Mensagem do Dia - 20/09/2018

Bom dia, mesmo nos dias mais escuros, em que a paz nos falta, volte-se para as suas orações e encontre em sua fé no que te falta para superar seus medos e suas angústias. Confie em Deus e vá atrás dos seus sonhos. Sem medo, sem esperar. Seja, viva, e deixe que nosso Senhor realize seus planos em sua vida. Que Deus ilumine seus passos nessa quinta-feira!

Jesus e os 5 Es (A Edificação) | 21 a 27/05/2018

Data:21 a 27/05/2018

Tema: Jesus e os 5 Es (A Edificação)
Salmo: 63,1-6 (NTLH)

Leitura: Ef 4,1-16

Ouça o estudo da semana

Iniciamos uma série sobre a estrutura funcional de nossas células, que são os 5 Es. Interrompemos com um roteiro próprio de Pentecostes e nesta semana voltamos com o terceiro E, a Edificação.

A Edificação ocupa o maior tempo útil de nossas células. É um momento importante que deve ser muito bem aproveitado e não desperdiçado com conversas que não “edificam”. A palavra Edificar está ligada mais diretamente à construção civil, de uma casa ou um prédio, mas pode sim muito bem ser usada de forma figurada na “construção da pessoa na fé”, “no aperfeiçoamento de melhoria de vida espiritual”. Foi assim que Paulo se dirigiu aos cristãos da cidade de Éfeso: “Oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor, para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade” (Ef 3,18). E na leitura de hoje, o apóstolo se refere à Igreja como um corpo, o corpo de Cristo e assim sermos unidos e crescermos na fé, adquirirmos conhecimento do filho de Deus e assim sermos pessoas maduras e alcançarmos a “altura espiritual de Cristo” (Ef 4, 13).

O momento da edificação na célula é justamente para isto: para crescermos na fé, crescermos enquanto pessoas, enquanto comunidade, como família. Cabe neste momento o testemunho de vida, de conversão, de ajuda mútua. Para que isto aconteça de maneira que não se “desperdice” tempo, é importante que:

1). Atente-se à leitura bíblica do dia: ela é a base usada para a construção do texto do roteiro, é a leitura comum a todas as redes, sinal de unidade do sistema celular da paróquia, da comunidade;

2) Leia atentamente o corpo do texto do roteiro procurando alternar os leitores, assim todos (as) participam;

3) As perguntas são a referência para que aconteçam as partilhas sobre o ensino. Mas é bom lembrar que a célula deve estar sempre aberta à ação do Espírito Santo durante todo o tempo (para isto é claro que se invoca Sua presença no início da reunião). Assim todos os membros que “sentirem” uma moção do Espírito em cima da palavra ou do texto apresentado, pode partilhar com os demais, independente das perguntas.

4) Deve-se evitar o “monopólio” do uso do tempo em falar: um fala muito e não sobra tempo para o outro falar. Procurem que todos participem da partilha, evitando estes dois extremos. Um fala demais e aquele que nunca fala (neste caso não se deve forçar). Os que preferem não falar, que façam um esforço, pedindo ao Espírito Santo que dê inspiração e coragem para também fazer uso da palavra.

5) Quanto ao testemunho, quer for partilhar, procure ser claro e objetivo. Um testemunho pode ser bem dado em cinco, ou no máximo, sete minutos e pode ser de uma conversão, curas físicas ou espirituais, perdão, testemunho de vida no trabalho ou com vizinhos, de ajuda mutua na célula, etc. Evitar longos comentários em torno deste testemunho que cansam e são desnecessários. As conversas a respeito podem continuar na hora do lanchinho, em um clima mais descontraído. Aí sim a “prosa” pode se esticar por mais tempo.

6) Por fim, deve-se tirar conclusões e lições do ensino partilhado: O que aprendemos com o estudo desta semana? Como posso aplicar isto em minha vida? O que Deus quer me dizer nesta semana através deste ensino?

Perguntas

1) O que é edificação espiritual?
2) Como tenho aplicado em minha vida o estudo semanal?

AVISOS

DIA 31/05 É ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DE NOSSO QUERIDO PÁROCO, PADRE LUIS FERNANDO. PARABÉNS DESDE JÁ A ELE, QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA E SEU MINISTÉRIO. SOLICITAMOS QUE EM TODAS AS CÉLULAS DE TODAS AS REDES SE TENHA UM MOMENTO ESPECIAL DE ORAÇÃO POR ELE. CONVOCAMOS AINDA TODOS OS MEMBROS DE CÉLULAS QUE ESTEJAM PRESENTES NA PRINCIPAL MISSA DESTE DIA PARA PESSOALMENTE DESEJAR-LHE OS PARABÉNS.

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;

“TODO AQUELE QUE OUVE AS MINHAS PALAVRAS E AS POE EM PRÁTICA
É SEMELHANTE AQUELE HOMEM PRUDENTE QUE EDIFICOU A SUA CASA SOBRE A ROCHA”
(Jesus em Mt 6,48)

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMILIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

2ª feira | 7h (Celebração)
3ª feira | 7h | 19h30
4ª feira | 7h | 19h30 (Setor 10
Rua Pedro Tursi, 200)