ENSINA-NOS SENHOR, A DEDICAR TEMPO
SILÊNCIO E ATENÇÃO À ESCUTA DA VOSSA PALAVRA

Saiba Mais

Mensagem do Dia - 15/10/2018

Um pontinho no horizonte pode parecer gigante, dependendo do ponto de vista. Às vezes podemos sobrestimar as nossas opiniões e posições a favor do próximo. Mas não esqueça que somos um pequeno grão de areia nas mãos de Deus. Podemos ser pequenos diante de tudo, mas somos amados e estimados pelo Pai eterno que nos ama incondicionalmente. Tenha uma semana de graças e misericórdia em sua vida!

Aprendendo com as formigas | 15 a 21/10/2018

Data: 15 a 21/10/2018
Tema:“Aprendendo com as formigas”
Salmo: 116

Leitura: Pr 6, 6-11

Ouça o estudo da semana

À Igreja que se reúne nas casas, Paz!

Introdução: Quando Salomão recomendou que o preguiçoso fosse observar a formiga, quis apresentar-lhe um exemplo de trabalho e persistência.

A Preguiça: “Então o preguiçoso diz: “Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco” (V-10). A preguiça é uma inimiga do nosso desenvolvimento pessoal, da realização dos nossos sonhos e do crescimento profissional, estudantil, financeiro e ministerial (religioso). Quando ela se instala nos tornamos indolentes, covardes diante de qualquer situação que exija esforço e trabalho. Costumamos adiar o início de qualquer tarefa. Exemplo: orar, evangelizar e buscar novos membros para a célula. A preguiça nos leva sempre a encontrar uma desculpa para justificar tal atitude. Exemplo: “Ninguém quer saber de Deus ou de célula”. Ficamos sonhando, pedindo a Deus uma graça, uma bênção, querendo que o Senhor faça tudo e ainda nos dê a bênção na mão (nossa célula cresça e se multiplique sem precisar evangelizar).

A formiga: “Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! Elas não têm líder, nem chefe, nem governador, mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno”.  (V - 6-8). A formiga é minúscula, mas determinada. Leva pesos superiores ao seu e não descansa enquanto não termina a tarefa. É organizada, disciplinada e com um senso de dever fortemente desenvolvido. Constrói uma organização onde o funcionamento é eficiente e atende a necessidade de todos. E é um inseto! Sem raciocínio, sem recursos, limitadas de ciência, sem máquinas ou tecnologia.

Conclusão: Você tem todas as facilidades do mundo moderno a sua disposição. O que está esperando? Acordar com o barulho de alguém realizando o que você estava sonhando fazer? Expulse a preguiça de sua vida! Inicie um trabalho e o termine para sentir a satisfação de uma realização. Não deixe de sonhar, mas trate de arregaçar as mangas e trabalhar pela realização do seu sonho pessoal e celular. Que Deus o abençoe.

Perguntas

  1. Você é ativo (a) ou preguiçoso (a)?
  2. O que você tem realizado pessoalmente?
  3. O que sua célula tem realizado?

 


 

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

  1. Orar uns pelos outros (após breve partilha);
  2. Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
  3. Orar por todas as pastorais e movimentos;
  4. Pelos encontros de formação de líderes;
  5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
  6. Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
  7. Por todo trabalho de células;
  8. Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
  9. Orar pelos aniversariantes do mês;
  10. Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
  11. Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

“DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA”

Vencendo gigantes | 08 a 14/10/2018

Data: 08 a 14/10/2018

Tema:“Vencendo gigantes”

Salmo: 9
Leitura: I Samuel 17, 4-11; 32-51

Ouça o estudo da semana

Introdução: A história de Davi enfrentando o gigante Golias é uma história de superação de obstáculos, vitória sobre o medo, conquista do impossível e derrota dos inimigos. Temos muito a aprender com esse relato bíblico. Você tem algum “gigante” no seu caminho? Você está sofrendo alguma ameaça? Você tem algum problema difícil ou até impossível de ser resolvido? Você, líder, tem obstáculos na sua célula que parecem gigantes? Deus tem estratégias para você vencer estes gigantes:

1- Confie no Senhor: “O SENHOR Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu. — Pois bem! — Respondeu Saul. — Vá, e que o SENHOR Deus esteja com você!” (v-37). Davi foi orientado a usar as armaduras próprias de um soldado daquela época: capacete de bronze, couraça e espada. Os soldados confiavam nas suas armas de guerra, nos seus cavalos e na sua própria força, por isso é que fugiram do gigante Golias, pois ele superava a todos em armas e em força física. Porém, Davi largou as armaduras e decidiu confiar no Senhor e Deus veio ao seu encontro. O mesmo Deus que socorreu Davi também virá socorrer você. Confie!

