Seminário das Famílias BANNER SITE

Mensagem do Dia - 22/05/2019

Bom dia! Agradeça a Deus por colocar pessoas boas em seu caminho. Muitas pessoas que você não tem ideia de como entraram em sua vida, mas que tornam seu dia mais feliz, seja com um sorriso sincero ou um cuidado especial. Tenha uma quarta-feira para perceber que existem mais pessoas boas em sua vida do que pessoas negativas!

Queremos ver Jesus e nos comprometermos com Ele | 01 a 08/04/2019

Data: 01 a 08/04/2019
Tema:
“Queremos ver Jesus e nos comprometermos com Ele”
Salmo: 51, 1-14 (NTLH)

Leitura: Jo 12,20-33

Ouça o estudo da semana

Na medida em que a Quaresma vai chegando ao final, torna-se iminente a paixão do Senhor. Hoje é o próprio Senhor quem fala da Sua paixão por meio do Evangelho de João, apresentando-a como o mistério de sua glorificação e obediência à vontade do Pai. É provocado o diálogo pelo pedido de alguns gregos desejosos de verem Jesus. Este grupo de estrangeiros que haviam se convertido à religião judaica tinham ouvido falar de Jesus. Recorrem então a Felipe e este falou com André e, os dois, levaram a solicitação a Jesus (Vs- 20-22).

O fato em si parece bastante comum, mas para João assume um sentido simbólico e importante, que traz uma mensagem para nós. Vejamos:

1) “Ver Jesus” não significa somente “contemplá-lo com os olhos”, mas quer dizer “conhecê-lo em profundidade”, conhecer seu caráter, pensamentos, desejos; querer penetrar no íntimo da sua pessoa. Você conhece Jesus assim? Ou somente de ouvir falar “superficialmente”?

2) A primeira frase do Evangelho: “Entre o povo que tinha ido a Jerusalém...” (V-20), leva-nos a supor que esses não judeus tenham percorrido um longo caminho espiritual, antes de sentirem a necessidade de “encontrar” Jesus. Que caminho? Eram gregos, pagãos, que antes acreditavam em vários deuses e entregavam-se a práticas supersticiosas; um dia, porém, conheceram o Deus dos Judeus, acreditaram nele e aceitaram a religião judaica, por isso, estavam em Jerusalém, para celebrarem a páscoa hebraica. Qual o caminho que percorremos para chegar a Jesus? Será que também nós, já abandonamos superstições, vícios e a vida sem sentido que levávamos? Viemos para a célula, para as missas, mas agora está na hora de um verdadeiro “encontro” com Jesus.

3) Os estrangeiros não se dirigiam diretamente a Jesus, mas a seus discípulos, porque esta é a única possibilidade que existia para encontrá-lo. E veja que interessante: não recorreram a qualquer um dos apóstolos, mas se dirigiram a Felipe e André, os únicos entre os 12 que têm um nome grego, pois se identificaram com eles. E é exatamente este o propósito da evangelização OIKOS (evangelização por meio de nossos relacionamentos, de pessoas que já conhecemos). É por isso que nossas células crescem em número (neste final de semana nos alegramos com mais seis células de casais, mais quatro mistas, mais uma jovem e mais uma juvenil: parabéns a todas estas redes e que Deus dê perseverança a estas novas células, a seus líderes e seus membros). Temos que aproveitar nossos relacionamentos, para conduzirmos as pessoas a Jesus, pois pode ser que, ao contrário, nunca o encontrem. Participar de uma célula é conhecer a Cristo, tornar-se seu discípulo e comprometer-se com a missão de “buscar” outros. Se uma célula não for missionária, esta célula não é composta de verdadeiros discípulos de Cristo, correndo o sério risco de se parecer com um “clube de amigos (as)”.

4) Por último, Jesus faz alusão ao grão de trigo, que cai na terra, morre e produz fruto, como símbolo da vida entregue aos irmãos (Vs- 24-25). Para Cristo, o discípulo atinge o ponto mais alto da realização da sua vida quando se entrega à morte por amor a seus irmãos. O grão de trigo “morto” na terra reaparece multiplicado por 100 numa espiga. Jesus convida a todos nós, discípulos em células, a imitarmos o gesto prudente do agricultor, que se priva da semente. Diz a eles para não terem medo de perder a própria vida, porque quem morre por amor entra na glória de Deus! A doação é diária: em casa, no trabalho, na célula. É preciso também dizer que uma célula saudável precisa morrer, “deixar os amigos (as)”, para multiplicar, caso contrário ela “morre” de verdade, pois uma célula que não cumpre a sua vocação multiplicadora, com o tempo, perde seu sentido. Jesus transmite coragem aos seus discípulos, enfrentando a morte primeiro e mostrando que, quem doa a si mesmo por amor, chega à ressurreição.

PERGUNTAS

1. Você já “viu” Jesus?
  2. Sua vida é como um grão de trigo, que “morre”, para amar os outros?
  3. Sua célula tem consciência de ser missionária?

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

Orar uns pelos outros (após breve partilha);
Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
Orar por todas as pastorais e movimentos;
Pelos encontros de formação de líderes;
Orar pelo padre Rogerio Felix, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
Por todo trabalho de células;
Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
Orar pelos aniversariantes do mês;
Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

3ª feira
| 7h | 19h30
4ª feira | 7h | 19h30 (Setor 02)
Rua Pisces, 98