Conheça

Mensagem do Dia - 23/04/2019

Bom dia! Declare todos os dias da tua vida que Jesus é o Senhor, entregue agora a Ele todos os teus medos e insegurança, as doenças do corpo e da alma, os pecados, vícios e toda tentação. Bendita a cruz do Senhor que expulsa da tua casa todo o mal, toda a sequência hereditária que oprimia a tua família ao longo da história. Tenha uma terça-feira para renunciar ao pecado e viver para Deus!

Queremos ver Jesus e nos comprometermos com Ele | 01 a 08/04/2019

Data: 01 a 08/04/2019
Tema:
“Queremos ver Jesus e nos comprometermos com Ele”
Salmo: 51, 1-14 (NTLH)

Leitura: Jo 12,20-33

Ouça o estudo da semana

Na medida em que a Quaresma vai chegando ao final, torna-se iminente a paixão do Senhor. Hoje é o próprio Senhor quem fala da Sua paixão por meio do Evangelho de João, apresentando-a como o mistério de sua glorificação e obediência à vontade do Pai. É provocado o diálogo pelo pedido de alguns gregos desejosos de verem Jesus. Este grupo de estrangeiros que haviam se convertido à religião judaica tinham ouvido falar de Jesus. Recorrem então a Felipe e este falou com André e, os dois, levaram a solicitação a Jesus (Vs- 20-22).

O fato em si parece bastante comum, mas para João assume um sentido simbólico e importante, que traz uma mensagem para nós. Vejamos:

1) “Ver Jesus” não significa somente “contemplá-lo com os olhos”, mas quer dizer “conhecê-lo em profundidade”, conhecer seu caráter, pensamentos, desejos; querer penetrar no íntimo da sua pessoa. Você conhece Jesus assim? Ou somente de ouvir falar “superficialmente”?

2) A primeira frase do Evangelho: “Entre o povo que tinha ido a Jerusalém...” (V-20), leva-nos a supor que esses não judeus tenham percorrido um longo caminho espiritual, antes de sentirem a necessidade de “encontrar” Jesus. Que caminho? Eram gregos, pagãos, que antes acreditavam em vários deuses e entregavam-se a práticas supersticiosas; um dia, porém, conheceram o Deus dos Judeus, acreditaram nele e aceitaram a religião judaica, por isso, estavam em Jerusalém, para celebrarem a páscoa hebraica. Qual o caminho que percorremos para chegar a Jesus? Será que também nós, já abandonamos superstições, vícios e a vida sem sentido que levávamos? Viemos para a célula, para as missas, mas agora está na hora de um verdadeiro “encontro” com Jesus.

3) Os estrangeiros não se dirigiam diretamente a Jesus, mas a seus discípulos, porque esta é a única possibilidade que existia para encontrá-lo. E veja que interessante: não recorreram a qualquer um dos apóstolos, mas se dirigiram a Felipe e André, os únicos entre os 12 que têm um nome grego, pois se identificaram com eles. E é exatamente este o propósito da evangelização OIKOS (evangelização por meio de nossos relacionamentos, de pessoas que já conhecemos). É por isso que nossas células crescem em número (neste final de semana nos alegramos com mais seis células de casais, mais quatro mistas, mais uma jovem e mais uma juvenil: parabéns a todas estas redes e que Deus dê perseverança a estas novas células, a seus líderes e seus membros). Temos que aproveitar nossos relacionamentos, para conduzirmos as pessoas a Jesus, pois pode ser que, ao contrário, nunca o encontrem. Participar de uma célula é conhecer a Cristo, tornar-se seu discípulo e comprometer-se com a missão de “buscar” outros. Se uma célula não for missionária, esta célula não é composta de verdadeiros discípulos de Cristo, correndo o sério risco de se parecer com um “clube de amigos (as)”.

4) Por último, Jesus faz alusão ao grão de trigo, que cai na terra, morre e produz fruto, como símbolo da vida entregue aos irmãos (Vs- 24-25). Para Cristo, o discípulo atinge o ponto mais alto da realização da sua vida quando se entrega à morte por amor a seus irmãos. O grão de trigo “morto” na terra reaparece multiplicado por 100 numa espiga. Jesus convida a todos nós, discípulos em células, a imitarmos o gesto prudente do agricultor, que se priva da semente. Diz a eles para não terem medo de perder a própria vida, porque quem morre por amor entra na glória de Deus! A doação é diária: em casa, no trabalho, na célula. É preciso também dizer que uma célula saudável precisa morrer, “deixar os amigos (as)”, para multiplicar, caso contrário ela “morre” de verdade, pois uma célula que não cumpre a sua vocação multiplicadora, com o tempo, perde seu sentido. Jesus transmite coragem aos seus discípulos, enfrentando a morte primeiro e mostrando que, quem doa a si mesmo por amor, chega à ressurreição.

PERGUNTAS

  1. Você já “viu” Jesus?
  2. Sua vida é como um grão de trigo, que “morre”, para amar os outros?
  3. Sua célula tem consciência de ser missionária?

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

Orar uns pelos outros (após breve partilha);
Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
Orar por todas as pastorais e movimentos;
Pelos encontros de formação de líderes;
Orar pelo padre Rogerio Felix, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
Por todo trabalho de células;
Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
Orar pelos aniversariantes do mês;
Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

Cada casa, uma célula que cresce e se multiplica; cada membro, um discípulo e missionário de Jesus Cristo.

Missas

2ª feira | 7h (Celebração)
3ª feira
| 7h (Celebração)
| 19h30 (Celebração)
4ª feira | 7h (Celebração)
| 19h30 (Setores - Celebração)
5ª feira | 7h | 12h15 | 19h30
6ª feira | 7h | 15h15
Sábado | 19 (Igreja e CP4)
Domingo | 7h | 9h30 | 12h |
17h | 19h30
(NOVOS HORÁRIOS DE MISSA)

Confissões

NESTA SEMANA NÃO
HAVERÁ CONFISSÕES

Programação de 22 a 28/04/2019

(12) 3931-2959

Avenida Cassiopéia, 461
Jardim Satélite, São José dos Campos/SP
12230-011

 Regiao Pastoral V Banner site

SEJA BEM VINDO.


Este é o novo site da Paróquia Espirito Santo.
Gostaríamos de mostrar para você algumas das funcionalidades novas que preparamos.



Conhecer o site