está intimamente ligada à ciência. Trata-se de uma inspiração e não conhecimento humano. O Espírito revela a um irmão ou irmã palavras esclarecedoras a respeito da célula, da comunidade ou mesmo pra uma pessoa em particular. Para melhor entendimento podemos dizer que pela palavra de sabedoria o Espírito Santo mostra (revela) o que está acontecendo e pela palavra de ciência revela o que fazer a respeito desta determinada situação. A sabedoria de Deus ainda nos ensina a como viver seus planos e a ciência de Deus nos mostra as suas coisas espirituais (sabedoria ou revelação de Deus não podem ser confundidas com conhecimentos prévios de uma pessoa a respeito e colocadas como se fossem “reveladas” por Deus).  O dom do discernimento dos espíritos nos capacita saber se o que está acontecendo vem de Deus, da pessoa mesmo ou do demônio. Este dom não tem nada a ver com pessoas sensitivas ou estudos de psicologia, ainda que esta disciplina seja uma grande aliada deste dom.

2) Dons que são verbalizados - profecia, línguas e interpretação das línguas: Pelo dom da profecia, uma pessoa fala não necessariamente sobre alguma coisa que ainda vai acontecer, mas pode ser uma mensagem da parte de Deus para uma pessoa ou para toda uma comunidade para instruir, aconselhar, orientar. O dom das línguas é o único dom para o crescimento espiritual pessoal e neste caso não precisa ser interpretado, pois se trata de uma oração em línguas que é o Espírito que ora em sua língua. O dom da interpretação das línguas é usado quando alguém profetiza em línguas, nesse caso o Senhor concede este dom para que toda a comunidade saiba o que foi profetizado.  

3) Dons que se manifestam pela ação - fé, cura e milagre: A fé como dom carismático (carisma) não se refere a virtude teologal (infusas por Deus: fé, esperança e caridade), mas é aquela fé que nos impulsiona a uma aproximação mais íntima a Cristo, que através das obras que você faz comunica Deus aos outros. O dom da cura fala por si mesmo, uma doença seja física ou espiritual que é eliminada mediante uma oração que se faz por uma pessoa. Já o milagre é o dom que opera quando se esgotam todos os recursos da medicina: Jesus realizou curas e milagres, milagres com pessoas (ressuscitou Lázaro) e na natureza (parou uma tempestade e multiplicou pães).

Os dons estão à nossa disposição para usá-los para a edificação da célula, da Igreja, da comunidade. Precisamos de todos eles, desde o considerado “menor” de todos os dons, o dom das línguas, para o nosso crescimento e fortalecimento pessoal. Mas se continuarmos a leitura da carta aos coríntios onde Paulo descreve no capítulo 12 sobre os dons e entrarmos no capítulo 13, ele nos reporta ao dom maior: o amor! “Eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos” e cita vários dons, línguas, profecia, milagres..., mas se não tiver amor... isso não me adiantaria nada (1Cor 13,3).

Quando recebemos o Espírito Santo, recebemos com ele o maior dos dons: o dom do amor. Os membros de nossas células precisam cultivar este dom, por um motivo muito simples, lindo e muito especial, porque foi Jesus mesmo que nos pediu por ser condição indispensável para sermos chamados seus discípulos: “Nisto conhecereis que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35).

Perguntas
1) Tenho buscado os dons espirituais para a minha vida e para o crescimento de minha célula?
2) Quais benefícios que minha célula teria com o exercício dos dons espirituais, especialmente o dom do amor?

 


5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

  1. Orar uns pelos outros (após breve partilha);
  2. Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
  3. Orar por todas as pastorais e movimentos;
  4. Pelos encontros de formação de líderes;
  5. Orar pelo padre Rogerio Felix, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
  6. Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
  7. Por todo trabalho de células;
  8. Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
  9. Orar pelos aniversariantes do mês;
  10. Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
  11. Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

“Virá um descendente de Davi, filho de Jessé, que será como um ramo que brota de um toco,
como um broto que surge das raízes. O Espírito do Senhor estará sobre ele,
Espírito de sabedoria e entendimento, Espírito de prudência e de coragem,
Espírito de ciência e temor do Senhor, conhecerá sua vontade e terá prazer em obedecer-lhe.
Ele não julgará pela aparência, nem decidirá somente por ouvir dizer” (Is 11,1-3)

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

 

Missas

2ª feira | 7h (Celebração)
3ª feira
| 7h | 19h30
4ª feira | 7h | 19h30 (Setor)
5ª feira | 7h | 12h15 | 19h30
6ª feira | 7h | 15h
Sábado | 17h (Salão da Comunidade
N.S. Aparecida - CP4) | 19h (Igreja)
Domingo | 7h | 9h30 | 12h | 17h | 19h30

Confissões

3ª feira | 17h30
4ª feira | 9h30
5ª feira | 9h30
6ª feira | 9h30
Sábado | 10h

Programação de 10 a 16/06/2019

(12) 3931-2959

Avenida Cassiopéia, 461
Jardim Satélite, São José dos Campos/SP
12230-011

SEJA BEM VINDO.


Este é o novo site da Paróquia Espirito Santo.
Gostaríamos de mostrar para você algumas das funcionalidades novas que preparamos.



Conhecer o site