2 – Faça sempre uma confissão positiva: Hoje mesmo o SENHOR Deus entregará você nas minhas mãos; eu o vencerei e cortarei a sua cabeça. E darei os corpos dos soldados filisteus para as aves e os animais comerem. “Então o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus...” (v-46). Enquanto os soldados provocados por Golias fugiram assustados, Davi retrucou as palavras de destruição de Golias, com palavras de coragem e fé, e isso o encheu de ânimo e determinou a sua vitória. Deus jamais nos vê como derrotados, nem nos autoriza a sermos pessimistas ou desistirmos das nossas lutas, problemas e desafios! Somos alimentados pelo que confessamos (Pv 18,7;20-21).

3 – Entregue seus gigantes a Jesus:... e todos aqui verão que ele não precisa de espadas ou de lanças para salvar o seu povo. Ele é vitorioso na batalha e entregará todos vocês nas nossas mãos.” (v-47). Davi tinha plena consciência de que pelas suas forças jamais conseguiria vencer Golias. Por isso, ele entrega mais este desafio nas mãos do Senhor, pois ele diz: “Hoje mesmo Deus entregará você nas minhas mãos; eu o vencerei...” (v-46).

Os nossos problemas e desafios podem ser “gigantes”, mas não são maiores do que nosso Deus! Convido você e sua célula a entregarem os seus “gigantes” para Jesus. Ele o (a) fará forte e vencedor (a).

Conclusão: Aquilo que era pouco provável ou até mesmo impossível aos olhos humanos aconteceu. Davi venceu o gigante Golias com não apenas uma funda na mão, mas com o coração entregue ao Senhor. Você deseja vencer os seus “gigantes”? Então, entregue o seu coração a Jesus e o receba como Senhor e Salvador e veja o milagre de Deus na sua vida!

Perguntas

  1. Qual ou quais os gigantes da sua vida?
  2. Você já venceu algum gigante? Conte para os membros de sua célula.

 

 


 

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

  1. Orar uns pelos outros (após breve partilha);
  2. Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
  3. Orar por todas as pastorais e movimentos;
  4. Pelos encontros de formação de líderes;
  5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
  6. Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
  7. Por todo trabalho de células;
  8. Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
  9. Orar pelos aniversariantes do mês;
  10. Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
  11. Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

“DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA”

Um Deus que ama e corrige | 01 a 07/10/2018

Data: 01 a 07/10/2018

Tema:“Um Deus que ama e corrige”

Salmo: 47
Leitura: Hb 12, 5-13

Ouça o estudo da semana

Introdução: A Carta aos Hebreus foi destinada aos cristãos que eram oprimidos por muitas provações, das quais não entendiam nem o motivo e nem o sentido. Como eles, também nós muitas vezes nos perguntamos: porque, embora tenhamos praticado o bem somos atingidos por tantas angustias? Por que aquele que é trapaceiro, é bem-sucedido e tem sorte? A lição de hoje para as células procura encontrar ema explicação para estes fatos e se serve de um exemplo tirado da vida familiar.

Mensagem: Se um professor tem entre seus alunos também o próprio filho, não faz distinções: quer que todos se esforcem e assimilem as suas explicações. Se observa que alguém é preguiçoso e distraído, seja quem for, chama a sua atenção com frequência. Entretanto, se é o seu próprio filho que não se comporta bem, as suas repreensões são mais severas. É mais rígido com o seu filho. Exige que se esforce, corrige-o, faz-lhe ameaças, recorre até a métodos mais duros, quando necessários. Eis – diz-nos o trecho de hoje – por que Deus nos submete a tantas provas. Para nos corrigir e aperfeiçoar-nos. “O Senhor corrige a quem ama, e castiga todo aquele que reconhece por seu filho. Estais sendo provados para a vossa correção. É Deus quem vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige?” (V- 6-7). A correção de Deus é a prova que Ele se interessa por nós, quer o nosso bem e não nos considera estranhos, mas filhos. “Mas se permanecêsseis sem a correção que é comum a todos, seríeis ilegítimos e não filhos legítimos” (V- 8).

