Mensagem do Dia - 16/11/2018

Agradeça a Deus por iluminar o seu caminho. Nossa vida tem sido marcada por realizações diárias, que às vezes não conseguimos ver, mas saiba que a graça de Deus se faz presente em todos os momentos da nossa vida. Analise bem a sua vida, perceba que temos muito mais para agradecer do que para reclamar. Tenha uma sexta-feira iluminada!

O poder da Palavra de Deus | 17 a 23/09/2018

Data: 17 a 23/09/2018

Tema:“O poder da Palavra de Deus”

Salmo: 119,33-40
Leitura: II Tim 3,14-17

Ouça o estudo da semana

Introdução: Quando queremos conhecer alguém, não basta lhe contarmos quem somos, as coisas de que gostamos e os nossos problemas. É preciso permitir também que a outra pessoa fale conosco. Além de falarmos com Deus em nossas orações, precisamos deixar que Ele fale conosco, através da Bíblia. Deus quer que o conheçamos (Joa 17,3). Ele quer que o ouçamos, assim como nossos amigos, quando conversamos com eles. A Bíblia é composta do Antigo Testamento, escrito antes de Cristo, e do Novo Testamento, que começa com a vida de Cristo. Ela contém 73 livros ou escritos, uma verdadeira biblioteca, inspirados pelo Espírito Santo. A Bíblia é a mensagem que Deus dirigiu e continua a dirigir aos homens. A Sagrada Escritura foi escrita durante um período de mais de 1.500 anos, em três línguas diferentes (Aramaico, Hebraico e Grego). Mesmo assim, ela é um livro e não muitos, e tem um tema central do princípio ao fim. Se quisermos crescer e frutificar como cristãos, precisamos ler a Bíblia com a disposição de obedecê-la. Já vimos como é importante ler a Bíblia; vamos ver agora como tornar essa leitura uma parte regular de nossa vida.

Se quisermos crescer em nosso relacionamento com Deus, precisamos ouvir e entender o que ele está nos dizendo. Aqui estão alguns passos para ajudá-lo, enquanto lê a Palavra de Deus. Este método de leitura, entre tantos outros, chama-se Lectio Divina ou leitura orante da Palavra de Deus:

1º-ORE – PEÇA A DEUS QUE O ENSINE ENQUANTO LÊ: A Bíblia é diferente dos demais livros. É a Palavra de Deus para a humanidade, e Deus tem algo a dizer a você através de sua leitura, por isso leia com esta atitude. Coloque-se na presença de Deus. Invoque o Espírito Santo dizendo: “Senhor, obrigado por ter-me dado a sua Palavra. Ajude-me a ouvir e entender o seu amor e obedecer a seus mandamentos”. Acalme-se e faça silencio em seu coração.

2º-LEIA A PASSAGEM DUAS OU TRÊS VEZES: Escolha um texto, não precisa ser muito longo, leia pausadamente e refletidamente. Com frequência, a segunda leitura de uma passagem revela muito mais do que a primeira.

3º-PENSE SOBRE O SIGNIFICADO DAQUILO QUE LEU: Reflita sobre o texto lido e procure fazer perguntas ao texto como: O que posso aprender desta passagem? Há alguma promessa de Deus a cumprir? Há algum exemplo a seguir? Há algum pecado a evitar? Como esta passagem se aplica a mim, ao meu casamento, relacionamentos, ministério. É útil escrever seus pensamentos em um caderno, para não os esquecer. Anote também qualquer coisa que não consiga entender, talvez possa pesquisar mais tarde, ou perguntar ao padre ou alguém sobre esses assuntos. Pe. Jonas Abib, da Comunidade Canção Nova, propõe em seu livro “A Bíblia do meu dia-a-dia” um diário espiritual, sendo a ideia bastante válida.

4º-ORE A RESPEITO DO TEXTO LIDO: Fale com Deus, espontaneamente, a respeito do que você leu e meditou, peça forças para viver a Palavra ou a graça de compreendê-la melhor. Também os Salmos podem ser usados como resposta. Não esqueça de louvar e agradecer a Deus pela sua Palavra.

5º-SILENCIE-SE: É a contemplação. O momento que nos calamos, calamos nossos pensamentos e desejos e permitimos que Deus nos fale no profundo do coração, sem palavras. Neste passo a Palavra se aprofunda e é depositada no cofre do nosso coração, para que a utilizemos no momento oportuno. Também podemos escolher uma frase, a que mais tocou e decora-la. A Palavra de cor, quer dizer, por no coração.

Conclusão: Ler a Bíblia diariamente nos ajudará a crescer em nosso relacionamento com Deus. Comece lendo a 1ª Carta de João, pois ali encontramos os fundamentos de nossa fé. Separe alguns minutos cada dia para ler sua Bíblia e pensar sobre o que Deus lhe fala. Se você já separou dez minutos para orar, separe outros dez (pelo menos) para ler a Bíblia. Você vai precisar reservar tempo especial para isso, sendo trinta minutos o tempo ideal. Seria ótimo se isso fosse a primeira coisa do seu dia, se isso não for possível, arranje uma hora fixa e cumpra seu horário. E, não se esqueça de anotar em seu caderno de anotação e leitura bíblica (se ainda não tem, providencie um rapidamente) as coisas que está pedindo a Deus e aprendendo com Ele. Além das perguntas que você não entender, não se envergonhe de apresentar suas dúvidas a um amigo da célula mais experiente. Conheça a Palavra de Deus, e sua vida se transformará numa maravilhosa aventura. (Texto extraído da apostila “Mais que Vitoriosos”)

Perguntas

1- Você tem o hábito regular de ler a Bíblia?
2- O que a Bíblia acrescenta à sua vida?

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;

“DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA”

2ª feira | 7h (Celebração)
3ª feira | 7h | 19h30
4ª feira | 7h | 15h | 19h30