Últimas Notícias

despedida

Durante quase dois anos, a Comunidade Missionária Providência Santíssima se fez presente em nossa paróquia, demonstrando a todos os paroquianos seu amor e o carisma de seus membros. O nosso mais sincero agradecimento por esse tempo de oração e aprofundamento da Palavra. Agora seguem em nova missão, na Paróquia Santa Luzia, com posse canônica agendada para 16/02, às 19h30, na Matriz de Santa Luzia (Praça Muriaé, 15, Vila Iracema).

ipes site 7004

A Pastoral da Acolhida da Paróquia Espírito Santo está em busca de voluntários para auxiliar nas atividades realizadas na igreja. Para participar, é preciso preencher um formulário disponível em https://goo.gl/16y8YV ou entrar em contato pelo telefone (12) 9-8816-8540.

ipes site 7003

A Pastoral Familiar da Paróquia Espírito Santo informa que o próximo Curso de Noivos acontecerá nos dias 24 e 25/02. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial entre os dias 05 e 20/02. A taxa é de R$ 70 (setenta reais). Mais informações pelo telefone (12)

9-8805-5752.

 

ipes site 7007

A Pastoral dos Esportes informa a todos que gostam de praticar atividades físicas as datas de jogos agendados no Centro Poliesportivo João do Pulo. Nos dias 03/02, 17/02, 03/03 e 17/03, os atletas podem chegar a partir das 9h45, para iniciar as disputas às 10h.

Venha com os trajes adequados à prática esportiva e participe! Entre nessa onda!

ipes site 6984

No dia 08/12, o bispo diocesano Dom Cesar Teixeira anunciou as transferências do clero e a designação dos seminaristas para o próximo ano.

Padre Luis Fernando Soares - Pároco
Padre Thiago Domiciano Dias - Vigário Paroquial
Padre Luciano Barbosa - Vigário Paroquial
Cristian Cassiano de Macedo - Seminarista

DESPEDIDAS

E, com nossos mais profundos agradecimentos, nos despedimos do padre Luciano Simões e do seminarista Ricardo Andrade Leite. "Agradeço de todo coração a todos os irmãos que me acolheram na Paróquia Espírito Santo, mas chegou a hora de iniciar nova missão, agora na Diocese de Valença/RJ, onde assumi a administração da Paróquia Imaculada Conceição, em Sapucaia. Continuamos unidos pela oração e pelo coração. Deus abençoe!". Padre Luciano Simões 

"Encerro minhas atividades pastorais na PES. Foi uma experiência incrível! Agradeço a Deus esta oportunidade. Ao padre Luis Fernando que é um testemunho que afetou e afetará minha vocação positivamente, um grande
homem de Deus. Agradeço aos paroquianos pela acolhida e companhia, e de modo especial aos membros da Rede Juvenil, Crisma, GACPES, Pastoral Vocacional e Rede Jovem. Levo vocês todos no coração. Rezem por mim,
pela minha vocação". Seminarista Ricardo Andrade Leite (designado para a nova paróquia São Paulo Apóstolo, que será instalada em 25/01)

Durante o mês de janeiro ainda contaremos com a presença dos membros da Comunidade Missionária Providência Santíssima, conosco desde junho de 2016, e que em 16/02 irão assumir a Paróquia Santa Luzia, no Putim. No
primeiro informativo de 2018, em fevereiro, traremos também a mensagem de despedida feita pelo padre José Maria e irmã Gracinha.

ipes site 6987

O Grupo Mais que Vencedores recebeu no dia 15/12, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, quatro troféus no 2º Prêmio Master de Prevenção 2017, conferido pela Liga da Prevenção de São Paulo. A honraria é o reconhecimento do trabalho de dezenas de voluntários, especialistas, órgãos públicos e entidades em favor da conscientização e prevenção dos males causados pelo uso e abuso de substâncias psicoativas. O Mais que Vencedores já recebeu mais de 9.000 visitas nas reuniões, atendimentos e atividades de crianças, adolescentes, adultos e idosos, que buscaram ajuda e foram amparados, orientados e apoiados terapêutica e espiritualmente. "Jesus continua a transformar vidas e devolver a dignidade aos filhos de Deus. Obrigado a todos os envolvidos e que nos apoiaram sempre", comemora Marcelo. 

