Semana da Familia 2019 Banner site

Mensagem do Dia - 18/08/2019

Não busque boas aparências, porque elas mudam com o tempo. Não procure pessoas perfeitas, porque elas não existem. Busque, acima de tudo, alguém que saiba o seu verdadeiro valor. Que seus amores sejam: Deus, a vida, a família e os amigos. Deus porque é o dono da vida, a vida porque é curta, a família porque é única e os amigos porque são raros! Que seu domingo seja um verdadeiro dia para se dedicar ao Senhor!

O amor na família | 05 a 11/08/2019

Data: 05 a 11/08/2019
Tema:
O amor na família
Salmo: 128

Leitura: 1 Cor 13,1-13

Deus é amor! Rasga o coração São João em sua primeira carta (1 Jo 4,8). Este é o ponto de partida para considerarmos tudo o que se possa entender sobre família e sobre o plano de Deus para esta primeira “célula” da humanidade, criada por Ele, base e mãe de toda sociedade. Deus é amor, puro amor e “não se contendo” de tanto amor desejou e quis que este amor se concretizasse, se materializasse, por isto “CRIOU” do nada a sua obra e “viu que tudo era bom” (Gn 1,25). Embora tudo o que tenha feito seja bom, como que não se contendo, sente que ainda sua obra não estava perfeita, por isto em unidade (Pai, Filho e Espírito Santo) cria o gênero humano: “façamos o homem a nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26).

Deus é amor e por isso não é só, são três pessoas, uma comunidade: Pai, Filho e Espírito Santo, uma família. O Papa Francisco recorda São João Paulo II em sua Exortação Apostólica “A alegria do amor”: “Nosso Deus no seu mistério mais íntimo não é solidão, mas uma família, pois tem em si mesmo paternidade, filiação e a essência  da família, que é o amor. Esse amor, na família divina, é o Espírito Santo” (AL 11).

Somos a obra prima de Deus, obra especial para refletir a imagem do próprio Deus, da família trinitária. Fomos criados para refletir em ações e em vida o amor de Deus, amor que é “doação”. Os seres humanos são de todas as criaturas os únicos capazes de realizar atos semelhantes a essência de Deus. Assim:

• Deus é puro amor: somos capazes de amar e receber amor.
  • Deus é pura bondade: somos capazes de sermos bons e de compreendermos a bondade.

O amor de Deus atinge seu ponto extremo quando se encarna: “de tal modo”, “tanto”. Diz a Palavra que Deus amou tanto a humanidade que enviou Jesus para estar conosco e nos salvar, escolheu livremente vir até nós através de uma família e uma família simples que soube acolher o salvador, a começar da mãe Maria: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

Assim, sendo a família humana-cristã, imagem da família trinitária, visitada e assumida por Deus mesmo feito gente, é convidada a viver neste “amor doação”, “amor entrega”: “abandono ao outro”, “unir-se ao outro”, “ser um com o outro”. “É por isso que o homem deixa seu pai e sua mãe para se unir com sua mulher e os dois se tornam uma só pessoa” (Gn 2,24).

A sua família, a nossa família, tem esta estreita ligação com a família trinitária:

• Foi criada pela família divina e em perfeita unidade: “façamos” o homem a nossa imagem e semelhança (Gn 2,-26);
  • É obra de coroação da criação divina;
  • Cristo defende a sua unidade e indissolubilidade: “não separe o homem o que Deus uniu” (Mt 19,5);
  • São Paulo eleva a família na categoria de Igreja: “maridos amem vossas esposas, assim como Cristo amou a sua Igreja e se entregou por ela” (Ef 5,25-33).

Nesta sociedade onde a família é diariamente bombardeada com diversos contra-valores, sendo o mais perverso a tentativa de até mudar sua identidade, essa “célula” primeira chamada família é conclamada por Deus Trindade, Deus família, a se voltar para o seu primeiro amor, o amor de Deus. Assim, por sua vez, também se renovar, pois toda família precisa de Deus, agora muito mais do que nunca, como nos fala o Papa Francisco: “O verdadeiro vinculo é sempre com o Senhor. Todas as famílias tem necessidade de Deus: Todas, todas! Necessidade de sua ajuda, da sua força, da sua benção, da sua misericórdia, do seu perdão. Para rezar em família requer-se simplicidade! Quando a família reza unida o vinculo torna-se mais forte”.

Perguntas

1. 1) Como sei que Deus me ama?
    2) Porque sou capaz de amar?

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

1. Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
  4. Orar pelo padre Rogerio Felix, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
  5. Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
  7. Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;

“A FAMÍLIA É A BASE DA SOCIEDADE E O LUGAR ONDE AS PESSOAS APRENDEM,
PELA PRIMEIRA VEZ, OS VALORES QUE AS GUIARÃO POR TODA A VIDA”
(São João Paulo II)

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

2ª feira | 7h (Celebração - Igreja)
19h30 (Escola do Meireles)
3ª feira
| 7h (Igreja) | 19h30 (Escola