Seminário das Famílias BANNER SITE

Mensagem do Dia - 22/05/2019

Bom dia! Agradeça a Deus por colocar pessoas boas em seu caminho. Muitas pessoas que você não tem ideia de como entraram em sua vida, mas que tornam seu dia mais feliz, seja com um sorriso sincero ou um cuidado especial. Tenha uma quarta-feira para perceber que existem mais pessoas boas em sua vida do que pessoas negativas!

Nos caminhos da conversão (segunda parte) | 25 a 31/03/2019

Data: 25 A 31/03/2019
Tema:
Nos caminhos da conversão (segunda parte)
Salmo: 136 (NTLH)

Leitura: Lc 15, 11-32

Ouça o estudo da semana

Os caminhos da conversão são repletos de manifestações de amor da parte de Deus, nosso Pai, para conosco, seus filhos e filhas. Desde lá no jardim do Éden, onde percebeu que o homem estava se escondendo, Ele pergunta: “Onde estás?”. Até a sua própria encarnação na pessoa de Jesus, onde deu sua prova máxima de amor e de que acima de tudo é pura misericórdia e quer que todos sejamos salvos.

Nosso Senhor Jesus Cristo, viveu e demonstrou este amor em atos e palavras. Como era de seu costume sempre que proferia seus ensinamentos usava de parábolas (comparações) para comunicar uma verdade eterna e verdadeira. Assim, ao falar de misericórdia e perdão compara com uma ovelha e uma dracma (moeda) perdida (Lc 15,4-7.8-10), o filho pródigo (Lc 15,11-32), os dois devedores (Lc 7,36-50), o servidor inclemente (Mt 18,23-35), o bom samaritano (Lc 10,25-37) e a figueira agraciada (Lc 13,6-9). Todas estas parábolas nos ensinam que Deus é clemente e que faz tudo para nos perdoar.

Nossa Igreja dedicou um grande espaço no Catecismo para o tema da conversão, particularmente refere-se a parábola do filho pródigo como um belo retrato da conversão e da penitencia (Cf CIC-1439).

- O centro da saga do filho pródigo sem dúvida é o Pai misericordioso: Toda a história da Salvação é um constante convite de um pai misericordioso para que seu filho volte para casa.
- O fascínio (encanto) de uma vida ilusória: Se já naquela época a ilusão de uma vida longe de Deus seria atrativa, em nossos tempos onde o consumismo, hedonismo, as ilusões das drogas, do poder, das riquezas materiais, seduzem mais ainda e levam muitos a se distanciarem do Senhor.
- O abandono da casa paterna: A força de uma liberdade sem regras levou aquele filho mais novo a sair de sua casa onde tinha tudo, do bom e do melhor, fartura, empregados, gozava de boa saúde, seu pai estava ali e tudo o que ele precisava estava ao seu alcance.
- A extrema miséria em que se encontra seu filho após esbanjar sua fortuna: As seduções do mundo, como que um imã, o levou a sair de sua casa, e longe do aconchego de um lar, da família, sem dinheiro, sem nome, sem credibilidade, sem moradia, e a “dor mais doída”, a dor da fome somada a humilhação, a de cuidar de porcos, o trabalho mais sujo e humilhante da região tornou-se insuportável.
- Reflete sobre os bens perdidos, o arrependimento e a decisão de declarar-se culpado diante do pai: A situação de extrema miséria em que se encontrava o levou a cair em si e lembrar-se de que tinha uma casa, mesmo de lá do fundo do poço ele sabia que seu pai o amava e que, se, se arrependesse seu pai o aceitaria de volta, e assim o fez.
- O caminho de volta: Mesmo humilhado pela situação em que passou, percorre todo o caminho de volta, certamente refletindo sobre o grande erro que cometeu, este caminho de volta se torna em um verdadeiro “retiro”, uma reflexão sobre os prejuízos de se abandonar a casa do pai.
- O acolhimento generoso, alegre e festivo do pai, mostra o grande amor do pai em ver o filho de volta: Assim é o Senhor, nosso Deus que nos ama, não olha nossos erros passados, mas nos acolhe porque seu amor é infinitamente maior do que nossos erros.
- Símbolos da nova vida: A bela túnica, o anel, a festa, vida cheia de alegria, que é a vida junto de Deus e de sua família que é a Igreja.

Nosso Senhor Jesus Cristo, encarnação do amor do Pai, somente Ele poderia nos revelar o grandiosíssimo amor de Deus de uma maneira tão simples e tão bela, e que alguém retratou em versos musicais:

ESTE PRANTO EM MINHAS MÃOS
Muito alegre eu te pedi, o que era meu, partir, um sonho tão normal! Dissipei teus bens e o coração também, no fim meu mundo era irreal. CONFIEI NO TEU AMOR E VOLTEI. SIM, AQUI É MEU LUGAR, EU GASTEI TEUS BENS Ó PAI, E TE DOU ESTE PRANTO EM MINHAS MÃOS. Mil amigos conheci, disseram adeus, caiu a solidão em mim, um patrão cruel levou-me a refletir: meu pai não trata um servo assim. (Refrão). Nem deixastes me falar da ingratidão, morreu, no abraço o mal que eu fiz. Festa, roupa nova, anel, sandálias aos pés, voltei à vida sou feliz! (Refrão)

PERGUNTAS

1) Como imagino uma vida longe de Deus?
2) Já estive longe do Senhor ou conheço alguém que já esteve e voltou?

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

• Orar uns pelos outros (após breve partilha);
  • Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
  • Orar por todas as pastorais e movimentos;
  • Pelos encontros de formação de líderes;
  • Orar pelo padre Rogerio Felix, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
  • Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
  • Por todo trabalho de células;
  • Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
  • Orar pelos aniversariantes do mês;
  • Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
  • Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

3ª feira
| 7h | 19h30
4ª feira | 7h | 19h30 (Setor 02)
Rua Pisces, 98