Perseverantes e constantes | 26/06 a 02/07/2017

Salmo: Sl 1, 1-6 (NTLH)
Leitura: Joa 15,16

Ouça o estudo da semana

Nosso Senhor Jesus Cristo, sabendo que se aproximava o tempo de seu retorno para junto do Pai, preparava aqueles que Ele mesmo escolheu para continuar a sua obra de Salvação. Nesta conversa, antes de partir e quando se aproximava sua paixão e morte, Ele fala aos seus mais próximos sobre assuntos muito importantes como: a vinda do Espírito Santo e sua obra; a importância de se permanecer n´Ele tal qual um ramo e seu tronco de árvore; os cuidados e perigos no envolvimento com as coisas do mundo; o amor fraterno; a tristeza de sua separação daqueles que o seguem e a alegria do reencontro final onde todos ficaremos juntos. Jesus ora ao Pai pelos seus e implora que todos fiquem unidos como testemunho de que foi o Pai que o enviou (Joa 14-17).

Neste contexto é que Ele diz aos seus: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi, para que vão e produzam fruto e o vosso fruto permaneça”.

Que efeito extraordinário aconteceria em nossas vidas se compreendêssemos primeiramente a força, o sentido desta forte verdade. Não fui eu que “resolvi” escolher Jesus, mas Ele que me escolheu e me chamou. Isto tem uma enorme diferença porque Ele te ama, por isto te escolheu. Te chama de amigo porque sabe de toda sua vida e, apesar de conhecê-la, te chama para uma missão, nos chama a produzir frutos duradouros.

Talvez você conheça alguém que tenha iniciado um projeto de vida, um curso, e parou no meio do caminho. Ou, em nosso caso, alguém que tenha iniciado uma caminhada de fé e desistiu. Não seria o caso aqui de avaliarmos os “porquês” desta desistência, mas sim o PRINCÍPIO DA PERSEVERANÇA.

Perseverança, segundo sua etimologia, diz respeito ao ato de se manter firme ao longo de um projeto já iniciado, perante uma determinada atitude ou de opiniões adversas (contrárias) ou ainda se os objetivos pareçam difíceis de se concretizar. Perseverança é uma qualidade daquele que persiste, não desiste diante das dificuldades. Perseverar é manter-se firme e fiel a seus ideais e propósitos.

Perseverar nos caminhos do Senhor por um ano, cinco, vinte que seja, talvez não seja tão difícil. Quando nosso Senhor nos fala em produzirmos frutos que permaneçam, Ele quer nos dizer que eles devem ter vida duradoura e ser CONSTANTES. Constância é a reprodução de um mesmo fato, qualidade do que é continuo, característica de algo ou alguém que permanece por um longo tempo no mesmo estado, forma ou condição.

Assim, quando nos convertemos, quando entramos para uma célula, quando evangelizamos ou discipulamos alguém, devemos procurar trabalhar neste caminho da perseverança, ou seja, permanecermos firmes nestes propósitos não somente por um, dez anos, mas sempre. SERMOS CONSTANTES: uma pessoa constante é uma pessoa é uma pessoa que persevera sempre. Foi isto que Jesus nos pediu sobre o fruto de nossa conversão e trabalho pela sua obra: QUE ESTE FRUTO PERMANEÇA.

“NÃO NOS CANSEMOS DE FAZER O BEM, PORQUE A SEU TEMPO, COLHEREMOS, SE NÃO RELAXARMOS” (Gl 6,9)

Perguntas:
1) O que é perseverar?
2) O que é ser constante?

4º Passo= Evangelização

AVISOS:

1) Já estão disponíveis na Secretaria Paroquial as fichas de inscrições para Retiro de Líderes, módulos 3 e 4 (Envia-me), que acontecerá nos dias 15 e 16 de julho, no Espaço Vida (Paróquia Espírito Santo), por um investimento de R$ 45.

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos

5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;

“PACIÊNCIA E PERSEVERANÇA TEM O EFEITO ´MÁGICO´ DE FAZER
AS DIFICULDADES DESAPARECEREM E OS OBSTÁCULOS SUMIREM”
(John Quincy Adans)

“OS GRANDES FEITOS SÃO CONSEGUIDOS NÃO PELA FORÇA, MAS PELA PERSEVERANÇA”
(Samuel Johnson)

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMILIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

2ª feira: 7h (Celebração) e 19h30
3ª feira: 7h e 19h30
4ª feira: 7h e 19h30 (Setor)
5ª feira: 7h, 12h15 e 19h30AB