Troféus:
• Destaque 2017 (Mais que Vencedores)
• Destaque Prevencionista (Marcelo Bosco)
• Master da Prevenção (Marcelo Bosco)
• Benfeitores 2017 (Marcelo Bosco)
Informações: www.facebook.com/QueVencedores

ipes site 6986

O projeto Multiplicando Sorrisos, iniciado por uma célula da Rede de Casais, pelo sexto ano consecutivo agitou a manhã das crianças no bairro dos Freitas, no dia 16/12. Esse ano o projeto acolheu 70 crianças atendidas pela Pastoral da Criança daquela região. O evento incluiu brincadeiras, diversão, chegada do Papai Noel e entrega de brinquedos, além da participação especial da atleta Pâmela Rosa. A skatista partilhou suas experiências de vida, inclusive no X-Games em 2016, quando sagrou-se campeã após clamar a Deus e a intercessão de Nossa Senhora
para ter um bom resultado na competição.

Informações:
www.facebook.com/multiplicandosorrisospes

ipes site 6957

Empreendedor, conheça o Mídia Kit da Paróquia Espírito Santo. Com ele, você divulga a marca de sua empresa ou negócio para um grande público potencialmente consumidor, por meio de uma colaboração mensal de baixo custo.


Seja você também um apoiador dessa obra de evangelização!
• Cláris - (12) 3931-2959
• Júnior - (12) 9-9735-8725
midiakit@paroquiaespiritosanto.com.br

ipes site 6956 copy

Os fotógrafos da PASCOM acompanham (quase) todas as atividades realizadas na paróquia. E para onde vai todo esse material? A Paróquia Espírito Santo escolheu criar um grande álbum virtual com as fotos de seus eventos no Flickr, uma plataforma digital para compartilhamento de imagens com interação entre os usuários. No Flickr, você pode fazer buscas por álbuns, baixar as fotos com ótima resolução e seguir o perfil para sempre ficar atualizado nas novas imagens disponibilizadas.

Acesse já!
flickr.com/photos/paroquiaespiritosanto/albums/

ipes site 6953

O Coral da Paróquia, com regência de Murilo Sousa, está preparando uma linda Cantata de Natal com apresentações de música sacra renascentista, coros de ópera e músicas natalinas para o dia 16/12, às 20h, no Espaço Vida, com entrada franca. Prestigie!

ipes site 6954

A Obra Social Nossa Senhora de Fatima comunica a abertura das inscrições para atendimento em 2018 nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicopedagogia, podologia e reflexologia. Você também pode participar dos grupos de atendimento oferecidos: o GASP (Grupo de Apoio à Síndrome do Pânico), previsto para iniciar em 31/01, com um total de 10 encontros, será oferecido às quartas-feiras das 13h30 às 15h30 (para adultos maiores de 18 anos) e das 15h às 15h30 (para adolescentes de 14 a 17 anos). Já o GAE (Grupo de Apoio ao Emagrecimento), oferecido para adultos com mais de 18 anos em encontros quinzenais às quintas-feiras, 19h, e consulta individual semanal com nutricionista. Para receber o atendimento pela Obra Social, a renda familiar não pode exceder três salários mínimos. Para se inscrever, é preciso apresentar cópia de RG, CPF, comprovante de endereço e de renda familiar (último holerite de todos que trabalham e moram na mesma casa). Em caso de desemprego, apresentar cópias da Carteira de Trabalho. Importante também apresentar certidão de nascimento ou RG dos filhos menores de idade.

ipes site 6955

Advento quer dizer vinda, chegada, visita. É o tempo de quatro semanas que antecede o Natal. Portanto, é um tempo santo de preparação para o nascimento de Jesus. Como viver este tempo? 

