Evento Fe e Negocios Banner Site

Tema: Saúde espiritual

Salmo: 147,1-5 (NTLH)
Leitura: Mt 11,28-30

Impressionante como a saúde corporal tem recebido grande atenção nas últimas décadas. Academias se multiplicam, alimentação é controlada, programas especiais de saúde são implantados nos governos dos municípios, estados e União, revistas especializadas não faltam nas bancas, artistas famosos (as) posam transmitindo a ideia de um verdadeiro “culto” ao corpo. A beleza e bem-estar corporal é a receita do dia e não há como mudar isto.

Eliminando os exageros que já levaram muito desavisados até a morte, como o uso indevido de anabolizantes e cirurgias desastrosas na busca do corpo perfeito, não há nada de errado em se buscar uma boa performance e cuidar bem desta nossa “casa corporal”. Ao contrário, temos que cuidar bem de nosso, pois ele é templo do Espírito Santo: “Não sabeis que vosso corpo é templo do Espírito Santo que habita em vós? Glorificai, pois a Deus em vossos corpos” (1 Cor 6,19).

Infelizmente, na contramão do grande investimento que se faz para se ter uma saúde física e um belo corpo, encontramos a baixíssima atenção para se ter uma boa saúde espiritual. Se a prática de exercícios físicos, acompanhamento médico e alimentação controlada nos leva a termos uma boa saúde física, a saúde espiritual também requer muitas cuidados e iniciativas para se manter saudável e equilibrada. Se tudo o que comemos é processado em nosso organismo e transforma-se em energia que nos sustenta, nos mantendo fortes, dispostos, da mesma forma tudo o que lemos, assistimos, bons ou maus hábitos que cultivamos, se oramos ou não, ou se oramos pouco tempo ou por mais tempo, se falamos bem ou mal das pessoas, se cultivamos em nossa mente e corações o perdão ou o rancor, o altruísmo, a compaixão, entre tantas outras práticas, vamos construindo uma boa ou má saúde espiritual.

O apóstolo Paulo nos fala “Encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minhas palavras como minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês” (Fl 4,8-9). Tudo o que vemos e ouvimos é armazenado em nossa mente, assim, se dedicamos nosso precioso tempo em assistirmos Big Brother, por exemplo, e outros programas do gênero, o que esperamos aprender? Ou ainda que filmes, revistas, livros lemos? O que se pode esperar de um coração e mente que busca na mais baixa banalização do entretenimento “alimento” para si?

Assim como nosso corpo metaboliza o que comemos, ajudando ou prejudicando dependendo do que se come, também, o que lemos, assistimos e falamos afeta diretamente nossa saúde espiritual e mental. Tudo isto também é metabolizado em nossa mente e coração, produz seus efeitos e tem seus reflexos em nossas vidas.

Assim como vemos muita gente doente fisicamente, e não poucas vezes devido à uma alimentação inadequada, podemos nos observar e constatar sintomas em nossa vida espiritual que podem refletir uma má ou boa saúde espiritual, um bom termômetro é a lista apresentada pelo apóstolo Paulo na carta aos Efésios:

1) Manifestações do Espírito Santo, de amor e serviços ao outro: amor, alegria, paz, paciência, bondade, humildade, fidelidade, domínio próprio... (Gl 5,22-24) = BOA SAÚDE ESPIRITUAL

2) Ambição egoísta, invejas, ciumeiras, inimizades, brigas, imoralidade sexual, raiva, bebedeiras, divisões, desunião, e outras coisas parecidas... (Gl 5,19-21) = MÁ SAÚDE ESPIRITUAL

Perguntas:
1) Como está a minha saúde espiritual?
2) O que eu posso fazer para manter uma boa saúde espiritual?

4º Passo= Evangelização

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos

5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

2ª feira: 7h (Celebração)
3ª feira: 7h e 19h30
4ª feira: 7h e 19h30 (Setor)
5ª feira: 7h, 12h15 e 19h30