É evidente que, no momento da repreensão, do castigo e da “bronca” as crianças e os jovens não ficam satisfeitos com a severidade do pai, mas quando crescerem, ser-lhe-ão gratos pela educação que receberam. “É verdade que toda correção parece, de momento, antes motivo de tristeza que de alegria. Mais tarde, porém, traz aos que por ela se exercitaram o melhor resultado de justiça e de paz”. (V- 11).

Agora, nós pensamos que as desgraças e sofrimentos são enviados por Deus. Ele só que o nosso bem e a nossa felicidade. As doenças e aflições não procedem de Deus, mas das circunstâncias da vida e, às vezes, da maldade dos homens; outras vezes, da ação do maligno (Jó 1,6-22;2,1-10). O que a leitura quer nos ensinar é que Deus se serve também dos acontecimentos dolorosos, que se abatam sobre nós, para ajudar-nos a crescer na vida espiritual; para induzir-nos a sermos mais generosos, mais sensíveis, menos voltados para o nosso egoísmo.

Conclusão: Só podemos entender a correção do Senhor, se entendermos o seu amor. Ele deseja que sejamos adultos na fé e que tenhamos um caráter santo de Jesus. Você está passando por alguma provação? Entregue-a a Deus, procure descobrir o que Deus quer falar e fazer através dela e confie que tudo concorrerá para o seu bem, pois Deus é pai e cuida de nós com carinho.

Perguntas

1 - Você está passando por alguma provação no momento?
2 - Consegue ver a mão de Deus nisso? Já tirou algum ensinamento das dificuldades?

 


 

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

  1. Orar uns pelos outros (após breve partilha);
  2. Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
  3. Orar por todas as pastorais e movimentos;
  4. Pelos encontros de formação de líderes;
  5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
  6. Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
  7. Por todo trabalho de células;
  8. Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
  9. Orar pelos aniversariantes do mês;
  10. Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
  11. Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

“DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA”

Conquistando seus alvos (objetivos) | 24 a 30/09/2018

Data: 24 a 30/09/2018

Tema:“Conquistando seus alvos (objetivos)”

Salmo: 84
Leitura: Lc 5, 17-26

Ouça o estudo da semana

Veja alguns passos para conquistar objetivos a partir da atitude do paralítico e de seus amigos:

1 – Aprenda a trabalhar em equipe
“Apareceram algumas pessoas trazendo num leito um homem paralítico; e procuravam introduzi-lo na casa e pô-lo diante dele.” (v-18).
O objetivo daqueles amigos era ver seu amigo curado da paralisia. Para isso, eles compreenderam que para chegar à solução do problema tinham que se unir, e unidos, conseguiriam levar o amigo até Jesus, que então o curou. Todos nós temos sonhos e desejamos vê-los concretizados, contudo, nem todos estão dispostos a trabalhar em equipe.  A Bíblia ensina que o próprio Deus trabalha em equipe. O Pai, o Filho e o Espírito Santo trabalham em equipe: “Façamos o homem à ‘nossa’ imagem e semelhança.” (Gn 1, 26). Se você quer conquistar algo, una-se às pessoas de fé. A visão celular só funciona se houver espírito de equipe. Todos na célula se unem para atingir um único objetivo: crescer e multiplicar.

2 – Descubra o poder da inovação
“Mas não achando por onde o introduzir, por causa da multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o arriaram com o leito ao meio da assembleia, diante de Jesus” (v-19).
Os amigos do paralítico diante da dificuldade surgida, não sendo possível entrar pela porta, resolveram inovar. Muitas vezes nós até tentamos fazer alguma coisa em face dos problemas, mas quando nos deparamos com obstáculos, desistimos. Na verdade, a competição no mercado de trabalho, as dificuldades na vida matrimonial, a realidade moral e tantas outras coisas, são como a multidão que nos impede de chegar onde está Jesus. É preciso que tenhamos coragem para ousar fazer algo novo, isto é, sair do convencional e enfrentar o desconhecido; abrir espaço para o novo; ser criativo como foi Davi que venceu Golias não com espada, mas com pedras (I Sm 17, 48-50). Inove sua vida pessoal, conjugal, enfim, em tudo, obedecendo aos princípios da Palavra de Deus.