1. Participar das Novenas de Natal nas casas e transformá-las em Grupos de Reflexão. O melhor presépio é um grupo de pessoas reunidas nas casas em nome de Jesus.

2. Meditar a Bíblia. O profeta Isaias agora nos fala de esperança: As espadas se transformem em enxadas, o luto em alegria, o deserto em Jardim. Sejamos testemunhas da esperança. O leão e o cordeiro, o urso e o cabrito, o lobo e o boi estarão juntos. Eis o tempo de paz.

 3. Não falar nem propagar o papai-noel, mas o Menino Jesus. Papai-noel é sedutor do mercado. Com abraços, risos, beijos seduz as crianças a serem consumistas. O velho matou o Menino. "Um Menino nos foi dado" (Is 9,5). 

4. O Advento pede mais oração, meditação e silêncio. Nada de correria e menos televisão. Tenhamos tempo para os filhos, para o casal e os vizinhos. Voltemos a participar da Igreja, da religião. Eis o tempo de conversão e salvação. 

5. Uma boa confissão é o melhor presente que podemos dar a Jesus. "Nasceu para vós um Salvador" (Lc 2, 11). Ele quer nossos pecados. Advento com um perdão a quem nos ofendeu é recuperar a alegria, a saúde e a paz.

6. Neste Advento de 2017, lembrando a fraternidade e Amazônia, vamos cuidar da mãe terra, das águas, do verde, com reciclagem do lixo, plantação de árvores, não lavar a calçada com água. Jesus é a árvore da vida. 

7. Um pouco de penitência é saudável. Não dirigir embriagado. Não transmitir doenças contagiosas. Não justificar o mal. Pelo contrário, doar órgãos, doar sangue, adotar uma criança e evitar a dengue. Ser mais generoso na Campanha de Evangelização. Eis o verdadeiro advento. 

8. Os pobres, doentes, as crianças, pecadores são o centro do Natal. Daí que um gesto de acolhimento, de hospedagem, de visitação, de reconciliação pode marcar este tempo. Não economizar elogios, perdão, acolhimento,
abraço, amizade e compaixão.

 9. Ser positivo, alegre, principalmente ter os olhos fixos em Jesus, Maria e José. As mães gestantes têm em Maria grávida de Jesus por meio do Espírito Santo a proteção, a ternura, a paz. Os maridos como José, voltem para casa, a família. O bem primário e fundamental da vida é a família. 

10. As crianças não só recebam presentes, mas aprendam a partilhar. Que se encantem por Jesus. Amemos as crianças desde o ventre materno. Não percam elas a inocência. Cresçam em idade, sabedoria e graça. 

Neste Advento: Escolhamos, pois, a vida! (Deut 30, 15). 

importancia doacao

Para homenagear os doadores de sangue e reforçar os estoques para o final de ano, o Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos promove a Semana do Doador de Sangue, entre os dias 20 e 24/11. No dia 24/11, véspera no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, haverá uma programação especial.

O Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos é o maior banco de sangue do Vale do Paraíba e atende os principais hospitais da região. Entre eles estão o Hospital Municipal de São José dos Campos; a Santa Casa de Jacareí; o Hospital São Lucas, em Taubaté, e a Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba. A instituição recebe, em média, 100 doações por dia; realiza 3 mil transfusões de sangue por mês e conta com um cadastro de 178 mil doadores. Infelizmente apenas 1,8% dos brasileiros entre 16 e 69 anos doam sangue e, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal seria que entre 3% e 5% da população doasse.

Quem pode doar


· Pessoas saudáveis
· Entre 16 e 69 anos
· Homens devem ter mais de 50 kg e mulheres mais de 55 kg.
· Apresentar documento oficial com foto como Carteira de Identidade
· Não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos como leite, ovos, frituras e frios 3 horas antes de doar
· Ter repousado por, no mínimo, 6 horas.

 

SEJA UM DOADOR!!!

