acesso cerco

Conversão para convertidos (Primeira parte) | 13 a 19/03/2017

Tema: Conversão para convertidos (Primeira parte)

Salmo: 25,4-18 (NTLH)
Leitura: Fl 3,7-16

Como explicar dois grandes pastores famosos que tem até programas de televisão trocarem ofensas publicamente? Ou duas pessoas da mesma comunidade paroquial que, embora participando ativamente da Santa Missa, não se conversam? Ou até ainda um bispo que discorda pastoralmente do Papa? Não são todos cristãos e convertidos? Não lêem todos a mesma palavra de Deus? Não comungam da mesma Eucaristia? Estes comportamentos causam constrangimentos e prejudicam até mesmo a entrada de mais pessoas para a Igreja.

Isto acontece porque não somos “100%” convertidos, pois o caminho da conversão nunca termina. São Francisco de Assis dizia em seu leito, bem doente “rezem por mim, porque ainda posso ter filhos e filhas” e sabemos que ele fez os votos de castidade, pobreza e obediência. A conversão exige um trabalho diário de sempre melhorarmos a cada dia, e a cada dia procurar eliminar o que me diferencia de Cristo, ir tirando da minha vida o que não se parece com Ele e, ao contrário, procurar também diariamente fazer coisas que se pareçam com ele. Olhar com mais atenção Sua vida nos Evangelhos e se esforçar e pedir a graça de Deus de se parecer mais com Ele, nosso Senhor Jesus Cristo. Assim é a conversão: um trabalho diário para se aproximar mais de Cristo Jesus!

Quando por motivo de saúde ou até mesmo por estética procuramos emagrecer e o médico nos diz: “você precisa cortar os excessos de gorduras e doces e fazer algum tipo de exercícios caso contrário você poderá vir a ter um enfarto, diabetes, entre outras complicações”. Levamos aquele susto e imediatamente procuramos seguir o que ele nos falou e se tivermos que eliminar uns 15, 20 quilos por exemplo, somente cortando o açúcar e gorduras boa parte deles serão eliminados. O mais difícil é eliminar os últimos 5, 3 e até o último quilo a mais. São eles que mais exigem disciplina diária, esforço, dedicação. Atingir o peso ideal e especialmente mantê-lo, exige de nós uma mudança de vida, de comportamentos, correção de hábitos. Exige perseverança.

Em nossa vida espiritual quando tivemos a nossa “PRIMEIRA CONVERSÃO”, quando nos encontramos com o Senhor Jesus, o impacto foi tão grande que na hora deixamos para trás os “GRANDES EXCESSOS prejudiciais a nossa vida. Embriaguez, noitadas, prostituição, drogas, entre outros tantos excessos de peso em nossa vida, que estavam matando nossa alma, nossa vida espiritual e com sérias consequências para a nosso vida familiar e social.

Entramos em nossa célula, fizemos o retiro Vida Plena e iniciamos uma nova vida. É o que o Apóstolo Paulo nos diz na carta aos Efésios sobre o homem velho que ficou para trás, vamos nos revestindo do homem novo, da mulher nova (Ef 4,17-24). Passamos, portanto, pela primeira etapa da conversão, demos os primeiros passos, passamos pelo que podemos chamar de uma “PENEIRA COM MALHA MAIS GROSSA”, onde os absurdos, os quilos mais exageradamente visíveis ficaram para trás e passamos então ao desafio de crescermos nesta nova vida, neste novo caminho.
Ocorre que nesta primeira conversão não são eliminados todos os “pesos” a mais que me impedem de me parecer mais com o Senhor, eles conseguiram passar pela primeira malha mais grossa e nos acompanham, atrapalham nosso crescimento espiritual e comunitário. Eliminar os “pesos” restantes que nos atrapalham a me parecer mais com o Senhor é querer e trabalhar nesta CONTINUA CONVERSÃO.

Paulo disse corajosamente: “não pretendo dizer que já alcancei esta meta… Sigo em frente.... Ponho nisto o meu afeto..., não importando o grau de fé que chegou, o importante é seguir decididamente”.

Perguntas:
1) Qual o grau de conversão que me encontro?
2) O que tenho feito para me parecer mais com Jesus?

AVISO:

1) VEM AÍ O “1º CONGRESSO PAROQUIAL PARA COORDENADORES, SUPERVISORES, LIDERES, AUXILIARES E ANFITRIÕES DE CÉLULAS”, NOS DIAS 24 E 25 DE JUNHO, COM O TEMA “FORTALECENDO LIDERES PARA O PRESENTE E O FUTURO DAS CÉLULAS”. A REFERÊNCIA NA PALAVRA ESTÁ EM 2CR 15,7: “SEJAM FORTES E NÃO FIQUEM DESANIMADOS, POIS VOCES SERÃO BEM SUCEDIDOS EM TUDO O QUE FIZEREM”. RESERVE ESTA DATA, SE PROGRAME, NÃO FALTE, SEJA COMO AS FORMIGAS, VÁ FAZENDO DESDE JÁ SUAS “RESERVINHAS”.  O VALOR DO INVESTIMENTO SERÁ EM TORNO R$ 50.

2) ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO: SÁBADO, 18/03, 8H ÀS 17H, NO SANTUÁRIO.

4º Passo= Evangelização

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos

5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;

“EM TEMPOS DE TRISTEZA E INQUIETAÇAO, NÃO ABANDONES NEM AS BOAS OBRAS DE ORAÇÃO,
NEM A PENITÊNCIA A QUE ESTÁS HABITUADO. ANTES, INTENSIFICA-AS.
E VERÁS COM QUE PRONTIDÃO O SENHOR TE SUSTENTARÁ”.
                                                                                                              (Santa Tereza Dávila)

“QUEM NÃO DEIXA DE CAMINHAR, MESMO QUE TARDE, AFINAL CHEGA.
PARA MIM, PERDER O CAMINHO É ABANDONAR A ORAÇÃO”.
(Santa Tereza Dávila)

“DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMILIA, SUA REDE E SUA CÉLULA”

2ª feira: 7h (Celebração) e 18h
3ª feira: 7h e 19h30