Seminário das Famílias BANNER SITE

Mensagem do Dia - 22/05/2019

Bom dia! Agradeça a Deus por colocar pessoas boas em seu caminho. Muitas pessoas que você não tem ideia de como entraram em sua vida, mas que tornam seu dia mais feliz, seja com um sorriso sincero ou um cuidado especial. Tenha uma quarta-feira para perceber que existem mais pessoas boas em sua vida do que pessoas negativas!

Como evangelizar relacionalmente (última parte) | 06 a 12/05/2019

Data: 06 a 12/05/2019
Tema:
“Como evangelizar relacionalmente (última parte) ”
Salmo: 37, 25-31 (NTLH)

Leitura: At 2, 42-47

Ouça o estudo da semana

Introdução

Estamos partilhando o grande tema da evangelização. Na semana passada conversamos sobre o uso dos grandes meios de comunicação para evangelizar e que podemos levar a Palavra de Deus “indo” a qualquer lugar onde estivermos nos dirigindo, abordando os nossos mais próximos com quem nos relacionamos no dia-a-dia.

Existem muitas formas de se evangelizar. Se olharmos, por exemplo, em um dia de sábado de manhã no centro de nossa cidade veremos numa praça um “pregador” solitário gritando a todos que passam, apelos a respeito da Palavra de Deus. Mais adiante, a uns 50 passos, uma dupla de Testemunhas de Jeová ao lado de seu stand com revistas (estes se encontram ainda em vários pontos da cidade). Nos dois casos, observa-se uma multidão indo e vindo e ninguém para para ouvir ou pegar uma revista. Do ponto de vista testemunhal é uma iniciativa muito louvável, porém sem eficácia.

Os estudos e a experiência têm mostrado que o bom relacionamento, a proximidade, o testemunho pessoal, o acolhimento em horas difíceis, a boa e sincera amizade, a presença amiga entre outras “atitudes” tem alcançado melhores resultados do que falar. Sabiamente São Francisco de Assis ao enviar seus frades para as missões dizia “vão, evangelizem, se for necessário, falem”. O santo seráfico com isto queria que seus frades evangelizassem com suas vidas, através de suas ações, que suas vidas mostrassem Jesus Cristo.

Entre tantas passagens bíblicas que poderíamos usar para ressaltar a forma de “evangelizar sem falar”, ou seja, através de atitudes, usaremos ao menos duas. Uma delas é a própria leitura de hoje, conhecidíssima de todos, especialmente de como viviam os primeiros cristãos; São Lucas ao relatar a maneira de como viviam os primeiros cristãos nos deixa duas importantíssimas dicas:

1) At 2, 47 - Os cristãos “cativavam a simpatia” de todo o povo: isto é muito significativo pois mostra que o cristão deve ser uma pessoa simpática (sentimento de afinidade, afeição, harmonia com o outro, permitindo a criação de laços de amizade, agradável, educado, gentil e amabilidade com o outro). A maneira, portanto, de como os cristãos viviam (união, ajuda mútua, oração, perseverança na doutrina dos apóstolos, Eucaristia) é que transmitia aos ainda não-cristãos esta atração para uma nova maneira de se viver, ou seja, a vida que vivia os cristãos. A simpatia, portanto, foi o cartão de visita para atrair mais pessoas para Cristo.

2) At 10,38 - “Jesus andou por toda parte fazendo o bem....”: ajudar alguém (não necessariamente ajuda financeira) deixa uma marca inesquecível na vida de quem recebeu ajuda. Esta pessoa fica sempre grata e ficará mais aberta a um convite para te seguir em sua célula. Fazer o bem se traduz em ouvir uma pessoa de seu relacionamento quando ela precisar, uma orientação no trabalho, em uma dúvida pessoal ou profissional, em um socorro com seu vizinho, um cumprimento alegre no elevador, um “bom dia” ou “bom trabalho” sincero serão bem recebidos. Ficar “buzinando” na cabeça de seu colega de trabalho, de seus filhos, pais e parentes a respeito da Bíblia ou de Igreja pode ser enfadonho, chato, além de correr o risco de afastar ao invés de atrair. “Um pingo de mel pega mais moscas do que um galão de fel”, dizia Abraham Lincoln. Falar sim, mas com o aval de seu testemunho de vida sadia, alegre, de fé, longe de “carolices”. O Papa Paulo VI, hoje São Paulo VI, disse em sua célebre Evangelii Nuntiandi “o Homem de hoje escuta mais as testemunhas do que os mestres... e se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas” (EN-41).

Ajudar naturalmente seus colegas de trabalho, ser gentil, não forçar (porém não desistir), ser amigo (a) sincero (a), ser bom ouvinte (as pessoas tem uma grande necessidade de serem ouvidas, compreendidas, aceitas), ser altruísta (saber se colocar no lugar do outro), são atitudes que podem ser chamadas de “simpáticas” que cativam os que estão a sua volta. São verdadeiros cartões de entrada, de visitas, para que aconteça posteriormente um convite para a sua célula. Assim vai acontecendo em sua célula o que aconteceu com as primeiras células: “e o Senhor a cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvação” (At 2,47).

Perguntas
1) Como os primeiros cristãos atraiam os nãos cristãos?

2) Como tenho agido em meu círculo de relacionamentos?

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

• Orar uns pelos outros (após breve partilha);
  • Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
  • Orar por todas as pastorais e movimentos;
  • Pelos encontros de formação de líderes;
  • Orar pelo padre Rogerio Felix, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da
  • paróquia;
  • Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
  • Por todo trabalho de células;
  • Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
  • Orar pelos aniversariantes do mês;
  • Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
  • Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

3ª feira
| 7h | 19h30
4ª feira | 7h | 19h30 (Setor 02)
Rua Pisces, 98