Evento Fe e Negocios Banner Site

Conversão para convertidos (segunda parte) | 27/03 a 02/04/2016

Tema: Conversão para convertidos (segunda parte)

Salmo: 51,1-15 (NTLH)
Leitura: Cl 3,1-17

Em nosso último encontro conversamos sobre a nossa primeira conversão e sobre uma “peneira com malha mais grossa” que reteve os excessos de peso que prejudicavam de maneira mais clara e evidente nossa vida. Também refletimos sobre a conversão que é um trabalho diário onde a cada dia nos esforçamos para nos parecer mais com nosso Senhor Jesus Cristo.

Nossa Igreja, bela e sabiamente nos ensina sobre isto no catecismo: “O apelo de Cristo à conversão continua a soar na vida dos cristãos. Esta SEGUNDA CONVERSÃO, é uma tarefa ininterrupta para toda a Igreja, que reúne em seu próprio seio os pecadores e que ´é ao mesmo tempo santa e sempre, na necessidade de purificar-se, busca sem cessar a penitência e a renovação´. Este esforço de conversão não é apenas uma obra humana. É o movimento do coração contrito atraído e movido pela graça a responder o amor misericordioso de Deus que nos amou primeiro” (CIC-1428).

Uma vez então “convertidos”, de uma vida passada para esta vida em Cristo, vamos nos “conformando” ou tomando a “forma” de Jesus, nos conformando à sua vida, ou ainda, procurando viver “conforme” a sua vida. Assim como dizíamos é a conversão diária e em nossa linguagem comparativa vamos em busca de eliminar os “quilos” ainda restantes de nossa primeira conversão: rancor, inimizades, falta de perdão, orgulho, palavras torpes, fofocas, ódio, brigas, ciúmes, maldade,gula,inveja, avareza, raiva, preguiça, soberba, orgulho, luxúria, etc...

Importante termos conosco ainda que quando assumimos esta nova vida em Cristo não suprimiu a fragilidade e a fraqueza da natureza humana e ainda carregamos conosco estas “marcas” do pecado que combatemos na conversão diária contando com a graça de Deus. Estes pecados que nos acompanham e que passaram pela primeira peneira causam muitos estragos em nossas vidas e na vida da comunidade. Se olharmos a carta de São Paulo aos coríntios, por exemplo, grande parte dela é uma exortação de Paulo sobre as dissenções causadas pelo ciúme, invejas, etc... (1Cor 3)

Este caminhar, esta continua conversão em direção a pessoa de Cristo é também um querer buscar a santidade, ou seja, se aproximar de Deus, e se a nossa natureza humana nos puxa para a vida velha, Deus nos deu as “armas” para vencermos esta natureza, nos deu as virtudes: “Ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, tudo o que é louvável, honroso, virtuoso ou de qualquer modo mereça louvor”. (Fl 4,8), “A VIRTUDE É UMA DISPOSIÇÃO HABITUAL E FIRME PARA FAZER O BEM. PERMITE À PESSOA NÃO SÓ PRATICAR ATOS BONS, MAS DAR O MELHOR DE SI. COM TODAS AS SUAS FORÇAS SENSÍVEIS E ESPIRITUAIS, A PESSOA TENDE AO BEM, PROCURA-O E ESCOLHE-O NA PRÁTICA” (CIC-1803). Assim Deus nos dá as virtudes da Fé, Esperança e Caridade. Estas três, vivificam todas as virtudes próprias da natureza humana, infundidas também por Deus: prudência, fortaleza, justiça e temperança. Somando-se a todas estas graças de Deus, ainda recebemos do Espírito Santo seus dons infusos pelo batismo: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade, temor de Deus. E ainda em Pentecostes nos presenteou com os dons extraordinários: fé, cura, milagres, línguas, ciência, sabedoria, profecia. Deus, portanto, nos capacita, nos fortalece, nos municia e muito bem, de “armas” para podermos vencer nossas tendências para o mal e as investidas do inimigo, Ele não nos desampara nunca, especialmente nos deu o Espírito Santo, doador de todos os dons.

SE QUISERMOS” CONTINUAR NESTE MARAVILHOSO E DESAFIANTE CAMINHO DA CONVERSÃO, SAIBAMOS QUE NÃO EXISTE MÁGICA, ELE É FEITO DA PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO QUE NOS ASSISTE DE MUITA RENÚNCIA, CORAGEM E HUMILDADE DE NOSSA PARTE.

Perguntas:
1) O que mais percebo em minha vida diária? Vícios da vida passada ou virtudes?
2) Com quem mais me pareço? Com o homem (mulher) velho (a) ou como homem (mulher) novo(a)?

AVISO:
1) Parabéns à Equipe de Formação e por todos os que participaram do retiro realizado nos últimos dias 11 e 12 de março. Oremos por todos os que participaram e pela sua perseverança.

2) Acessem a webradio PES de CRISTO toda sexta-feira, às 20h15, para acompanhar o programa Católicos em Células. Divulguem em suas redes.

4º Passo= Evangelização

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos

5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;

“A PROVIDENCIA DIVINA JAMAIS FALTA AOS HOMENS EM NADA, SOB CONDIÇÃO DE QUE ELE A ACEITE”

“É NA ADIVERSIDADE QUE SE PROVA TER PACIENCIA E AMOR”

“O ORGULHO É A RAIZ DE TODOS OS VICIOS”
(Santa Catarina de Sena)