Seminário das Famílias BANNER SITE

Mensagem do Dia - 22/05/2019

Bom dia! Agradeça a Deus por colocar pessoas boas em seu caminho. Muitas pessoas que você não tem ideia de como entraram em sua vida, mas que tornam seu dia mais feliz, seja com um sorriso sincero ou um cuidado especial. Tenha uma quarta-feira para perceber que existem mais pessoas boas em sua vida do que pessoas negativas!

Amor Trinitário | 13 a 19/05/2019

Data: 13 a 19/05/2019
Tema:
“Amor Trinitário ”
Salmo: 145 (NTLH)

Leitura: Ef 1, 3-14

Introdução: Daqui a pouco mais de um mês estaremos celebrando a festa de Pentecostes, que já era comemorada pelos judeus. Foi em uma destas festas que se cumpriu a promessa feita por Jesus de que não ficaríamos “abandonados” ou “órfãos” após sua volta para a casa do Pai (Jo 14,18). Para nós cristãos o Pentecostes foi o dia em que o Espírito Santo veio sobre a Igreja e a selou, a inaugurou. Os primeiros cristãos ficaram cheios dele, foram fortalecidos e saíram a anunciar com coragem a Boa Nova de Jesus Cristo.

Para mergulharmos em uma vida no Espírito, precisamos saber antes que Ele nos foi dado por amor, para ficar conosco, ser o “outro consolador”, para continuar nos amando assim como Deus Pai nos amou, nos criando em um amor trinitário. Notem que, de todas as obras criadas e de todos os seres viventes somente quando o gênero humano foi criado é que aparece a expressão “façamos” (Gn 1,26). As três pessoas da Santíssima Trindade (Pai, Filho e o Espírito Santo) estavam presentes quando fomos criados. Somos frutos deste amor inicial, para nos parecermos com Ele que é puro amor. “Deus é amor” (1Jo 4,8).

Somos amados na criação: Deus Pai criador, tudo cria. Mas nós, os seres humanos, fomos criados na harmonia das três pessoas juntas, sinal de unidade. Somos frutos deste amor uno e trino, carregamos em nosso “ser” o DNA (características genéticas  do criador) por isso também amamos, nos doamos, vivemos em família, somos capazes de distinguir o bem do mal  e somos chamados a cada dia a ir nos parecendo mais com nosso Pai celestial, ou seja, a amar mais e mais. Assim como encontramos pessoas que ao olharem para nosso semblante e por conhecerem nossos pais terrenos, logo afirmam: “nossa, como você se parece com seu pai!”.

Somos amados na redenção: Deus Pai em toda história sempre recorda seja por palavras ou gestos seu amor por nós: “O seu amor dura para sempre” (Sl 136,1), “O meu amor por você é eterno” (Jr 31,3). Mas foi com sua própria vinda, na pessoa de Jesus, que deu sua prova máxima de amor. Ele veio até nós, habitou conosco, aceitou ser expiação pelas nossas faltas (de toda a humanidade), deixou-se conhecer. Seu amor tomou forma humana, “aproximou-se”. Este amor foi ao extremo, ao ponto máximo. Cristo nos amou até a morte e morte de cruz: “Deus amou tanto, mas tanto o mundo, que deu seu filho para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
Somos amados na vivificação do Espírito: Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados, pede a Deus em nosso favor (Rm 8,26). A vinda e permanência do Espírito na Igreja e em cada um é a perpetuação do “amor criativo” e do “amor redentor”. É a certeza de que não estamos abandonados, não estamos “órfãos”, que o amor de Deus de fato é para sempre. O Espírito Santo assume ser o intercessor junto a Deus por nós, ser a nossa força na evangelização (At 1,8).

Até Pentecostes convidamos a todos os membros de células a estarem na “espera” abertos e em preparação para um batismo no Espírito Santo. Que estejamos nos preparando para esta vinda, para uma forte renovação de nossas vidas espirituais: “Vocês serão batizados no Espírito Santo...” (At 1,8).

PERGUNTAS
1) Como entendo o amor de Deus por mim?
2) Como o Espírito Santo intercede por mim?

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

• Orar uns pelos outros (após breve partilha);
  • Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
  • Orar por todas as pastorais e movimentos;
  • Pelos encontros de formação de líderes;
  • Orar pelo padre Rogerio Felix, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da
  • paróquia;
  • Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
  • Por todo trabalho de células;
  • Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
  • Orar pelos aniversariantes do mês;
  • Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
  • Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

3ª feira
| 7h | 19h30
4ª feira | 7h | 19h30 (Setor 02)
Rua Pisces, 98