Acender uma Vela

Home » A Paróquia » Células de evangelização

Células de evangelização

elcio | 11 junho, 2010

Um novo desenho que corresponde aos propósitos de Deus.

Nos dias 04, 05 e 06 de junho a Paróquia Espírito Santo sediou o II Congresso Católicos em Células. O evento reuniu mais de 400 pessoas de 21 diferentes comunidades com claros objetivos: trocar experiências sobre essa metodologia promissora de evangelização e também aprender com as diferentes realidades e visões.
Para Sandro Peres, fundador e moderador da Comunidade Fanuel, pioneira na metodologia de células no Brasil, o II Congresso alcançou todo o país, trouxe um número acima do esperado de participantes e foi positivo, principalmente na participação do pastor Robert Lay. “O pastor trouxe uma experiência nova e nos mostrou uma visão de igreja mais ampla”.
Padre Luis Fernando, anfitrião do congresso e parceiro na criação do Escritório Católicos em Células ressaltou a qualidade do encontro: “Superamos a expectativa tanto em número de participantes como na qualidade do congresso. Nós estamos aprimorando para chegarmos numa profundidade deste trabalho, agregando todos os valores”.
Pastor Robert Lay, mestre em educação cristã e coordenador geral do Ministério Igreja em Células do Brasil, discursou sobre a transição celular, a presença, poder e propósito de Cristo na célula, e o discipulado que ela proporciona, porém, mais do que os temas tratados, a participação do ministro evidenciou um diálogo positivo numa clara oportunidade de acolher experiências, de ir ao encontro das expectativas e das necessidades, unindo forças sem esquecer a identidade própria de cada comunidade.
Os temas debatidos, as reuniões e os encontros de bastidores são os primeiros passos de aproximação entre o Escritório Católicos em Células e o Ministério Igreja em Células, “a amizade entre nós e o padre Luis Fernando desabrochou em uma parceria entre a nossa comunidade e a Paróquia Espírito Santo. Essa parceria está se ampliando com mais paróquias e comunidades. O pastor Robert Lay também já se abriu para a parceria, o que possibilitará uma união de forças, uma parceria onde cada um manterá a sua própria identidade, mas propiciará o avanço na evangelização”, afirmou Sandro. “O Escritório Católicos em Células trabalha dentro da realidade católica, e o Ministério trabalha na realidade evangélica, mas temos alguns pontos comuns, como por exemplo, a comunidade cristã no lar, a formação de discípulos”, completa Padre Luis Fernando.
Outro destaque do congresso foi a participação do Padre Juarez Dalan, da Paróquia São Benedito, de São Paulo. Padre Juarez voltou recentemente do seminário internacional sobre as células paróquias de evangelização que reuniu representantes de comunidades em células do mundo inteiro na Paróquia Santo Eustorgio em Milão na Itália, e deu um testemunho deixando claro a unidade do trabalho que vem se alastrando pelo mundo católico.
As palavras de Padre Luis Fernando representam, com propriedade, o sentimento desses irmãos de diferentes paróquias e comunidades, de diferentes cidades e estados e principalmente de diferentes realidades, que estiveram presentes no II Congresso: “Quem não participou, perdeu”!