Na escola de Maria (primeira parte) | 16 a 22/10/2017

Tema: Na escola de Maria (primeira parte)

Salmo: Sl 23 (NTLH)
Leitura: Lc 1,26-46

Ouça o estudo da semana

Maria merece estar em um pedestal. É claro que, se ela estivesse aqui conosco, na sua humildade, diria: “longe de mim tal merecimento”, mas para falar de Maria, mãe de Jesus, digo como o apóstolo Paulo: “dai a cada um o que é devido, a quem honra, honra” (Rm 13,7). Maria é uma mulher digna de ser imitada, não somente pelas mulheres, mas por todos nós, homens, e por todos os cristãos de todos os tempos, pela sua humildade, coragem, abnegação, fervor e fidelidade a Deus, ela foi uma mulher que esteve pronta a correr todos os riscos para realizar a vontade de Deus.

Nesta semana vamos ver algumas características desta mulher maravilhosa:

1) Maria foi uma mulher escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus: ser a mãe do Messias era o desejo de qualquer mulher israelita. O povo esperava o Messias da linhagem de Davi, porém o Messias ditatorial, guerreiro, libertador, déspota (aquele que governa de forma arbitrária e opressora), invencível... Mas nunca, jamais, imaginaram vir o Messias de uma cidade da Galileia, principalmente de uma família pobre de Nazaré. O povo de Jerusalém não gostava muito dos judeus da Galileia e diziam que eles não eram puros, em virtude de seus contatos com os gentios. Então desprezavam os habitantes de Nazaré. Mas Deus, em sua graça, escolheu uma jovem pobre da pequena cidade de Nazaré, na pobre região da Galileia, para ser a mãe do Messias prometido. Esta escolha teve sua origem na graça de Deus e não em qualquer mérito de Maria.

Deus não chama as pessoas porque são especiais, elas se tornam especiais porque Deus as chama. Quando o anjo aparece à Maria pela primeira vez, quando da escolha para ser a mãe do Senhor, ele diz: “Salve agraciada, o Senhor é contigo!”.

Agraciada significa favorecida, não merecedora, pois graça significa favor não merecido. Observe também que a mensagem do anjo estava na criança e não em Maria. O filho seria grande! Este é o sentido primeiro de Maria para nós: ela soube acolher a graça de Deus. Ela não foi merecedora, tornou-se merecedora. Não tinha em si mesmo algo para merecer, mas ela mereceu muita graça da parte de Deus.

O que podemos aprender nesta primeira parte? Aprender a acolher a graça de Deus! Se tem uma palavra que nós precisamos aprender e ter em nosso vocabulário é a palavra graça. Tudo é de graça! Como é que temos acolhido a graça de Deus em nossas vidas? Nós estamos sendo gratos pela graça de Deus? Nós temos entendido que nós também, como Maria, somos agraciados? Assim como Maria, também recebemos uma missão na terra. Maria recebeu a missão de carregar Jesus em seu ventre. Nós também devemos levar Jesus onde quer que nós vamos. Esta é primeira lição que aprendemos de Maria: acolher a graça de Deus!

(continua...)

Perguntas:

1) O que você entende por graça de Deus?
2) Você sabe o que é uma pessoa agraciada assim como Maria?

4º Passo= Evangelização

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos
1- Orar uns pelos outros (após breve partilha);
2- Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
3- Orar por todas as pastorais e movimentos;
4- Pelos encontros de formação de líderes;
5- Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
6- Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
7- Por todo trabalho de células;
8- Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
9- Orar pelos aniversariantes do mês;
10- Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
11- Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

“OFERECE, VIRGEM SANTA, O TEU FILHO. APRESENTA AO SENHOR O FRUTO BENDITO DO TEU VENTRE. SIM! OFERECE A HÓSTIA SANTA E AGRADÁVEL A DEUS, PARA A RECONCILIAÇÃO DE TODOS NÓS!”
(São Bernardo)

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

2ª feira: 7h (Celebração)
3ª feira: 7h e 19h30
4ª feira: 7h