Evento Fe e Negocios Banner Site

Nos caminhos da liderança cristã (primeira parte) | 17 a 23/07/2017

Tema:Nos caminhos da liderança cristã (primeira parte)

Salmo: 127,1-2 (NTLH)
Leitura: At 19,8-10

Ouça o estudo da semana

O mundo laico, com suas empresas de todos os setores da economia, tem investido muito em sua linha de frente e em potenciais pessoas que se despontam e se interessam pelo desenvolvimento de sua empresa e seu sucesso. Tais investimentos estão em alta porque se descobriu que a chave para o sucesso e desenvolvimento de qualquer atividade empresarial, social, política e até religiosa está intimamente relacionada com a qualidade dos seus líderes, sendo o inverso também verdadeiro. Quando vemos uma empresa falir ou perder clientes para a concorrência, via de regra esta perda está também ligada à postura e direcionamento que sua liderança aponta para sua empresa ou grupo que esteja à frente.

No ano passado os bispos do Brasil (CNBB) reunidos em assembleia trabalharam o tema dos leigos (as) na Igreja e entre inúmeros assuntos de grande importância foi levantada a questão da formação de líderes na Igreja. O texto é contundente e merece nossa atenção: “PERSISTE AINDA O AMADORISMO EM RELAÇÃO A PREPARAÇÃO E FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS, ISSO GERA GRANDES CONFLITOS, DISCÓRDIAS, DIVISÕES, APEGO AOS CARGOS, SERVILISMO (SUBSERVIÊNCIA), ACÚMULO DE RESPONSABILIDADES” ( Doc 105 CNBB)

Se empresas e em outras agremiações procuram sempre uma melhor qualidade de seus produtos e serviços quanto mais a Igreja deve buscar sempre um aperfeiçoamento, uma busca por uma melhor vivência e conhecimento de nossa fé: “Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (1Pe 3,18).  Um excelente atendimento, acolhimento e vivência de comunidade, a tal ponto de atrair os de fora: “Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos e a cada dia o Senhor juntava mais pessoas ao grupo das pessoas que estavam a caminho da salvação” (At 2,47)

A falta de formação em liderança gera os conflitos acima descritos, pois na Igreja, tal qual nas empresas, se trabalha com pessoas, cada qual com sua história, cultura, genialidade e comportamentos diferentes. E o Concilio Vaticano II pensou nisto há cerca de 50 anos e propôs um programa que atenda às necessidades dos leigos e leigas na Igreja. Esta proposta é muito atual, aborda a dimensão espiritual, doutrinal e humana: “FORMAÇÃO INTEGRAL”

1. Aprender a cumprir a missão de Cristo e da Igreja, vivendo da fé no mistério da criação e redenção, movido pelo Espírito Santo (Formação espiritual);
  2. Sólida instrução na doutrina (Formação doutrinal);
  3. Valores verdadeiramente humanos, em primeiro lugar: a arte de conviver e cooperar como irmãos e a de manter o diálogo (Formação humana–cristã) - (Decreto sobre o Apostolado dos Leigos)

Liderar uma célula é antes de tudo um chamado do Senhor, uma missão. Nosso Senhor chamou primeiramente os 12 e ficou com eles cerca de três anos. Conviveu, doutrinou, fez deste grupo a sua comunidade, enviou o Espírito Santo e assim os fortaleceu para continuar a sua missão. Neste tempo com os seus mais próximos, Jesus os capacitou nas três dimensões descritas acima, com esta formação e a força do Espírito Santo eles saíram a evangelizar o mundo inteiro.

Perguntas:
1) Qual a importância que a formação integral representa para mim e para a minha célula?
2) Tenho consciência de que preciso de uma boa formação, tal qual Jesus tinha e proporcionou aos seus apóstolos?

4º Passo= Evangelização

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos

5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;

“OS HOMENS ESTÃO EMPENHADOS MIL VEZES MAIS EM ADQUIRIR RIQUEZA
DO QUE FORMAÇÃO ESPIRITUAL, NO ENTANTO, SEGURAMENTE, O QUE SE ´É´
CONTRIBUI MUITO MAIS PARA A NOSSA FELICIDADE DO QUE O QUE SE ´TEM´”
(Shopenhauer)