Mensagem do Dia - 21/09/2018

Não existe dia, nem hora, nem lugar para Deus agir em sua vida. Ele sabe do seu coração e lhe surpreende diante do que você precisa, saiba que Ele está agindo a todo momento durante o seu dia. Acredite no milagre que pode acontecer na sua vida. Tenha uma sexta-feira abençoada!

O rico e profundo mundo das células (continuação) | 19 a 25/02/2018

Tema: O rico e profundo mundo das células (Cont.)

Salmo: 133 (NTLH)
Leitura: Rm 12,1-16

Gênese das células, fundamentada na Palavra, estrutura 5Es, sua alma e identidade, são algumas das tantas “riquezas patrimoniais” do nosso mundo celular. Hoje vamos conversar sobre mais uma dessas riquezas: “OS MEMBROS DE UMA CÉLULA”.

O apóstolo Paulo desenvolve o sentido de membresia do corpo de Cristo, de pertença a esse corpo em várias de suas cartas (cf: Rm 12,1-16 / 1 Cor 12,12-31 / Ef 4,1-16). Nestas e em outras passagens descobrimos que pertencemos uns aos outros especialmente pela graça do batismo. Em uma célula este sentimento de “PERTENÇA”, de sermos membros uns dos outros é melhor vivido e compreendido pela própria origem e natureza de uma célula, e especialmente pelo sentido de uma célula que é “SER COMUNIDADE”, de irmãos e irmãs que vivem aqueles valores que conversamos semana passada narrados em At 2,42-47, que chamamos “ALMA DE UMA CÉLULA”.

Cada membro e sua célula como um todo devem trabalhar para que este sentimento de pertença, de ser um do outro de fato aconteça na sua “comunidade celular” ou o “corpo celular”. Podemos entender a sua célula como um corpo onde cada membro é parte deste corpo (Rm 12,5) e se você notar nas leituras sugeridas, Paulo diz que todos, veja bem, “TODOS” os membros tem dons. Cada um diferente do outro, mas que tem um dom, tem. E nem falamos em termos dos dons extraordinários (profecia, milagres, curas, entre outros). Falamos naqueles dons naturais que são também presentes de Deus para que cada um de nós os usemos para o crescimento de nossa célula, de nossa comunidade: amizade, compreensão, paciência, perdão, confiança, ombro amigo, escuta sincera, saber ouvir, acolhimento.

Aqui nos admiramos também da beleza do corpo humano, nem nos referimos tanto a beleza estética, mas a beleza da “COMPLEMENTARIEDADE DOS MEMBROS”, cada qual com sua função específica age em função do bem estar do conjunto do corpo. A mão com a ajuda dos braços leva os alimentos até a boca, esta por sua vez os tritura e os envia para o estômago e ali serão processados e transformados em proteínas que seguirão via canais sanguíneos seu caminho de sustentação de todo o corpo.

Assim em um corpo celular, nesta partilha de dons e na ajuda mútua, este sentimento de pertencer a este corpo como membro unido vai se fortalecendo, se solidificando. É na VIVÊNCIA CELULAR que o sentido de corpo e ser membro uns dos outros se realiza, conforme esta belíssima expressão de São Paulo aos Efésios: “É ele quem faz com que o corpo todo fique bem ajustado e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. E, assim cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor” (Ef 4,16).

Por esta passagem podemos entender ainda que:

1) O corpo unido alimenta todos os membros: Um corpo só é forte e com condições de sobreviver e alimentar seus membros se os membros estiverem unidos a ele, corpo não é corpo sem seus membros.
2) Um membro não sobrevive fora do corpo: Nunca se viu um braço andando sozinho por aí, ou um cérebro ou coração. Por mais vitais que sejam estes órgãos, fora do corpo morrem, no momento em que o membro se desliga do corpo ele se desliga da fonte que o alimentava.
Que nossas células sejam então este belíssimo corpo, onde cada membro se ajuda e faz este corpo ficar cada dia mais bonito e atraente. Amém!

(continua...)

Perguntas:

1) Como me sinto como membro de minha célula?
2) Me sinto membro da célula assim como o membro de um corpo?

4º Passo= Evangelização

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos

1- Orar uns pelos outros (após breve partilha);
2- Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
3- Orar por todas as pastorais e movimentos;
4- Pelos encontros de formação de líderes;
5- Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
6- Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
7- Por todo trabalho de células;
8- Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
9- Orar pelos aniversariantes do mês;
10- Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
11- Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

“É MELHOR HAVER DOIS DO QUE UM, PORQUE DUAS PESSOAS TRABALHANDO JUNTAS
PODEM GANHAR MUITO MAIS. SE UMA DELAS CAI, A OUTRA A AJUDA A SE LEVANTAR.
MAS SE ALGUÉM ESTÁ SOZINHO E CAI, FICA EM MÁ SITUAÇÃO PORQUE NÃO TEM NINGUÉM
QUE O AJUDE A SE LEVANTAR... UMA CORDA DE TRES CORDÕES É MAIS DIFICIL DE ARREBENTAR”
(Ecle 4, 10-12)

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

2ª feira | 7h (Celebração)
3ª feira | 7h | 19h30
4ª feira | 7h | 19h30 (Setor 10
Rua Pedro Tursi, 200)