 

O Serviço de Hemoterapia fica à Rua Antônio Saes, 425 – Centro (ao lado da Santa Casa). Funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h30.
Telefone: 12 3519.3766.

ipes site 6938

Venha conhecer as verdades da fé católica, participando dos cursos oferecidos pelo Instituto Teologia João XXIII. Cursos de Teologia para Leigos, Catecismo da Igreja Católica, Os Quatro Evangelhos e Cartas Paulinas, além da Formação Integral para Adolescente (doutrina, ética, moral e espiritualidade), com início em fevereiro de 2018. Informações e matrículas pelo telefone (12) 3302-8560 ou site www.comdeus.org.br.

ipes site 6937

No domingo, 26/11, serão rezadas Mil Ave Marias no CP4 (Rua Régulus, 120). Desta vez, o encontro acontecerá das 7h às 13h. Rezar as mil Ave Marias é um costume europeu, nos momentos de perigo, praticar a devoção das Mil Ave-Marias. De modo especial, na Itália, essa oração era muito popular, propagada por Santa Catarina de Bologna. As Mil Ave-Marias são feitas em forma de um super-rosário bem meditado sobre todos os mistérios da nossa salvação e com a benção da paz. No dia das Mil Ave-Marias devemos estar em estado de graça (confessado e sem pecado mortal) e termos participado da Santa Missa. Participe desse momento especial de oração!

Crisma 89 2

Mais de 120 catequizandos, da Catequese com Adultos de nossa paróquia, receberam na última sexta-feira, dia 17/11, pelas mãos do bispo dom César Teixeira, o sacramento da Crisma. A cerimônia aconteceu na Igreja, durante a missa das 19h30. Estiveram presentes também familiares e amigos dos novos crismados. O coral da Dona Rosa foi responsável pela animação.
Além da Crisma, alguns catequizandos também fizeram a Primeira Eucaristia. Parabéns a Todos!!!!!

ipes site 6936

Esta semana é de festa em nossa paróquia. Mais de 245 crianças farão a Primeira Eucaristia no sábado, 25/11, às 17h. E, como preparação para esse momento tão especial, será realizado um tríduo nos dias 22, 23 e 24/11, sempre às 19h30, além dos momentos especiais de confissão de toda essa garotada.

Que o Senhor, agora recebido na Eucaristia, seja sempre companheiro de vocês, em toda sua caminhada de fé. Parabéns!

PES 58 Site3

Um dos sinais mais evidentes de que estamos vivendo uma vida nova em Jesus é quando essa decisão chega a ponto de afetar as nossas escolhas financeiras. Quando a luz de Cristo ilumina a nossa vida é preciso que chegue a todo nosso ser, inclusive ao bolso. A Palavra de Deus nos diz em Atos dos Apóstolos 2, 44 "Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum", mostrando que um dos frutos do Pentecostes pessoal é exatamente o desapego, a generosidade e a capacidade de partilhar, portanto se ainda não o fazemos, é porque precisamos nos abrir mais à ação do Espírito Santo, permitindo que Ele nos ensine a viver como os primeiros cristãos: nos abrindo à necessidade do outro e reconhecendo a nossa responsabilidade concreta para com a obra de Deus e todos que a ela se dedicam. 

Esta vivência da partilha, da comunhão e da comunidade é algo que vai exatamente em direção contrária ao que experimentamos no mundo contemporâneo, pleno de individualismo, autossuficiência e solidão, por isso é preciso fazer essa experiência de fé: ofertar o seu dízimo com crise ou sem crise e vivenciar com amor as experiências que virão dessa decisão, acreditando que Deus é providente e proverá suas necessidades. É importante ainda lembrar que sua oferta atenderá às necessidades da Igreja em três dimensões: a religiosa, que engloba tudo que está relacionado ao culto e seus ministros; a social atendendo aos irmãos necessitados e a missionária amparando a igreja em suas ações de evangelização. Padre Luis Fernando afirma: "o dízimo é uma entrega parcial que nos conduz a uma entrega total. Quando possuímos os bens, mas eles não nos possuem, somos livres em relação a eles e os mesmos não têm o poder de aprisionar nosso coração, então podemos livremente entregá-los a Deus. Este é o grande milagre que o dízimo opera: tirar nosso coração das falsas riquezas e colocá-lo em Deus, nossa verdadeira riqueza". Se você ainda não está cadastrado como dizimista, assuma esse ompromisso com o Senhor e com a Igreja, procure ao final das celebrações o balcão de atendimento da Pastoral do Dízimo ou a Secretaria Paroquial. 

