Semana da Familia 2019 Banner site

Mensagem do Dia - 18/08/2019

Não busque boas aparências, porque elas mudam com o tempo. Não procure pessoas perfeitas, porque elas não existem. Busque, acima de tudo, alguém que saiba o seu verdadeiro valor. Que seus amores sejam: Deus, a vida, a família e os amigos. Deus porque é o dono da vida, a vida porque é curta, a família porque é única e os amigos porque são raros! Que seu domingo seja um verdadeiro dia para se dedicar ao Senhor!

Nos caminhos da conversão (primeira parte) | 18 a 24/03/2019

Data: 18 a 24/03/2019
Tema:
Nos caminhos da conversão (primeira parte)
Salmo: 25 (NTLH)

Leitura: Lc 19,1-9

Ouça o estudo da semana

Muitos de nós, em viagens ou a procura de um endereço, já não trilhamos por estradas e caminhos errados? Não por culpa nossa, porque queríamos pegar um caminho errado, mas por não conhecermos o caminho certo. Talvez por um descuido, falta de atenção as sinalizações das estradas, “distração” durante a viagem ou ainda “alguém” que possa ter nos ensinado o caminho errado de propósito. Quando nos damos conta do caminho errado, aí sim, paramos. Este “se dar conta” do caminho errado pode ter acontecido de diversas maneiras, inclusive nós mesmos percebermos que estávamos no caminho errado. Sabíamos antes de sair de casa o destino certo, mas lá pelo meio da viagem começamos a perceber que “alguma coisa” não está batendo com o que você sabia sobre como chegar onde você planejou: a viagem está demorando muito, você começa a passar por alguns lugares que não consta na descrição que você tinha do caminho, então você cai em si e se pergunta “onde estou?” ou exclama “como eu vim parar aqui?”.

Aí está na hora de parar e perguntar para alguém que conhece a região e que seja de confiança, um policial por exemplo, e ele vai te dizer: “você está no caminho errado, vai ter que pegar aquele retorno, fazer uma CONVERSÃO à direita, voltar, pegar o caminho certo para que você possa chegar com segurança onde você planejou”. Assim, “convertidos” ao caminho certo, podemos prosseguir fazendo uma viagem tranquila. Mas, se insistirmos neste caminho errado as consequências serão desastrosas, especialmente após viajarmos tanto tempo por caminhos errados e ainda não chegarmos ao destino do lugar onde queremos chegar.

A nossa passagem por esta vida nada mais é do que uma viagem de volta para a nossa casa definitiva junto ao Senhor Jesus, nosso Salvador, e de todos aqueles que já nos precederam: é a casa do Pai. E esta viagem tem um mapa que nos ensina a como voltarmos com segurança, qual trajeto seguir, o que devemos fazer para não sairmos deste caminho seguro. Este mapa se chama: Palavra de Deus, a Bíblia. Nela encontramos orientações para vivermos bem esta vida e ainda o que devemos fazer para entrarmos na vida eterna. Também encontramos o “planejamento”, o “plano” de Deus para a Salvação de toda a humanidade e de cada um de nós. Particularmente, de todo o plano de Deus para fazermos esta viagem de volta com segurança para a casa do Pai, a pessoa de Jesus Cristo é a referência principal. Ele veio para tornar mais visível ainda a vontade e iniciativa de Deus em nos fazer voltar com segurança para sua casa. Ele mesmo, nosso Senhor, nos mostra com clareza este caminho e especialmente, entrega Sua vida para que este plano de Deus de nos levar de volta com segurança seja realizado com sucesso:

Um jovem rico pergunta a Jesus: “Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”. Ele responde: “Observe os mandamentos” (Lc 18,20).

Tomé pergunta: “Qual o caminho certo a seguir?”. Porque eles não sabiam direito qual caminho seguir, Jesus responde: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. (Jo 14,5-6)

Todos nós conhecemos a famosa história do pequeno homem Zaqueu (Lc 19,1-10) que se encantou com o Senhor Jesus, com sua pessoa, suas palavras e exemplos. Jesus ensinava palavras de vida eterna, não somente a lei, que Zaqueu conhecia muito bem, mas que não eram o suficiente para tirá-lo da vida que ele tinha (de envolvimento com coisas ilícitas em seu trabalho).

Zaqueu estava andando por um caminho errado e viu em Jesus outro caminho que lhe encheu os olhos, lhe atraiu de tal forma que fez de tudo para se aproximar do Mestre e fazer com que deixasse sua vida de erros e seguisse nosso Senhor. Assim ele fez e o Senhor o recebeu prontamente. Ainda conhecemos a clássica e linda passagem daquele filho pródigo (Lc 15,11-24), que mesmo tendo tudo de bom jogou tudo fora, mas “arrependeu-se”, tomou o “caminho de volta”, “converteu-se” e voltou para sua casa paterna. A conversão é assim, a pessoa está andando por um caminho e de alguma forma descobre que este caminho está errado, cai em si e volta para onde é o seu lugar, o caminho certo do Senhor Jesus e a sua Igreja.

PERGUNTAS

1) Conheço o caminho certo para minha volta à casa do Pai?

2) Procuro sempre consultar o mapa de volta (Bíblia) para não me perder no caminho?

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

• Orar uns pelos outros (após breve partilha);
  • Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
  • Orar por todas as pastorais e movimentos;
  • Pelos encontros de formação de líderes;
  • Orar pelo padre Rogerio Felix, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
  • Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
  • Por todo trabalho de células;
  • Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
  • Orar pelos aniversariantes do mês;
  • Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
  • Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

2ª feira | 7h (Celebração - Igreja)
19h30 (Escola do Meireles)
3ª feira
| 7h (Igreja) | 19h30 (Escola