Em tudo dai graças | 03 A 09/07/2017

Salmo: Sl 138 (NTLH)
Leitura: 1 Tess 5,15-22

Ouça o estudo da semana

Se percorrermos as livrarias, bancas de jornais, revistarias, inclusive nas publicações especializadas em temas científicos, sites, vamos encontrar uma infinidade de publicações a respeito do poder da gratidão, do agradecimento, do louvor. A prática diária do agradecimento e da gratidão proporciona inúmeros benefícios a pessoa. A neurociência explica que a felicidade está diretamente ligada à gratidão: “Quando a pessoa se sente grata, ela ativa o chamado sistema de recompensa do cérebro, trazendo uma sensação de bem-estar…”

A psicologia elenca alguns benefícios proporcionados pela prática do agradecimento e da gratidão:

1) Agradecer ajuda a reduzir muitas emoções tóxicas como a inveja, ressentimento e a frustração, aumenta de fato a felicidade e ajuda a lidar com a depressão;
2) Quem pratica a gratidão tende a se comportar de maneira mais social;
3) Ser grato ajuda no cuidado com a própria saúde;
4) Agradecer antes de se deitar ajuda a melhorar a qualidade do sono;
5) Agradecer ajuda a aumentar a autoestima;
6) Quem agradece é capaz de reconhecer suas próprias conquistas ao invés de se comparar com quem tem mais dinheiro ou melhor posição social;
7) Reduz o estresse e ajuda a superar traumas.

Nós só temos que agradecer o progresso das ciências humanas com suas pesquisas que comprovam o que a palavra de Deus há milhares de anos já ensinava: O PODER DO LOUVOR, O PODER DO AGRADECIMENTO. “Em tudo dai graças!”.

Entre tantos motivos que temos para agradecer a Deus, está especialmente o precioso dom da vida. Dentre toda a criação está a obra prima de Deus - nós mesmos -, com nossa beleza estética, espiritual e intelectual. Com nossa inteligência somos capazes de perceber toda obra da criação. Deus nos deu esta capacidade cognitiva, de conhecer, separar, discernir, distinguir o que é animal, vegetal, as cores, dar nomes ao que Deus nos deixou, progredir nas descobertas cientificas, saber escolher que caminhos seguir.

O louvor e o agradecimento são atitudes que percorrem toda a história da formação do povo de Deus: “DEPOIS DE TEREM COMIDO ATÉ FICAREM SATISFEITOS, LOUVEM O SENHOR, O SEU DEUS, PELA BOA TERRA QUE DEU A VOCÊS” (Dt 8,10).

Se lá, desde a época de Moisés, o povo já era ensinado a agradecer ao Senhor por tudo o que ele nos fez, mais adiante o salmista não se cansa de exaltar a grandeza de Deus através de sua criação: “TU CRIASTE CADA PARTE DO MEU CORPO; TU ME FORMASTE NA BARRIGA DE MINHA MÃE..., TU VISTE QUANDO MEUS OSSOS ESTAVAM SENDO FEITOS, QUANDO EU ESTAVA SENDO FORMADO NA BARRIGA DA MINHA MÃE, CRESCENDO ALI EM SEGREDO, TU ME VISTE ANTES DE EU TER NASCIDO...” (Sl 139,13-15)

Dar graças ao Senhor gera em nós alegria em viver, desperta forças escondidas, força nas dificuldades, coragem e satisfação para continuar a trabalhar na sua obra.

No último final de semana nossa paróquia teve um motivo muito grande para agradecer a Deus. Realizamos o I Congresso Paroquial Católicos em Células, com o tema “Fortalecendo líderes para o presente e o futuro das células”. Agradecemos a Deus por esta rica oportunidade de crescimento, por todos os que trabalharam e por você que se esforçou para estar neste congresso. Temos certeza de que quem participou saiu deste congresso melhor do que estava. Amém!

Perguntas:
1) Quais os benefícios que o agradecimento pode me trazer?
2) Quais os benefícios que o I Congresso Paroquial Católicos em Células pode trazer para nossas células?

4º Passo= Evangelização

AVISOS:

1) Já estão disponíveis na Secretaria Paroquial as fichas de inscrições para Retiro de Líderes, módulos 3 e 4 (Envia-me), que acontecerá nos dias 15 e 16 de julho, no Espaço Vida (Paróquia Espírito Santo), por um investimento de R$ 45.

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos

5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;

“AS PESSOAS FELIZES LEMBRAM O PASSADO COM GRATIDÃO, ALEGRAM-SE
COM O PRESENTE E ENCARAM O FUTURO SEM MEDO! ” (Epicuro)

“A GRATIDÃO É O ÚNICO TESOURO DOS HUMILDES”.  (William Shakespeare)

“DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA”