Esperar por quem já veio! | 05 a 10/12/2017

Tema: Esperar por quem já veio!

Salmo: Sl 27 (NTLH)
Leitura: Is 2,1-5

Ouça o estudo da semana

O nascimento de uma nova vida é sempre motivo de alegria e júbilo. Desde o momento em que o casal atesta a gravidez, nasce automaticamente a expectativa sobre a nova vida que se desenvolve a cada dia culminando no dia em que a mãe recebe a criança em seus braços. A mãe passa por um advento de nove meses até que seu filho venha, nasça e alegre toda família, parentes e amigos. Encerra-se o tempo de espera para dar lugar à presença real de mais uma nova vida.

O tempo de espera é um tempo de preparação para se receber uma nova vida: Como será? Menino ou menina? É tempo de “curtir” a certeza da nova vida que está ali, sendo gestada, bastando esperar o tempo certo de sua manifestação, de sua chegada, de sua vinda. Tempo da mãe preparar o chamado “enxoval”, receber até antecipadamente os presentes dos amigos, os cuidados que a mãe deve ter para bem cuidar e receber o fruto do amor vivido...e quando chega o dia, quanta alegria! Até a dor do parto se converte em lágrimas de felicidade e a expectativa, a espera termina, pois o que se esperava chegou!

Advento significa espera, expectativa pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, da encarnação do Verbo Divino. Advento é advento, não é o Natal ainda. Por vezes atropelamos este riquíssimo tempo e não o aproveitamos adequadamente. O tempo do advento deve ser vivido (evidentemente) com muito mais expectativa do que a mãe espera sua criança, afinal trata-se do nascimento do filho de Deus que veio nos salvar: É CRISTO QUE VEM! É CRISTO QUE JÁ VEIO!

Esperar por quem já veio não é um trocadilho, é renovar este espírito de esperança, de expectativa, pela Salvação tão desejada e querida pela humanidade. E, ao mesmo tempo, renovar também a certeza de que esta Salvação já aconteceu: o Verbo de Deus Jesus se encarnou no seio da sempre Virgem Maria pela ação do Espírito Santo, já nasceu, viveu e mostrou com sua vida:

1) Como Deus é “Quem me vê, vê o Pai” (Joã 14,11)
2) Veio para que tenhamos vida plena (Joã 10,10)
3) Veio para nos salvar (Joã 3,15-16)
4) Veio para instaurar o reino de Deus entre nós (Mt 12,28)

O Natal é a celebração deste acontecimento que veio “reatar” definitivamente a humanidade a Deus, é Cristo que veio apagar definitivamente a mancha e o peso do pecado que recaia sobre nós.

Se a figura do menino Jesus na manjedoura nos reporta à “simplicidade”, candura, humildade, pobreza do menino Deus, nos comunica também e com bem mais propriedade o “príncipe da paz”, o “Homem-Deus” e o “Deus-Homem-forte” que entregou Sua vida, sofreu, morreu e ressuscitou e está vivo entre nós.

Advento e Natal: tempos que se completam e enriquecem nossa vida espiritual!

Perguntas:

1) Como esperar adequadamente a vinda do Salvador?
2) Como viver bem o espirito do Natal?

4º Passo= Evangelização

AVISOS:
1) GRANDE CÉLULA, SEGUNDA, DIA 11/12, COM A SANTA MISSA CELEBRADA PELO PADRE LUIS FERNANDO. GESTO CONCRETO: TRAGA FRALDAS GERIÁTRICAS OU ITENS DE HIGIENE PESSOAL (SABONETE OU PASTA DE DENTES) QUE SERÃO DESTINADOS À NOSSA OBRA SOCIAL. OBS: ESTES PRODUTOS DEVERÃO SEREM ENTREGUES NA HORA DO OFERTÓRIO.

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos

1- Orar uns pelos outros (após breve partilha);
2- Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
3- Orar por todas as pastorais e movimentos;
4- Pelos encontros de formação de líderes;
5- Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
6- Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
7- Por todo trabalho de células;
8- Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
9- Orar pelos aniversariantes do mês;
10- Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
11- Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

“HOJE, O FILHO DE DEUS NASCEU: TUDO MUDA.
O SALVADOR DO MUNDO VEM PARA SE TORNAR PARTICIPANTE
DA NOSSA NATUREZA HUMANA: JÁ NÃO ESTAMOS SÓS E ABANDONADOS”
(Papa Francisco)

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMILIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

2ª feira: 7h (Celebração)
3ª feira: 7h e 19h30
4ª feira: 7h