Evangelização Oikós: Uma missão permanente | 09 a 15/10/2017

Salmo: Sl 126 (NTLH)
Leitura: 1Tm 4,1-5

Ouça o estudo da semana

Neste mês de outubro, a nossa Igreja dedica especial atenção às missões. Desde o envio missionário de nosso Senhor Jesus Cristo a seus discípulos: “Vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores... (Mt 28,19-20), há muito o que fazer considerando que nesta terra existem mais de sete bilhões de seres humanos e pouco mais de dois bilhões de cristãos. Uma grande desproporção!

Mas nem precisamos considerar os não-cristãos como alvos de missão. Aqui mesmo bem perto de nós, do nosso lado, em nosso trabalho e até em nossa família vemos muita gente necessitada da pessoa de Jesus e da Palavra de Deus. Vivemos então em uma “terra de missão”. Mesmo todos professando uma fé crista-católica, esta necessidade se tornou tão urgente que levou nossa Igreja, por meio de seus bispos da América Latina e do Caribe reunidos em Aparecida em 2007, a conclamar “UMA IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO”. O Papa Francisco avança e chama até nossa pastoral à conversão para este estado permanente de missão (EG 25) e aqui no Brasil a CNBB reafirma esta necessidade de se ser missionário diariamente (DGAE 2).

Na vivência em células este termo “missão permanente” é uma prática normal e se chama EVANGELIZAÇÃO OIKÓS. Quem vive em células sabe que a evangelização Oikós é a “estratégia” (meios, formas de se conseguir alguma coisa, de se atingir um objetivo) de evangelização usada por todos os membros que querem ver sua célula crescer e se multiplicar.

A palavra Oikós, como sabemos, tem sua origem do grego e significa “casa”, “família”, “todos os ambientes de uma casa”. Mas ao logo do tempo sua compreensão foi ampliada para parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, ficando assim a compreensão de Oikós para todos aqueles que fazem parte de nosso relacionamento diário. O Papa Francisco nos convida e reforça esta nossa estratégia de evangelização em sua carta apostólica Evangelii Gaudium: “Há uma forma de evangelização que nos compete a todos, cada um levar o evangelho com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos mais desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa e isso sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho” (EG 127).

É importante então, cada membro de célula fazer uma lista, traçar um plano de ação (estratégia) para desenvolver a sua evangelização Oikós e responder:

1) Já falei de Jesus e convidei para a célula minha família e parentes? Irmãos (as), tios, tias, primos (as), cunhados (as), sobrinhos (as)
2) Já falei de Jesus e convidei para minha célula meus vizinhos (as) de rua, pelo menos do andar de meu prédio?
3) Já falei de Jesus e convidei para minha célula meus colegas de trabalho?
4) Já falei de Jesus e convidei para minha célula meus colegas de faculdade e colégio?
5) Já falei de Jesus e convidei para minha célula quando estou em alguma fila de banco, de sala de espera em médicos, ponto de ônibus...?
Aproveitemos então este mês missionário para RENOVAR EM NÓS O HÁBITO da evangelização Oikós, recordando que “ser discípulo e missionário de Jesus Cristo” é parte importantíssima de nossa visão celular: “Em cada casa, uma célula que cresce e se multiplica, cada membro um discípulo e missionário de Jesus Cristo”.

Perguntas:

1) O que significa estar em estado permanente de missão?
2) Tenho praticado a evangelização Oikós?

4º Passo= Evangelização
AVISOS:
1) Parabéns às Redes Mista e de Mulheres pela realização da Noite de Oração para Mulheres, estiveram presentes cerca de 100 mulheres. Continuem assim, o trabalho com as mulheres é um campo bem amplo e pode-se fazer muitas atividades.

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos
1- Orar uns pelos outros (após breve partilha);
2- Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
3- Orar por todas as pastorais e movimentos;
4- Pelos encontros de formação de líderes;
5- Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
6- Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
7- Por todo trabalho de células;
8- Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
9- Orar pelos aniversariantes do mês;
10- Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
11- Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

“POR VEZES SENTIMOS QUE AQUILO QUE FAZEMOS NÃO É SENÃO UMA GOTA DE ÁGUA NO MAR.
MAS O MAR SERIA MENOR SE LHE FALTASSE UMA GOTA.”
(SANTA TERESA DE CALCUTÁ)

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMILIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

3ª feira: 7h e 19h30
4ª feira: 7h e 19h30 (Setor)
5ª feira: 7h, 12h15 e 19h30
6ª feira: 7h, 15hAB