ENSINA-NOS SENHOR, A DEDICAR TEMPO
SILÊNCIO E ATENÇÃO À ESCUTA DA VOSSA PALAVRA

Evento Fe e Negocios Banner Site

“Ser discípulo e missionário” (segunda parte) | 22 a 28/05/2017

Tema: “Ser discípulo e missionário” (segunda parte)

Salmo: Sl 92 (NTLH)
Leitura: Ex 3,1-15       


(continuação do estudo anterior)

Como já vimos nos últimos roteiros, fazer a visão celular acontecer exige de nós muito amor, querer e trabalho, em especial o ser discípulo e missionário de Jesus Cristo. Ao assumirmos essa segunda parte de nossa visão é que levaremos à concretização da primeira parte: “em cada casa uma célula que cresce e se multiplica”.

No entanto, é necessário que afastemos algumas “síndromes”, espécies de “doenças” que atrapalham o desenvolvimento, crescimento e multiplicação de nossas células. Vimos duas delas na semana passada: o medo de que, ao entrar mais pessoas em minha célula, atrapalhe a convivência fraterna, como na transfiguração ("está bom aqui, Senhor), é um certo comodismo, ainda que inconsciente; e também o achar que, por não saber falar, irá atrapalhar no convite para que mais membros entrem na célula (“ah, Senhor eu não sei falar”, disse Moisés). Mas a ordem e mandato do Senhor é “Levantem” (Mt 17,1-8) e “Eu estarei contigo” (Ex 3,12).

Hoje vamos comentar mais dois males que também atrapalham a expansão de nossas células:

3) Sou muito ocupado (a), tenho muitos compromissos na Igreja (Síndrome de Marta): “Marta, Marta, andas muito ocupada e te preocupas com muitas coisas” (Lc 10,38-42). O Papa Francisco em uma audiência à Cúria Romana chamou isto de “martalismo”, exatamente para alertar sobre o risco de se assumir muitas coisas, excesso de trabalho. São Francisco de Assis dizia aos seus frades: “façam poucas coisas, mas as façam bem”.
Todo apostolado na Igreja é bom, claro, mas por vezes assumimos tanta coisa que acabamos fazendo tudo pela metade ou sem o devido zelo e qualidade merecida. Quando não, deixamos faltar tempo até para nossa família, que é a nossa primeira e principal célula. Mas o que deixa muita preocupação é que, por este excesso de trabalho, por mais louvável que seja, não separemos tempo para a evangelização relacional, a evangelização Oikós, ou seja, não reservamos tempo para cumprirmos nossa missão de discípulos e missionários de nossas células.
O remédio para este mal é assumir as palavras de Jesus: “uma só coisa te é necessária”. Não significa que devamos fazer só uma coisa na Igreja, mas quando Jesus disse isto a Marta ele quis dizer que aquela correria e agitação em que ela se encontrava, poderia ser diminuída e ela ficar mais tempo na Sua presença.    

4) Se minha célula crescer, vai se dividir (Síndrome da infertilidade): medo de “perder” os membros, os filhos (as), irmãos (as). A consequência é que enterramos nossos talentos semelhante àquele personagem da parábola (Mt 25,14-27) e não nos desenvolvemos como pessoas e nem como missionários. As células de nosso corpo se multiplicam constantemente para o nosso bem, pela sua renovação. Quanto mais se multiplica, mais se renovam e crescem mantendo o corpo sempre saudável. Para superar este medo de perder membros e acabar com esta síndrome da infertilidade, o remédio é assumirmos o primeiro mandato que o Senhor Deus nos dá no início da humanidade “Crescei e multiplicai” (Gn 1, 28) e o mandato missionário do Senhor Jesus “Vão a todos os povos e façam com que sejam meus discípulos” (Mt 28,19).

Sabemos que existe hoje uma carência muito grande de lugares onde se vive de fato a palavra de Deus, onde se vive em comunidade. Nossas células são estes lugares. Elas podem ser o sinal visível e testemunhal de que aquelas virtudes vividas pelos primeiros cristãos podem ser vividas em nossos dias: “vejam como eles se amam” (At 2,42). Além disto existem ainda milhares de pessoas que precisam ser evangelizadas. Os membros de células são estes discípulos e missionários que podem realizar este mandato do Senhor: “vão e façam discípulos...” (Mt 28,19).

 

Perguntas:
1) Quais as quatro síndromes que atrapalham o crescimento de uma célula? 
2) Quais os remédios para curá-las? 

oikos estudo


AVISO:

  1. Já estão disponíveis na Secretaria Paroquial as fichas de inscrição para o I Congresso Paroquial Católicos em Células, nos dias 24 e 25 de junho, no Espaço Vida (Paróquia Espírito Santo), por um investimento de R$ 40. O evento é destinado a coordenadores, supervisores, líderes, auxiliares, anfitriões e para todo aquele (a) que se sente chamado a crescer na arte da liderança.
  2. Parabéns aos 150 participantes do Retiro Vida Plena, promovido pela Formação de Líderes, no último final e semana. Deus continue abençoando e que o Espírito Santo os presenteie com o dom da perseverança. Deus abençoe e recompense a toda equipe de Formação pelo trabalho.  

4º Passo= Evangelização

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos

  1. Orar uns pelos outros (após breve partilha);
  2. Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
  3. Orar por todas as pastorais e movimentos;
  4. Pelos encontros de formação de líderes;
  5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
  6. Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
  7. Por todo trabalho de células;
  8. Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
  9. Orar pelos aniversariantes do mês;
  10. Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
  11. Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.
  12. Orar pelo 1º congresso de células de nossa paróquia.

 

“TODOS OS SEUS SONHOS PODEM SE TORNAR REALIDADE SE VOCÊ TEM CORAGEM PARA PERSEGUI-LOS”
(Walt Disney)

“OPORTUNIDADES NÃO SURGEM. É VOCÊ QUE AS CRIA”
(Chris Grosser)

“UMA PESSOA DE SUCESSO É AQUELA QUE CRIA UMA PAREDE COM OS TIJOLOS QUE JOGAM NELE”
(David Brinkley)

 

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA

Cada casa, uma célula que cresce e se multiplica; cada membro, um discípulo e missionário de Jesus Cristo.

Missas

2ª feira: 7h (Celebração)
3ª feira: 7h e 19h30
4ª feira: 7h e 19h30 (Setor)
5ª feira: 7h, 12h15 e 19h30
6ª feira: 7h e 15h 
Sábado: 17h (Primeira Eucaristia) 19hB (Igreja e CP4)
Domingo: 7h30, 10h, 12h, 17h30
e 19h30

Programação válida de 20/10 a 26/11

Confissões

Essa semana somente para crianças que vão fazer a primeira eucaristia

3ª feira: 17h30 e 19h30
4ª feira: 17h e 19h30
5ª feira: 9h30 e 11h
6ª feira: 17h e 19h
Sábado: 10h 

Chegar com 40 minutos de antecedência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(12) 3931-2959

Avenida Cassiopéia, 461
Jardim Satélite, São José dos Campos/SP
12230-011

 

Regiao Pastoral V Banner site