ENSINA-NOS SENHOR, A DEDICAR TEMPO
SILÊNCIO E ATENÇÃO À ESCUTA DA VOSSA PALAVRA

O precioso tempo | O precioso tempo

Tema:O precioso tempo

Salmo: 27,13-14 (NTLH)
Leitura: Ecle 3,1-8       


Ouça o estudo da semana

Tempo é dinheiro! O tempo passa, o tempo voa! Será verdade?! Não, não é verdade! Tempo não é dinheiro. Esta frase foi inventada pelo mercado de consumo, com uma visão capitalista de se pensar o tempo apenas como fonte de se ganhar dinheiro. Também o tempo não voa, nós é que vivemos nesta correria do dia a dia sem aproveitar e administrar bem o tempo que Deus nos deu. O tempo não “voa”, ele segue normalmente seu curso estabelecido pelo Criador com seus dias e horas, como nos fala Santo Agostinho e que o nosso catecismo assumiu: “Não existe nada que não leva sua existência a Deus criador. O mundo começou quando foi tirado do nada pela palavra de Deus, todos os seres existentes, toda a natureza, toda a história humana tem suas raízes neste acontecimento primordial: É a própria gênese (origem) pela qual o mundo foi constituído e o tempo começou” (C.I.C- 338)    

O tempo pertence a Deus, que tudo criou. Ele estabeleceu a ordem cósmica e temporal: “Haja luz! Houve tarde e manhã, e Deus viu que tudo era bom! ” (Gn 1-2).

O autor do livro do Eclesiastes procura retratar a fugacidade do tempo e as coisas passageiras. E chama tudo isto de vaidades e tal como Jó busca o sentido de sua vida em Deus para superar as vaidades de nossa vida!

O tempo é sagrado e cabe a nós aproveitá-lo bem durante a nossa vida terrena. O maior agradecimento que poderíamos oferecer a Deus é aproveitarmos bem e com sabedoria este tempo que Ele nos deu, vivendo nossa vida de acordo com seus propósitos.

Se bem pensarmos, passamos grande parte de nosso tempo a serviço de nós mesmos e de nossa sobrevivência, seja trabalhando, estudando, nos divertindo, com nossas famílias e amigos, reservando tempo para o nosso merecido descanso. Somente depois vamos ver o que “sobrou” deste tempo para nos dedicarmos a causa de Deus (salvo aqueles que são ministeriados para isto).

Uma vez que temos dificuldades de usar o tempo para “trabalharmos” para Deus, a sabedoria está em “santificar” o tempo onde estivermos ou procurarmos viver de acordo com o Senhor nosso Deus e Sua Palavra o tempo em que estivermos:

  1. Na família: aqui está o lugar onde passamos grande parte de nosso tempo, nosso primeiro chamado e lugar onde devemos melhor santificar e viver melhor o nosso tempo. Aqui está a célula primeira, mãe e base de toda a sociedade. Se aqui bem vivermos a palavra de Deus, muitos males se evitarão na humanidade;
  2. Mundo do trabalho: onde vivemos a maior de nosso tempo. Podemos santificar o trabalho realizando nossas tarefas consagrando-as a Deus, agradecendo a Ele esta oportunidade de exercer as aptidões profissionais, de tirar deste trabalho o digno sustento de nossa família. Este ambiente ainda é um lugar fértil de testemunharmos a Salvação no Senhor. Um tipo de trabalho pouco valorizado e onde se pode louvar o Senhor enquanto se trabalha é o trabalho da dona de casa. Ali em usa própria casa, se aproveita muito bem o tempo dado por Deus.
  3. Estudo: em uma sociedade cada dia mais exigente, não há possibilidade de não estudarmos. Este ambiente tem se mostrado um desafio para a evangelização, onde aflora o dinamismo da juventude e sua potencialidade, outro terreno fértil e carente da palavra de Deus. Desafio para nossos jovens, um grande chamado à evangelização.
  4. Descanso e lazer: o próprio Deus descansou após a criação. Mesmo no trabalho de evangelização, é preciso descansar, Jesus nos ensinou isto: “Vinde a um lugar a parte e descansai” (Mc 6,31)

Em todo o uso de nosso tempo, devemos consagrá-lo ao Senhor e se não temos o tempo necessário para evangelizar em tempo integral, podemos compensar “santificando” o ambiente onde gastamos nosso tempo e testemunhando o Senhor e suas obras.

Perguntas:
1) Como posso usar melhor meu tempo para Deus?
2) Como testemunhar Deus em meu trabalho e em outros ambientes que frequento? 

 


4º Passo= Evangelização

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos

  1. Orar uns pelos outros (após breve partilha);
  2. Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
  3. Orar por todas as pastorais e movimentos;
  4. Pelos encontros de formação de líderes;
  5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
  6. Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
  7. Por todo trabalho de células;
  8. Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
  9. Orar pelos aniversariantes do mês;
  10. Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
  11. Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

 

“NÃO VÊS QUE SOMOS VIAJANTES? E TU ME PERGUNTAS QUE É VIAJAR?
EU RESPONDO COM UMA ÚNICA PALAVRA: É AVANÇAR!
EXPERIMENTAIS ISTO EM TI, QUE NUNCA TE SATISFAÇAS COM AQUILO QUE ÉS,
PARA QUE SEJAS UM DIA AQUILO QUE AINDA NÃO ÉS
AVANÇA SEMPRE! NÃO FIQUES PARADO NO MEIO DO CAMINHO! ” (Santo Agostinho)

 

 

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA

Cada casa, uma célula que cresce e se multiplica; cada membro, um discípulo e missionário de Jesus Cristo.

Missas

3ª feira: 7h e 19h30
4ª feira: 7h e 19h30 (Setor)
5ª feira: 7h, 12h15 e 19h30
6ª feira: 7h, 15hAB 
Sábado: 19hB (Igreja e CP4)
Domingo: 7h30, 10hB, 12hB, 17h30
e 19h30B

Programação válida de 16/10 a 22/10

Confissões

3ª feira: 17h30
4ª feira: 9h30
5ª feira: 9h30
6ª feira: 9h30
Sábado: 10h

Chegar com 40 minutos de antecedência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(12) 3931-2959

Avenida Cassiopéia, 461
Jardim Satélite, São José dos Campos/SP
12230-011

 

Regiao Pastoral V Banner site