Seminário das Famílias BANNER SITE

Mensagem do Dia - 22/05/2019

Bom dia! Agradeça a Deus por colocar pessoas boas em seu caminho. Muitas pessoas que você não tem ideia de como entraram em sua vida, mas que tornam seu dia mais feliz, seja com um sorriso sincero ou um cuidado especial. Tenha uma quarta-feira para perceber que existem mais pessoas boas em sua vida do que pessoas negativas!

Como evangelizar relacionalmente (primeira parte) | 29/04 a 05/05/2019

Data: 29/04 a 05/05/2019
Tema:
“Como evangelizar relacionalmente (primeira parte) ”
Salmo: 102, 19-23 (NTLH)

Leitura: Mt 28,19

Introdução: Nunca tivemos tantos recursos tecnológicos a serviço da evangelização como em nossos dias. São redes sociais, webs rádios e TVs, rádios convencionais com centenas de programas voltados para e evangelização, TVs abertas e por assinatura (sem contar as emissoras de televisão com assumida identidade cristã católica como TV Aparecida, Canção Nova, Rede Vida, Século XXI e mais recentemente TV Pai Eterno). E tenhamos certeza de que existem inúmeras solicitações para abertura de mais canais.

Recursos como estes são mais do que suficientes para atingir todo o território nacional com a Palavra de Deus e eles têm sido de grande importância no conjunto de ações de nossa Igreja para o avanço da evangelização em nosso país. Mas na contramão, os poderosos grupos comerciais aliados às potentes emissoras investem fortunas em programações com grande poder atrativo, despejando em milhões de lares contravalores e não poucas vezes programações diretamente ofensivas à nossa fé. São propostas apelativas aliadas à uma forte dose de marketing consumista e hedonista atraindo a “grande massa” que infelizmente carece de critérios para selecionar qual programação escolher para a sua família ou ainda saber se aquela notícia que se assiste é de fato confiável ou está direcionada ou manipulada para atender interesses escusos.

Diante deste quadro de “Davi contra Golias” e a necessidade e urgência da evangelização nos voltamos para um dos elementos mais importantes da nossa vida em células: a evangelização Oikós (a evangelização relacional, pessoal, direta, um a um, ou na linguagem popular e de marketing “boca a boca”). Esta forma de se discipular e evangelizar eficiente usada pelos primeiros cristãos e que foi responsável pela propagação da Boa Nova de Jesus em todo o mundo: “tome os ensinamentos que você me ouviu dar na presença de muitas testemunhas e entregue-os aos cuidados de homens de confiança, que sejam capazes de ensinar outros” (2Tm 2,2).

A evangelização Oikós (relacional, um a um, pessoal, direta) é segura, não fica “solta”, não é uma mensagem bonita somente. Existe alguém do lado, que conhece a pessoa pelo nome, sabe onde ela mora, trabalha, e assim pode “pastorear” para que ela não se perca.

Nosso Senhor enviou os seus primeiros discípulos: “Vão a todos os povos... e façam com que sejam meus seguidores...”, aprendemos que este “vão” não significa sair de um lugar e somente evangelizar quando chegar lá no outro lugar. NÃO! “Vão evangelizar” significa “enquanto vocês estiverem indo para determinado lugar, evangelizem”. Ou seja, durante o tempo todo podemos evangelizar, em casa, com os parentes, no transcurso (indo) desde o sair de casa até o local de trabalho (no ônibus, no trânsito), no trabalho, “indo” para a faculdade, “indo” para a Igreja, “indo” pegar as crianças na creche, “indo” fazer compras, “indo para as férias, “indo” para o salão de beleza, “indo” para o shopping, ou seja, “indo” para qualquer ou outro lugar ou “estando” lá onde você precisa estar você pode evangelizar.

O Papa Francisco fala sobre esta forma de evangelizar em sua exortação Apostólica Evangelii Gaudium: “Há uma forma de evangelizar que nos compete a todos, cada um levar o evangelho ´com quem se encontra´, tanto aos mais íntimos como aos mais desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa e isso sucede “espontaneamente” em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, ´num caminho´ (indo)”. (EG-127). Esta forma de evangelização é mais forte do que um canal de TV!

(continua)

Perguntas
1) Como eu tenho evangelizado? (cada membro deve responder)

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

• Orar uns pelos outros (após breve partilha);
  • Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
  • Orar por todas as pastorais e movimentos;
  • Pelos encontros de formação de líderes;
  • Orar pelo padre Rogerio Felix, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da
  • paróquia;
  • Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
  • Por todo trabalho de células;
  • Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
  • Orar pelos aniversariantes do mês;
  • Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
  • Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

3ª feira
| 7h | 19h30
4ª feira | 7h | 19h30 (Setor 02)
Rua Pisces, 98