Evento Fe e Negocios Banner Site

Autossuficiência: Um perigo! (primeira parte) | 18 a 24/09/2017

Tema: Autossuficiência: Um perigo! (primeira parte)

Salmo: Sl 40, 1-4 (NTLH)
Leitura: Os 13,4-6

Ouça o estudo da semana

Estamos assistindo, há cerca de alguns anos, uma grande demonstração de poder econômico e bélico por parte da Coreia do Norte em relação a todo o resto do planeta, causando mais medo e insegurança do que admiração por este crescimento e peso na balança econômica mundial. Esta “autossuficiência” faz com que seus governantes se achem no direito de mostrar ao mundo inteiro suas manobras de guerra, lançamentos de foguetes de última geração, sem nenhum constrangimento, como que, comunicando através destas manifestações, que: “nós somos maiores do que vocês, podemos mais, somos mais fortes, temos mais armas, portanto nos respeitem e cuidado porque nós somos poderosos”.

Autossuficiência por definição refere-se ao estado de não necessitar de qualquer ajuda, apoio ou interação de outros para sobreviver, um tipo de autonomia, ou ainda que vive de maneira independente, que não precisa de apoio, livre.
Este mal pode ser encontrado nos governos, nas empresas, em igrejas e muito especialmente no coração e mente das pessoas, tornando-as arrogantes, orgulhosas, cheias de si como se fossem as melhores pessoas do mundo, julgando-se “superiores” aos demais. O apóstolo Paulo adverte sobre isto: “A pessoa que pensa que é importante, quando de fato, não é, está enganando a si mesma” (Gl 6,3).

Na vida espiritual, esta autossuficiência também pode se instalar em nossos corações e mentes, com relação a posições, cargos, e mesmo quando temos progressos, avanços na vida espiritual, conhecimento das coisas de Deus. Tudo isto, embora sendo coisas boas e de Deus, nossa natureza humana pode não saber “administrar” até mesmo os benefícios conseguidos na vida espiritual, e por vezes pode, consciente e outras vezes inconsciente, acontecer de nos “inflarmos” julgando-nos superiores aos demais pelo nosso “progresso espiritual”, no crescimento de nossas células, redes, podemos até nos sentirmos mais conhecedores, mais preparados, melhores pregadores, melhores músicos, mais santos, e nos considerarmos “autossuficientes”, ou seja: “EU ME BASTO”, não preciso de meu irmão(a).

A história da Salvação registra casos fortes de prejuízos quase que irreparáveis causados por esta praga chamada autossuficiência e o primeiro caso está narrado no livro de Gênesis onde a autossuficiência levou nossos primeiros pais a decidirem que poderiam viver uma vida “INDEPENDENTE DE DEUS”, e as consequências desta atitude todos nós conhecemos, foi assim que entrou o pecado no mundo (Gn 3,1-11).

O segundo caso que podemos citar como exemplo é quando a autossuficiência leva alguém a pensar ser “SUPERIOR A DEUS” e é narrado no livro de Isaías: “Rei da Babilônia, brilhante estrela da manhã, você caiu lá do céu! Você, que dominava as nações, foi derrubado no chão! Antigamente você pensava assim: “Subirei até o céu e me sentarei no meu trono, acima das estrelas de Deus. Reinarei lá longe, no Norte, no monte onde os deuses se reúnem. Subirei acima das nuvens mais altas e serei como Deus altíssimo”. (Is 14,12-14)

O terceiro exemplo é quando a autossuficiência leva alguém a “PENSAR QUE PODE TOMAR DECISÕES QUE CABEM A DEUS”. Vemos o clássico exemplo na vida de Jesus, quando Tiago e João, filhos de Zebedeu, pedem a Jesus que os deixe sentarem-se a sua direita e esquerda no reino do céu, ao que ele responde: “...Foi Deus que preparou estes lugares e ele os dará a quem quiser” (Mc 10,40). Neste sentido o cuidado deve ser especialmente quando alguém, seja em oração, ou em uma pregação anuncia: “o Senhor falou comigo”, “o Senhor mandou que eu falasse isto para vocês”, “o Senhor está dizendo tal coisa”, etc. O cuidado aqui deve estar no discernimento, o equilíbrio de se separar o ser o “portador” de uma profecia da parte de Deus de seus próprios pensamentos e emoções por melhores que sejam. (continua)

Perguntas:

1) O que é autossuficiência?
2) Quais os perigos da autossuficiência?

4º Passo= Evangelização

AVISOS:
1) Parabéns à Rede de Casais que realizou o encontro: “Seja bem-vindo a célula”.
2) Parabéns às redes Mista e de Mulheres que se uniram para realizar a “Noite de Oração e Cura para Mulheres”, que acontecerá no dia 29/09, às 19h30, no Espaço Vida. Convite aberto as mulheres de todas as redes.
3) Acontece neste final de semana (16 e 17/09), o Retiro “Vida Plena” com 130 inscritos. PEDIMOS A TODOS ORAÇÕES pela Equipe de Formação e por todos que irão participar.

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos
1- Orar uns pelos outros (após breve partilha);
2- Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
3- Orar por todas as pastorais e movimentos;
4- Pelos encontros de formação de líderes;
5- Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
6- Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
7- Por todo trabalho de células;
8- Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
9- Orar pelos aniversariantes do mês;
10- Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
11- Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

“OS CORRUPTOS SÃO UM PERIGO, JÁ QUE SÃO ADORADORES DE SI MESMOS,
SÓ PENSAM NELES E CONSIDERAM QUE NÃO PRECISAM DE DEUS” (Papa Francisco)

“DEPENDER APENAS DE SI MESMO É UMA AUTOSSUFICIENCIA ILUSÓRIA.
É PARECER SENTIR TODOS OS CONTROLES NAS MÃOS, MAS NA VERDADE NÃO
CONTROLAR ABSOULTAMENTE NADA”

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMILIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

2ª feira: 7h (Celebração)
3ª feira: 7h e 19h30
4ª feira: 7h e 19h30 (Setor)
5ª feira: 7h, 12h15 e 19h30