Semana do Socorro Profissional

Jesus e os “5 Es” (Exaltação - Louvor) | 30/04 a 06/05/2018

Data: 30/04 a 06/05/2018

Tema: Jesus e os “5 Es” (Exaltação - Louvor)
Salmo: 63,1-9 (NTLH)

Leitura: Lc 10,21-25

Ouça o estudo da semana

Nossas células se iniciam com a exaltação ao nosso Deus, pedindo a Ele e ao seu Santo Espírito a Sua presença, louvando, agradecendo por tudo o que Ele fez, faz e tem feito. A oração, seja de louvor, de pedir perdão ou de intercessão deve estar sempre a frente de tudo o que fizermos, especialmente a oração de louvor. Jesus, “o melhor líder de células que já existiu”, em um dos seus grandes momentos com os seus, nos mostra o poder do louvor: “naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, ficou muito alegre e disse: eu te agradeço, ó Pai, porque revelastes estas coisas às pessoas simples......sim ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isto...” (Lc 10,21).

Quais coisas seriam estas que Jesus diz que o Pai revelou às pessoas simples? Se olharmos o contexto em que Jesus estava vamos verificar que os 72 discípulos estavam voltando de uma missão e contavam para o Mestre as maravilhas que Ele operava através deles: curas, expulsar demônios, etc., mas Jesus adverte: “não fiquem alegres porque os espíritos os obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu” (Lc 10,20). Mais a frente está “felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo” (versículo 23), então os motivos da alegria de Jesus eram:
1) Porque o nosso nome está escrito no céu (versículo 20)
2) Porque eles estavam ali, vendo e ouvindo O filho de Deus em pessoa (versículo 23)

E nós, aqui, depois de 2017 anos deste acontecimento, devemos nos alegrar muito mais ainda porque foi Jesus mesmo quem disse em uma outra ocasião a Tomé, um de seus discípulos: “você acreditou porque viu, felizes são aqueles que creram, mesmo sem ter visto” (Jo 20,29). Estes outros felizes somos nós, hoje e aqui. Aleluia!

A “exaltação” está presente em toda a Sagrada Escritura. As palavras “louvor” e “louvar” em mais de 50 e sempre a frente dos momentos mais importantes da história do povo de Deus:
- Na batalha para derrubar as muralhas de Jericó (Js 6).
- Quando o Senhor libertou seu povo da escravidão do Egito, Moisés compôs o belíssimo cântico de libertação (Ex 15, 1-13) e Mirian, a profetiza, pegou um pandeiro e com outras mulheres dançando cantaram assim: “cantem ao Senhor, porque Ele conquistou uma vitória gloriosa...” (Ex 15,20-21).
- O Rei Josafá ao enfrentar os moabitas, edomitas e os amonitas mandou que fossem a frente do seu exército e cantassem: louvem a Deus, porque o Seu amor dura para sempre” (2 Cr 20,21).
- O Rei Davi, autor da maioria dos Salmos, sabia muito bem do poder do louvor, de se exaltar a Deus. Constituiu até um “ministério” do louvor, especialmente para conduzir a Arca da Aliança composto de cantores, tocadores de harpa, pandeiros, liras, etc. (1 Cr 15,16-22).

E claro, no Novo Testamento, destaca-se o Magnificat. Ao ser avisada que seria a mãe do Salvador, Maria se “exalta”, se alegra e compõe uma linda canção: “a minha alma anuncia a grandeza do Senhor. O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador...” (Lc 1,47).

A ORAÇÃO DO LOUVOR LIBERTA, CURA, CONFORTA, AFASTA O INIMIGO, NOS DÁ NOVO ÂNIMO, ALEGRA NOSSOS CORAÇÕES! São Paulo nos orienta: “estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isto é o que Deus quer de vocês por estarem unidos a Jesus Cristo” (1 Tes 5,17).

Exaltar a Deus e Suas maravilhas é uma arma poderosíssima, por isto é que nossas células começam com a exaltação, para que tudo o mais que vier a acontecer depois na célula seja abençoado por Ele. Este tempo reservado deve ser valorizado e nunca ser corrido, às pressas, pois é a porta de entrada para uma célula bem-sucedida.

Perguntas

1) Qual é a importância da exaltação a Deus na célula?
2)  Você é feliz em crer em Jesus, mesmo sem tê-lo visto pessoalmente?

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;

“TU ÉS DIGNO, SENHOR, NOSSO DEUS, DE RECEBER A HONRA, A GLÓRIA E A MAJESTADE,
PORQUE CRIASTE TODAS AS COISAS, E POR TUA VONTADE É QUE EXISTEM E FORAM CRIADAS”
(Ap 4,11)

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

.

| 2ª feira | 7h (Celebração)
| 3ª feira | 7h e 19h30
| 4ª feira | 7h e 19h30 (Setor)