Evento Fe e Negocios Banner Site

Salmo: Sl 51 (NTLH)
Leitura: At 2,1-24

Ouça o estudo da semana

Quando Jesus se prepara para voltar para a casa do Pai, reúne os seus, funda a sua Igreja e anuncia a vinda de uma “outra pessoa” que Ele enviará para ficar em seu lugar. Esta outra pessoa, seria um outro consolador, sim, porque Ele estava com eles e naquele momento Ele, Jesus, era esta pessoa que os consolava, ensinava, os preparava para continuarem sua obra. “Quando disse que iria, a tristeza encheu os seus corações, mas convém que eu vá, porque se eu não for, o Paráclito não vira a vós, mas se eu for, eu vo-lo enviarei” (Jo 16,5-7).

O Espírito Santo veio conforme narrativa dos Atos dos Apóstolos e inaugura, sela, marca a Igreja. NÃO ESTAMOS ÓRFÃOS, como nos disse o Senhor em Jo 14,18. A vinda do Espírito Santo nos proporcionou:

1. INAUGURAÇÃO DA IGREJA: Como nos afirma o nosso catecismo “No dia de Pentecostes pela efusão do espírito, a Igreja é manifestada ao mundo, o dom do Espírito Santo inaugura um tempo novo na ´dispensação dos mistérios´: o tempo da Igreja” (CIC). A Igreja que somos todos nós (hierarquia e leigos) é continuadora da obra de Cristo. Ela não é somente uma instituição humana. Ela tem uma alma que é o Espirito Santo, que a mantém viva, orienta, inspira nos caminhos da continuação do anúncio da Boa Nova de Jesus.

1. FORÇA PARA EVANGELIZAR: Pedro, de simples pescador que chegou a trair Jesus três vezes, depois da vinda de Pentecostes e ter recebido o batismo no Espírito, transformou-se; de medroso e inseguro toma a palavra, prega com coragem e destemor, anuncia a Salvação em Cristo Jesus, trazendo somente naquele dia cerca de três mil pessoas para Jesus (At 2,40-41).
  1. CONVENCIMENTO SOBRE O NOSSO PECADO E NOS RECORDA JESUS: “É o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito” (Jo 14,26). Mais adiante nosso Senhor nos fala ainda que o Espírito Santo nos convencerá sobre o nosso próprio pecado (Jo 16,9-10) e Ele nos fala em nosso coração (sede de nossos sentimentos) e especialmente em nossa consciência (sede de nosso saber). Ele nos mostra claramente quando estamos pecando, não nos condenando, mas com amor, próprio de sua natureza amorosa e consoladora.

1. CAPACITAÇÃO COM SEUS DONS PARA O SERVIÇO DA EVANGELIZAÇÃO E O CRESCIMENTO DA COMUNIDADE: o Espírito Santo consolador, sendo Espírito, não o vemos com nossos olhos, mas vemos suas ações e frutos, orienta, anima a Igreja e nos presenteia com “dons”, “ferramentas” para o serviço: “A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum” (1Cor 12,4-11) e o apóstolo Paulo enumera estes dons: fé, sabedoria, ciência, curas, milagres, profecias, discernimento dos espíritos, línguas, interpretação das línguas e ainda na carta aos Romanos enumera mais dons, sempre tendo em vista o bem comum: ensino, exortação, serviço, distribuir ajudas, liderança, entre outros.

O Espírito Santo, que está presente na sua Igreja desde Pentecostes até hoje e ficará conosco até a volta gloriosa de Jesus, é rico na distribuição de seus dons: “O Espírito Santo, sendo único, com uma maneira de ser e indivisível, distribui a graça a cada um conforme lhe apraz... O Espírito tem um só e mesmo modo de ser; mas por vontade de Deus e pelos méritos de Cristo, produz efeitos diversos” (São Cirilo de Jerusalém).

Perguntas:
1) Qual a missão do Espírito Santo?
2) Como age o Espírito Santo?

AVISO:

EMPRESÁRIOS (COMERCIANTES, PRESTADORES DE SERVIÇOS, PROFISSIONAIS LIBERAIS, AUTÔNOMOS) QUE PARTICIPAM DE CÉLULAS: por ocasião de nosso I Congresso Paroquial Católicos em Células estamos oferecendo aos irmãos e irmãs empresários (as) a oportunidade de divulgar seu produto ou serviço durante todo o congresso e tornar sua empresa conhecida para os nossos próprios membros de células. Como será isto?

1. Sua marca ser exposta durante o congresso com um banner;
  2. Sua marca impressa na apostila com todo o conteúdo do congresso;
  3. Sua marca sendo citada durante todo o congresso.

UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE DIVULGAR SEU NEGÓCIO ENTRE OS MEMBROS DE NOSSAS CÉLULAS.
Mais informações na Secretaria de Células.

4º Passo= Evangelização

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos

5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;

VENI CREATOR SPIRITUS

“VINDE ESPÍRITO CRIADOR, A NOSSA ALMA VISITAI! E ENCHEI OS CORAÇÕES COM VOSSOS DONS CELESTIAIS. VÓS SOIS CHAMADO O INTERCESSOR DE DEUS EXCELSO DOM SEM PAR, A FONTE VIVA, O FOGO, O AMOR, A UNÇÃO DIVINA E SALUTAR. SOIS O DOADOR DOS SETE DONS E SOIS PODER NA MÃO DO PAI, POR ELE PROMETIDO A NÓS, POR NÓS SEUS FEITOS PROCLAMAI. A NOSSA MENTE ILUMINAI, OS CORAÇÕES ENCHEI DE AMOR, NOSSA FRAQUEZA ENCORAJAI, QUAL FORÇA ETERNA E PROTETOR. NOSSO INIMIGO REPELI, E CONCEDEI A VOSSA PAZ, SE PELA GRAÇA NOS GUIAIS, O MAL DEIXAMOS PARA TRÁS. AO PAI E AO FILHO SALVADOR, POR VÓS POSSAMOS CONHECER QUE PROCEDEIS DE SEU AMOR, FAZEI-NOS SEMPRE FIRMES CRER. AMÉM!

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

2ª feira: 7h (Celebração)
3ª feira: 7h e 19h30
4ª feira: 7h e 19h30 (Setor)
5ª feira: 7h, 12h15 e 19h30