Reportagem: Elaine Queiroz

PES 58 Site2

A juventude da Paróquia Espírito Santo tem um ponto de encontro todos os sábados: é o Grupo de Oração da Rede Jovem, ligado ao projeto de células, que se reúne a partir das 20h, no Santuário de Adoração. Marcado por momentos de louvor, orações ao Espírito Santo e reflexão da Palavra de Deus – sempre de uma maneira descontraída – o grupo é um espaço para quem deseja cultivar a fé e dividir experiências de vida com pessoas da mesma faixa etária (18 a 35 anos de idade). 

Para o coordenador da Rede, Jeferson Arimatéia, os encontros são ideais para fazer novas amizades: "a partir desses momentos, o jovem pode conhecer as células que se reúnem perto de sua casa, fazer novos contatos e começar uma nova vida com Jesus", comenta. No final os visitantes são convidados para um bate papo sobre as células e convidados a integrar um pequeno grupo. Ah, e tem ainda o momento de confraternização. A cada semana um barzinho ou lanchonete torna-se o "point da juventude", que aproveita a oportunidade para botar a conversa em dia. 

Nova Coordenação 

O administrador de empresas Jeferson Arimatéia, 26 anos, é, desde agosto, o novo coordenador da Rede Jovem da Paróquia Espírito Santo. Sob a sua liderança estão as 30 células pertencentes à rede com aproximadamente 300 membros no total. Com o desafio de expandir os trabalhos de evangelização entre os jovens da comunidade, Jeferson aposta na vivência celular como forma de alcançar mais pessoas: "pretendemos avançar com novas células e estimular os atuais participantes a convidarem mais jovens para se unirem a nós", afirma. Ao ser perguntado sobre seu perfil de liderança, ele diz buscar um estilo democrático e descentralizador. "Quero ver mais membros conduzindo o grupo, dando ideias e fazendo acontecer".

Um dos seus objetivos é visitar todas as células ao longo do ano e ter um contato próximo com membros e supervisores de área. "Deixo um convite especial para quem já fez parte das células. As portas estarão sempre abertas para uma visita. Mais do que eu, o próprio Jesus espera por cada um", finaliza.

Redes Sociais
Facebook: facebook.com/RedeJovemPES
Instagram:redejovempes
Contato:redejovem@paroquiaespiritosanto.com.br

Reportagem: Altair Pereira

ipes site 6915

A Comunidade Coração Missionário convida a todos para a Noite do Caldinho, que será realizada na quarta-feira, 15/11, feriado, a partir das 19h, no restaurante.

Os tickets estão sendo vendidos com membros do grupo por R$ 7. O valor arrecadado será revertido para as atividades desenvolvidas pelo grupo, como o Estudo Bíblico oferecido na PES às sextas-feiras.