 3- Tenha uma visão de fé
“Vendo a fé que tinham, disse Jesus: Meu amigo, os teus pecados te são perdoados” (v- 20).
Os amigos do paralítico formaram uma equipe vencedora e descobriram um jeito inovador de chegar ao objetivo: a cura do paralítico. Eles fizeram tudo baseado numa visão de fé em Jesus. Eles negaram aceitar a situação do amigo e então, em primeiro lugar, a cura aconteceu no coração deles, para depois se materializar (Hb 1, 1-3). Se você crê que Deus pode mudar sua história, sua situação atual, tenha certeza: ela já está mudando. Estar com outras pessoas trabalhando em equipe, sendo criativo, mas sem fé, não significa nada no mundo espiritual. Tenha uma visão de fé para tudo em sua vida: sua família, emprego, célula, porque Jesus está olhando para dentro de você e se Ele encontrar fé, o seu sucesso está garantido e seus alvos concretizados.

Conclusão:
Os amigos do paralítico são para nós modelo de conduta espiritual a ser seguido nestes dias tão difíceis em que estamos vivendo, pois jamais devemos nos dar por vencidos diante de nossos problemas e obstáculos, que se levantam para que possamos solucioná-los. Una-se com pessoas de fé. Seja criativo e alimente seu coração com uma visão de fé positiva. Seus alvos já são realidades no mundo espiritual.

Perguntas

1) Quais são seus alvos na vida?
2) Você pensa ter fé suficiente para alcançá-los?

 


 

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

  1. Orar uns pelos outros (após breve partilha);
  2. Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
  3. Orar por todas as pastorais e movimentos;
  4. Pelos encontros de formação de líderes;
  5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
  6. Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
  7. Por todo trabalho de células;
  8. Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
  9. Orar pelos aniversariantes do mês;
  10. Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
  11. Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

“DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA”

 

O poder da Palavra de Deus | 17 a 23/09/2018

Data: 17 a 23/09/2018

Tema:“O poder da Palavra de Deus”

Salmo: 119,33-40
Leitura: II Tim 3,14-17

Ouça o estudo da semana

Introdução: Quando queremos conhecer alguém, não basta lhe contarmos quem somos, as coisas de que gostamos e os nossos problemas. É preciso permitir também que a outra pessoa fale conosco. Além de falarmos com Deus em nossas orações, precisamos deixar que Ele fale conosco, através da Bíblia. Deus quer que o conheçamos (Joa 17,3). Ele quer que o ouçamos, assim como nossos amigos, quando conversamos com eles. A Bíblia é composta do Antigo Testamento, escrito antes de Cristo, e do Novo Testamento, que começa com a vida de Cristo. Ela contém 73 livros ou escritos, uma verdadeira biblioteca, inspirados pelo Espírito Santo. A Bíblia é a mensagem que Deus dirigiu e continua a dirigir aos homens. A Sagrada Escritura foi escrita durante um período de mais de 1.500 anos, em três línguas diferentes (Aramaico, Hebraico e Grego). Mesmo assim, ela é um livro e não muitos, e tem um tema central do princípio ao fim. Se quisermos crescer e frutificar como cristãos, precisamos ler a Bíblia com a disposição de obedecê-la. Já vimos como é importante ler a Bíblia; vamos ver agora como tornar essa leitura uma parte regular de nossa vida.

Se quisermos crescer em nosso relacionamento com Deus, precisamos ouvir e entender o que ele está nos dizendo. Aqui estão alguns passos para ajudá-lo, enquanto lê a Palavra de Deus. Este método de leitura, entre tantos outros, chama-se Lectio Divina ou leitura orante da Palavra de Deus:

1º-ORE – PEÇA A DEUS QUE O ENSINE ENQUANTO LÊ: A Bíblia é diferente dos demais livros. É a Palavra de Deus para a humanidade, e Deus tem algo a dizer a você através de sua leitura, por isso leia com esta atitude. Coloque-se na presença de Deus. Invoque o Espírito Santo dizendo: “Senhor, obrigado por ter-me dado a sua Palavra. Ajude-me a ouvir e entender o seu amor e obedecer a seus mandamentos”. Acalme-se e faça silencio em seu coração.

