ENSINA-NOS SENHOR, A DEDICAR TEMPO
SILÊNCIO E ATENÇÃO À ESCUTA DA VOSSA PALAVRA

Evento Fe e Negocios Banner Site

Saúde espiritual | 06 a 12/02/2017

Tema: Saúde espiritual

Salmo: 147,1-5 (NTLH)
Leitura: Mt 11,28-30


Impressionante como a saúde corporal tem recebido grande atenção nas últimas décadas. Academias se multiplicam, alimentação é controlada, programas especiais de saúde são implantados nos governos dos municípios, estados e União, revistas especializadas não faltam nas bancas, artistas famosos (as) posam transmitindo a ideia de um verdadeiro “culto” ao corpo. A beleza e bem-estar corporal é a receita do dia e não há como mudar isto.

Eliminando os exageros que já levaram muito desavisados até a morte, como o uso indevido de anabolizantes e cirurgias desastrosas na busca do corpo perfeito, não há nada de errado em se buscar uma boa performance e cuidar bem desta nossa “casa corporal”. Ao contrário, temos que cuidar bem de nosso, pois ele é templo do Espírito Santo: “Não sabeis que vosso corpo é templo do Espírito Santo que habita em vós? Glorificai, pois a Deus em vossos corpos” (1 Cor 6,19).

Infelizmente, na contramão do grande investimento que se faz para se ter uma saúde física e um belo corpo, encontramos a baixíssima atenção para se ter uma boa saúde espiritual. Se a prática de exercícios físicos, acompanhamento médico e alimentação controlada nos leva a termos uma boa saúde física, a saúde espiritual também requer muitas cuidados e iniciativas para se manter saudável e equilibrada. Se tudo o que comemos é processado em nosso organismo e transforma-se em energia que nos sustenta, nos mantendo fortes, dispostos, da mesma forma tudo o que lemos, assistimos, bons ou maus hábitos que cultivamos, se oramos ou não, ou se oramos pouco tempo ou por mais tempo, se falamos bem ou mal das pessoas, se cultivamos em nossa mente e corações o perdão ou o rancor, o altruísmo, a compaixão, entre tantas outras práticas, vamos construindo uma boa ou má saúde espiritual.

O apóstolo Paulo nos fala “Encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minhas palavras como minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês” (Fl 4,8-9). Tudo o que vemos e ouvimos é armazenado em nossa mente, assim, se dedicamos nosso precioso tempo em assistirmos Big Brother, por exemplo, e outros programas do gênero, o que esperamos aprender? Ou ainda que filmes, revistas, livros lemos? O que se pode esperar de um coração e mente que busca na mais baixa banalização do entretenimento “alimento” para si?   

Assim como nosso corpo metaboliza o que comemos, ajudando ou prejudicando dependendo do que se come, também, o que lemos, assistimos e falamos afeta diretamente nossa saúde espiritual e mental. Tudo isto também é metabolizado em nossa mente e coração, produz seus efeitos e tem seus reflexos em nossas vidas.

Assim como vemos muita gente doente fisicamente, e não poucas vezes devido à uma alimentação inadequada, podemos nos observar e constatar sintomas em nossa vida espiritual que podem refletir uma má ou boa saúde espiritual, um bom termômetro é a lista apresentada pelo apóstolo Paulo na carta aos Efésios:

1) Manifestações do Espírito Santo, de amor e serviços ao outro: amor, alegria, paz, paciência, bondade, humildade, fidelidade, domínio próprio... (Gl 5,22-24) = BOA SAÚDE ESPIRITUAL

2) Ambição egoísta, invejas, ciumeiras, inimizades, brigas, imoralidade sexual, raiva, bebedeiras, divisões, desunião, e outras coisas parecidas... (Gl 5,19-21) = MÁ SAÚDE ESPIRITUAL

Perguntas:
1) Como está a minha saúde espiritual?
2) O que eu posso fazer para manter uma boa saúde espiritual?


 

4º Passo= Evangelização

 

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos

  1. Orar uns pelos outros (após breve partilha);
  2. Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
  3. Orar por todas as pastorais e movimentos;
  4. Pelos encontros de formação de líderes;
  5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
  6. Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
  7. Por todo trabalho de células;
  8. Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
  9. Orar pelos aniversariantes do mês;
  10. Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
  11. Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

 

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

Cada casa, uma célula que cresce e se multiplica; cada membro, um discípulo e missionário de Jesus Cristo.

Missas

2ª feira: 7h (Celebração)
3ª feira: 7h e 19h30
4ª feira: 7h e 19h30 (Setor)
5ª feira: 7h, 12h15 e 19h30
6ª feira: 7h e 15h 
Sábado: 17h (Primeira Eucaristia) 19hB (Igreja e CP4)
Domingo: 7h30, 10h, 12h, 17h30
e 19h30

Programação válida de 20/10 a 26/11

Confissões

Essa semana somente para crianças que vão fazer a primeira eucaristia

3ª feira: 17h30 e 19h30
4ª feira: 17h e 19h30
5ª feira: 9h30 e 11h
6ª feira: 17h e 19h
Sábado: 10h 

Chegar com 40 minutos de antecedência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(12) 3931-2959

Avenida Cassiopéia, 461
Jardim Satélite, São José dos Campos/SP
12230-011

 

Regiao Pastoral V Banner site