 

ipes site 6914

 

Vem aí mais uma edição do Encontro de Santificação de Casais da Paróquia Espírito Santo. O evento será realizado no dia 10/12, das 7h às 18h30, no Espaço Vida. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial ou nos plantões após as missas por um investimento de R$ 50. Informações com Fabiano ou Vivianne, pelos telefones (12) 9-8109-9815 ou 9-8116-9375

Cura entre gerações

Na quinta-feira, 09 de novembro, a Paróquia Espírito Santo celebra uma missa especial de cura entre gerações. A Santa Missa acontece a partir das 19h30. Quem quiser participar das orações, pode fazer o download do arquivo de seu geneagrama clicando aqui ou retirar o mesmo na Secretaria Paroquial (com custos de uma cópia xerox). Participe!

pesII59 2

Paroquianos da PES participaram na última sexta-feira,27/10, da festa de 33 anos de fundação da Comunidade Missionária Providência Santíssima, na cidade de Mococa/SP, da qual fazem parte o padre José Maria e a irmã Gracinha, que estão hoje na paróquia, e os padres Rafael e Evander que também passaram por aqui.
A comemoração contou com uma missa, celebrada pelo bispo da diocese de São João da Boa Vista, Dom Antônio Emidio Vilar e co-celebrada por mais de cem padres formados na comunidade. Também estiveram presentes os fundadores: irmãs Zélia Maria Pereira e Lucinéa Maria Ficoto e o Monsenhor Orlando Aparecido de Souza Panacci.
Parabéns a a todos!!!!

ipes site 6903

O Ministério Mais que Vencedores convida a todos para seu Retiro "Nascer de Novo". Em sua quarta edição, o retiro acontecerá nos dias 24 a 26/11, na Casa de Retiros Getsêmani. O valor é de R$ 60 com vagas limitadas.

Informações no grupo de oração às sextas-feiras, a partir das 21h30 ou nas salas de apoio às segundas a partir das 19h30.

ipes site 6904

O Preparatório Semear, oferecido gratuitamente pela Paróquia Espírito Santo, fará inscrições para seu Processo Seletivo 2018 na terça-feira, 07/11, das 14h às 18h, na Sala Verde, ao lado da Secretaria Paroquial.

As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h40 e aos sábados conforme necessidade. Conta com professores voluntários, acompanhamento psicológico e simulados.

Podem participar do curso, estudantes que cursarão o nono ano do Ensino Fundamental em 2018. Não serão cobertas as despesas de transporte. O exame de seleção acontecerá na quinta-feira, 09/11, e em seguida uma avaliação socioeconômica do candidato.

Informações com Regina, pelos telefones (12) 9-9216-7307 ou 3933-7252

ipes site 6896

Está chegando mais um Dia de Finados, momento de homenagear os irmãos que nos precederam à Casa do Pai. Teremos missas no Cemitério do Jardim Morumbi às 8h e 10h e também na  paróquia às 19h30. Programe-se para participar!

ipes site 6899

A Rede Juvenil está organizando um workshop para jovens e pais, denominado "Razões para Viver", aberto a toda comunidade. O evento terá assessoria de psicólogas vinculadas à Sociedade Brasileira de Logoterapia (SOBRAL) Nilsy Helena, Edilene Jesus, Tatiane Biagi e Alice de Fátima. Os encontros acontecerão aos sábados, nos dias 28/10, 04 e 11/11, a partir das 17h, em dois espaços destinados a adolescentes e pais, na Paróquia Espírito Santo.

Entre os assuntos abordados está a prevenção ao suicídio, assunto que aflige muitos jovens atualmente. As psicólogas também falarão sobre ansiedade, depressão, ajuda dos pais, caminhos a seguir, descobrindo inúmeras razões para viver. 

Você não pode perder!

ipes site 6894

No sábado, 28/10, acontece a Vigília de Avivamento "Até transbordar", realizado pela RCC. O grande momento de intercessão contará com Santa Missa, pregação, louvor e adoração, a partir das 22h30, na Paróquia Espírito Santo.

Participe!

ipes site 6898

O Movimento Schoenstatt convida a todos para a Romaria Diocesana para Aparecida, que acontece no dia 04/11. A saída será às 6h30 da Matriz de São José para participar da missa às 9h, no Santuário. Após a missa haverá uma procissão até a Basílica Velha. O retorno para São José dos Campos está  previsto para 16h.

O Valor é de R$ 20 e pode ser adquirido com Nair pelo telefone (12) 3209-0697 ou 9-8864-4308.