Evento Fe e Negocios Banner Site

“Ser discípulo e missionário” (segunda parte) | 22 a 28/05/2017

Tema: “Ser discípulo e missionário” (segunda parte)

Salmo: Sl 92 (NTLH)
Leitura: Ex 3,1-15

(continuação do estudo anterior)

Como já vimos nos últimos roteiros, fazer a visão celular acontecer exige de nós muito amor, querer e trabalho, em especial o ser discípulo e missionário de Jesus Cristo. Ao assumirmos essa segunda parte de nossa visão é que levaremos à concretização da primeira parte: “em cada casa uma célula que cresce e se multiplica”.

No entanto, é necessário que afastemos algumas “síndromes”, espécies de “doenças” que atrapalham o desenvolvimento, crescimento e multiplicação de nossas células. Vimos duas delas na semana passada: o medo de que, ao entrar mais pessoas em minha célula, atrapalhe a convivência fraterna, como na transfiguração ("está bom aqui, Senhor), é um certo comodismo, ainda que inconsciente; e também o achar que, por não saber falar, irá atrapalhar no convite para que mais membros entrem na célula (“ah, Senhor eu não sei falar”, disse Moisés). Mas a ordem e mandato do Senhor é “Levantem” (Mt 17,1-8) e “Eu estarei contigo” (Ex 3,12).

Hoje vamos comentar mais dois males que também atrapalham a expansão de nossas células:

3) Sou muito ocupado (a), tenho muitos compromissos na Igreja (Síndrome de Marta): “Marta, Marta, andas muito ocupada e te preocupas com muitas coisas” (Lc 10,38-42). O Papa Francisco em uma audiência à Cúria Romana chamou isto de “martalismo”, exatamente para alertar sobre o risco de se assumir muitas coisas, excesso de trabalho. São Francisco de Assis dizia aos seus frades: “façam poucas coisas, mas as façam bem”.
Todo apostolado na Igreja é bom, claro, mas por vezes assumimos tanta coisa que acabamos fazendo tudo pela metade ou sem o devido zelo e qualidade merecida. Quando não, deixamos faltar tempo até para nossa família, que é a nossa primeira e principal célula. Mas o que deixa muita preocupação é que, por este excesso de trabalho, por mais louvável que seja, não separemos tempo para a evangelização relacional, a evangelização Oikós, ou seja, não reservamos tempo para cumprirmos nossa missão de discípulos e missionários de nossas células.
O remédio para este mal é assumir as palavras de Jesus: “uma só coisa te é necessária”. Não significa que devamos fazer só uma coisa na Igreja, mas quando Jesus disse isto a Marta ele quis dizer que aquela correria e agitação em que ela se encontrava, poderia ser diminuída e ela ficar mais tempo na Sua presença.

4) Se minha célula crescer, vai se dividir (Síndrome da infertilidade): medo de “perder” os membros, os filhos (as), irmãos (as). A consequência é que enterramos nossos talentos semelhante àquele personagem da parábola (Mt 25,14-27) e não nos desenvolvemos como pessoas e nem como missionários. As células de nosso corpo se multiplicam constantemente para o nosso bem, pela sua renovação. Quanto mais se multiplica, mais se renovam e crescem mantendo o corpo sempre saudável. Para superar este medo de perder membros e acabar com esta síndrome da infertilidade, o remédio é assumirmos o primeiro mandato que o Senhor Deus nos dá no início da humanidade “Crescei e multiplicai” (Gn 1, 28) e o mandato missionário do Senhor Jesus “Vão a todos os povos e façam com que sejam meus discípulos” (Mt 28,19).

Sabemos que existe hoje uma carência muito grande de lugares onde se vive de fato a palavra de Deus, onde se vive em comunidade. Nossas células são estes lugares. Elas podem ser o sinal visível e testemunhal de que aquelas virtudes vividas pelos primeiros cristãos podem ser vividas em nossos dias: “vejam como eles se amam” (At 2,42). Além disto existem ainda milhares de pessoas que precisam ser evangelizadas. Os membros de células são estes discípulos e missionários que podem realizar este mandato do Senhor: “vão e façam discípulos...” (Mt 28,19).

Perguntas:
1) Quais as quatro síndromes que atrapalham o crescimento de uma célula?
2) Quais os remédios para curá-las?

oikos estudo

AVISO:

1. Já estão disponíveis na Secretaria Paroquial as fichas de inscrição para o I Congresso Paroquial Católicos em Células, nos dias 24 e 25 de junho, no Espaço Vida (Paróquia Espírito Santo), por um investimento de R$ 40. O evento é destinado a coordenadores, supervisores, líderes, auxiliares, anfitriões e para todo aquele (a) que se sente chamado a crescer na arte da liderança.
  2. Parabéns aos 150 participantes do Retiro Vida Plena, promovido pela Formação de Líderes, no último final e semana. Deus continue abençoando e que o Espírito Santo os presenteie com o dom da perseverança. Deus abençoe e recompense a toda equipe de Formação pelo trabalho.

4º Passo= Evangelização

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos

5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
  12. Orar pelo 1º congresso de células de nossa paróquia.

“TODOS OS SEUS SONHOS PODEM SE TORNAR REALIDADE SE VOCÊ TEM CORAGEM PARA PERSEGUI-LOS”
(Walt Disney)

“OPORTUNIDADES NÃO SURGEM. É VOCÊ QUE AS CRIA”
(Chris Grosser)