Evento Fe e Negocios Banner Site

Leitura: Lc 24,1-53

Ouça o estudo da semana

Ó NOITE DE ALEGRIA VERDADEIRA, QUE UNE DE NOVO O CÉU E A TERRA INTEIRA

Este é o refrão do exultet que cantamos jubilosos na noite da Páscoa, no Sábado Santo, festejando e renovando a vitória da vida sobre a morte, a derrota do pecado que pesava em nossos ombros: CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!!!

Deus, em sua infinita bondade, nos criou para a liberdade em seu amor. Apesar de termos nos distanciado d´Ele, Ele nunca se afastou de nós, seus filhos. Ele traça um “plano estratégico de amor para nos salvar”, que nós conhecemos por “plano de salvação” e que se faz acontecer no que também conhecemos por “história da salvação”. Este plano teve um começo e meio, mas ainda não chegou ao seu final, pois enquanto ainda houver alguém que necessite do anúncio do Evangelho, da Boa Nova de Cristo, este plano ainda estará acontecendo e terminará com a volta gloriosa de Cristo Jesus.

Mas este “investimento” da parte de Deus, nosso Pai, teve seu ponto alto e principal na vinda de seu próprio filho Jesus Cristo na terra para conosco ficar e se oferecer como cordeiro imolado, em sacrifício, para nos salvar. Jesus veio, anunciou a Boa Nova de Deus, cumpriu sua missão, morreu por nós: “porventura não era necessário que Cristo sofresse essas coisas e assim entrasse na sua glória?” (Lc 24,26). Mostra que a morte não é o fim, ressuscitando Lázaro seu amigo (Jo11,43-44), diz com toda clareza que é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6), atribui a si as grandes buscas da humanidade: Qual caminho seguir? O que é a verdade? E acima de tudo, diz que Ele é a vida; ninguém jamais teve a coragem de assumir estas grandes questões da humanidade para si mesmo. Jesus fez isto porque tinha consciência de ser Deus, só Deus pode afirmar que é a vida.

Após anunciar a Boa Nova, curar os enfermos, expulsar demônios, formar sua Igreja, deixá-la para continuar sua missão (Mt 16,18), foi traído, sofreu, foi crucificado, morto e sepultado, mas para cumprir as escrituras e o plano de Deus: RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA. “PORQUE BUSCAIS ENTRE OS MORTOS AQUELE QUE ESTÁ VIVO? NÃO ESTÁ AQUI, MAS RESSUSCITOU” (Lc 24,5)

O Apóstolo Paulo, ao tratar de diversas questões com a comunidade de Corinto e entre elas a doutrina da ressurreição, diz: “se Cristo não ressuscitou, nós não temos nada para anunciar e vocês não tem nada para crer” (1Cor 15,14)

A Ressurreição de Jesus é a verdade culminante de nossa fé em Cristo, crida e vivida como verdade central pela primeira comunidade cristã, transmitida como fundamento pela tradição, estabelecida pelos documentos do novo testamento, pregada juntamente com a cruz, como essencial do Mistério Pascal” (CIC 638)

Mas o que significa uma verdade de fé sem ser vivida? Tão importante quanto conhecer, crer e professar esta verdade, é também VIVER ESTA VERDADE. Durante esta quaresma procuramos entender e viver o sentido da conversão, do morrer para si mesmo, para nossas tendências para o pecado. Se procurarmos trilhar neste caminho, iremos a cada dia “ressuscitando”, passando da morte para a vida. PÁSCOA é justamente esta passagem da morte para a vida, morrer para nossos pecados e ressurgir para outra vida, a vida nova em Cristo Jesus. É o vencer a vida de pecado que existe em nós. PASSARMOS, ATRAVESSARMOS DO LADO DE UMA VIDA DE PECADO PARA O LADO DA VIDA NOVA. Assim como o povo Hebreu “passou” da vida de escravidão para a vida livre, mar adentro, deixando para trás todo seu passado de escravidão, e assim também como Jesus venceu a morte e nos deu a vida eterna, podemos caminhar nesta vida “ressuscitando” diariamente até quando nos encontrarmos com o Senhor.

PÁSCOA, PORTANTO, É EXPERIÊNCIA DIÁRIA, UM CONSTANTE “PASSAR”, UM CONSTANTE MORRER E RESSURGIR (UM EXERCÍCIO DIÁRIO DE SEXTA-FEIRA SANTA COM O DOMINGO DA PÁSCOA). A celebração da Semana Santa que culmina com a Páscoa do Senhor é a festa cristã para renovar a nossa fé. Mas na semana seguinte a PÁSCOA continua em nossas vidas. Podemos renovar nossa fé dizendo com Santo Inácio de Antioquia: “É Jesus que eu procuro, a Ele, que morreu por nós, É Ele que eu quero, Ele que ressuscitou por nós”.

UMA SANTA PÁSCOA, PARA VOCÊ, SUA FAMÍLIA E SUA CÉLULA.
QUE CRISTO RESSUSCITADO RENOVE SUA FÉ, ESPERANÇA E VOCAÇÃO NA SUA MISSÃO”

Perguntas:
1) Tenho consciência de que Jesus é o centro da história da salvação?
2) O que tenho feito para ressuscitar com Cristo diariamente?

AVISO:
1) Retiro da Rede Mista, com o tema “Eis que faço nova todas as coisas”. Dias 29 e 30 de abril, na Casa de Retiros Coração de Jesus (Parque Interlagos). Investimento R$ 50. Informações com Fabiana (9-8816-3438) e Meire (9-8210-4944)

2) 1º Congresso Católicos em Células da Paróquia Espírito Santo, com o tema “Fortalecendo líderes para o presente e o futuro das células”. Dias 24 e 25 de junho, no Espaço Vida (Paróquia Espirito Santo). Reserve esta data. Vá desde já economizando, promova ações em sua rede para ajudar, se por acaso houver quem não possa custear as despesas. Investimento R$ 50.  Todos os líderes e auxiliares estão convocados.

4º Passo= Evangelização

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos

5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
  11. Orar pelo 1º Congresso paroquial Católicos em células dias 24 e 25 de junho

“A RESSURREIÇÃO DEU A EXPRESSÃO DEFINITIVA E MAIS COMPLETA DO PODER MESSIÂNICO
QUE ESTAVA EM JESUS CRISTO. VERDADEIRAMENTE ELE É O ENVIADO POR DEUS. É O FILHO DE DEUS.
E A PALAVRA QUE PROVÉM DOS SEUS LÁBIOS É DIVINA” (São João Paulo II)

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

2ª feira: 7h (Celebração)
3ª feira: 7h e 19h30
4ª feira: 7h e 19h30 (Setor)
5ª feira: 7h, 12h15 e 19h30