2º-LEIA A PASSAGEM DUAS OU TRÊS VEZES: Escolha um texto, não precisa ser muito longo, leia pausadamente e refletidamente. Com frequência, a segunda leitura de uma passagem revela muito mais do que a primeira.


 

3º-PENSE SOBRE O SIGNIFICADO DAQUILO QUE LEU: Reflita sobre o texto lido e procure fazer perguntas ao texto como: O que posso aprender desta passagem? Há alguma promessa de Deus a cumprir? Há algum exemplo a seguir? Há algum pecado a evitar? Como esta passagem se aplica a mim, ao meu casamento, relacionamentos, ministério. É útil escrever seus pensamentos em um caderno, para não os esquecer. Anote também qualquer coisa que não consiga entender, talvez possa pesquisar mais tarde, ou perguntar ao padre ou alguém sobre esses assuntos. Pe. Jonas Abib, da Comunidade Canção Nova, propõe em seu livro “A Bíblia do meu dia-a-dia” um diário espiritual, sendo a ideia bastante válida.

4º-ORE A RESPEITO DO TEXTO LIDO: Fale com Deus, espontaneamente, a respeito do que você leu e meditou, peça forças para viver a Palavra ou a graça de compreendê-la melhor. Também os Salmos podem ser usados como resposta. Não esqueça de louvar e agradecer a Deus pela sua Palavra.

5º-SILENCIE-SE: É a contemplação. O momento que nos calamos, calamos nossos pensamentos e desejos e permitimos que Deus nos fale no profundo do coração, sem palavras. Neste passo a Palavra se aprofunda e é depositada no cofre do nosso coração, para que a utilizemos no momento oportuno. Também podemos escolher uma frase, a que mais tocou e decora-la. A Palavra de cor, quer dizer, por no coração.

Conclusão: Ler a Bíblia diariamente nos ajudará a crescer em nosso relacionamento com Deus. Comece lendo a 1ª Carta de João, pois ali encontramos os fundamentos de nossa fé. Separe alguns minutos cada dia para ler sua Bíblia e pensar sobre o que Deus lhe fala. Se você já separou dez minutos para orar, separe outros dez (pelo menos) para ler a Bíblia. Você vai precisar reservar tempo especial para isso, sendo trinta minutos o tempo ideal. Seria ótimo se isso fosse a primeira coisa do seu dia, se isso não for possível, arranje uma hora fixa e cumpra seu horário. E, não se esqueça de anotar em seu caderno de anotação e leitura bíblica (se ainda não tem, providencie um rapidamente) as coisas que está pedindo a Deus e aprendendo com Ele. Além das perguntas que você não entender, não se envergonhe de apresentar suas dúvidas a um amigo da célula mais experiente. Conheça a Palavra de Deus, e sua vida se transformará numa maravilhosa aventura. (Texto extraído da apostila “Mais que Vitoriosos”)

 

Perguntas

1- Você tem o hábito regular de ler a Bíblia?
2- O que a Bíblia acrescenta à sua vida?

 


 

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

  1. Orar uns pelos outros (após breve partilha);
  2. Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
  3. Orar por todas as pastorais e movimentos;
  4. Pelos encontros de formação de líderes;
  5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
  6. Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
  7. Por todo trabalho de células;
  8. Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
  9. Orar pelos aniversariantes do mês;
  10. Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
  11. Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

“DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA”

Pagina 1 de 40

Cada casa, uma célula que cresce e se multiplica; cada membro, um discípulo e missionário de Jesus Cristo.

Missas

2ª feira | 7h (Celebração)
3ª feira | 7h | 19h30
4ª feira | 7h | 19h30 (Setor 03
Rua Gemini, 82)
5ª feira | 7h | 12h15 | 19h30
6ª feira | 7h | 15h15
Sábado | 19h (Igreja e CP4)
Domingo | 7h30 | 10h | 12h |
17h30 | 19h30

Confissões

3ª feira | 17h30
4ª feira | 9h30
5ª feira | 9h30
6ª feira | 9h30
Sábado | 10h


Programação de 15 a 21/10/2018

(12) 3931-2959


Avenida Cassiopéia, 461
Jardim Satélite, São José dos Campos/SP
12230-011


 Regiao Pastoral V Banner site