Mensagem do Dia - 21/09/2018

Não existe dia, nem hora, nem lugar para Deus agir em sua vida. Ele sabe do seu coração e lhe surpreende diante do que você precisa, saiba que Ele está agindo a todo momento durante o seu dia. Acredite no milagre que pode acontecer na sua vida. Tenha uma sexta-feira abençoada!

O rico e fecundo mundo das células | 05 a 11/02/2018

Tema: O rico e fecundo mundo das células

Salmo: 23 (NTLH)
Leitura: Rm 15,1-9

Quando você foi chamado a participar de uma célula, talvez não tivesse ainda uma plena compreensão e conhecimento de tudo o que significa uma vida cristã- católica vivenciada no ambiente do mundo das células. E mesmo para os nossos irmãos e irmãs mais antigos, ainda que já caminhem há mais tempo na experiência de vida celular, sempre é bom recordar, reviver, reaprender e renovar nosso "ardor celular".

A vida em células tem sido uma das mais gratas surpresas do Espírito Santo, senão a mais grata surpresa para a Igreja de nossos tempos. Este mundo das células é composto de uma série de elementos que se completam e oferecem o mais completo jeito de ser Igreja em nossos tempos e todos estes elementos se encontram na palavra de Deus.

Primeiramente a gênese, o início, a dinâmica, a essência, a ideia central de uma célula está na vontade primeira de Deus para com a humanidade: "Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra" (Gn 1,28). Assim como Deus nosso Pai quer que sua obra prima, que somos nós, nos multipliquemos, a dinâmica de uma célula é também crescer e se multiplicar. Como as células de nosso corpo, uma célula é "NATURALMENTE FECUNDA”: está em seu DNA crescer, se expandir e se multiplicar. Uma célula sadia grita, anseia por se multiplicar. Seus membros não se conformam em ter para si somente esta graça de viver em uma célula, eles querem que mais pessoas de seu relacionamento também sejam membros desta célula.

A segunda riqueza de uma célula na sua praticidade está na sua fundamentação na Palavra e na experiência da história da Salvação do povo de Deus, em melhor aproveitamento pastoral, administrativo, espiritual.

Como coordenar um grande povo ou uma grande missão senão se organizando em pequenos grupos? O primeiro exemplo vem de um grande profeta chamado por Deus para libertar seu povo da escravidão do Egito. Sua humildade em "ouvir" os mais experientes o fez refletir sobre a maneira errada em que conduzia seu povo rumo a terra prometida. Assim, Moisés reorganizou seu povo em pequenos grupos para obter melhores resultados administrativos, pastorais e espirituais.

O segundo exemplo vem de nosso Senhor Jesus Cristo, sábio como é, não preparou multidões, mas organizou e preparou uma pequena comunidade de 12 homens (optou pela qualidade), os enviou, depois os 72 e mais tarde a todos os convertidos e assim conquistou o mundo (qualidade que gera quantidade). É preciso conquistar as massas, as multidões, mas a vivência, a vida em comunidade, acontece nos RELACIONAMENTOS entre os mais próximos, foi por isto que Moisés se reorganizou em pequenos grupos, foi por isto que Jesus reuniu somente 12.

A terceira riqueza de uma célula podemos dizer que é a sua "ESTRUTURA FUNCIONAL" que contempla um verdadeiro itinerário espiritual, social, relacional. São os chamados 5E´s: Encontro, Exaltação, Edificação, Evangelização, Entrega. Sem ser uma estrutura rígida, mas sim um "caminho" a ser seguido naquela uma hora em que você se encontra semanalmente com seus irmãos e irmãs de célula. Cada um destes “E´s” oferecem uma oportunidade enorme de crescimento cada um em seu significado, teremos oportunidade de os conhecer melhor daqui para a frente.

(continua...)

Perguntas:

1) Como tem sido minha vida em células?
2) O que eu penso destas riquezas?

4º Passo= Evangelização

AVISOS:
1) Em março reinicia-se a nossa ECEFP (Escola Celular de Formação Permanente), que agora está de “CARA NOVA E CONTEÚDO NOVO”, toda voltada para a nossa realidade de células, uma grande bênção para nossas lideranças e membros de células. As aulas serão ministradas às quartas feiras, às 19h30, na Sala Esperança, a partir de 07/03. As inscrições estarão abertas a partir do dia 12/02 na Secretaria Paroquial. As vagas são limitadas, não deixe para a última hora para fazer sua inscrição

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos

1- Orar uns pelos outros (após breve partilha);
2- Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
3- Orar por todas as pastorais e movimentos;
4- Pelos encontros de formação de líderes;
5- Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
6- Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
7- Por todo trabalho de células;
8- Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
9- Orar pelos aniversariantes do mês;
10- Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
11- Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMILIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

2ª feira | 7h (Celebração)
3ª feira | 7h | 19h30
4ª feira | 7h | 19h30 (Setor 10
Rua Pedro Tursi, 200)